sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A recuperação das franquias clássicas














Todo gamer que se preze é fã de várias franquias, principalmente as clássicas, pois eles foram responsáveis por momentos memoráveis para cada jogador por diversos motivos, seja por uma história intrigante ou simplesmente por desafios inesquecíveis. O fato é que os jogos clássicos nos encantaram pelo seu conjunto da obra, tornando-se referência do mainstream play*

Entretanto na atual geração a maioria dos jogos clássicos, com algumas exceções, sofreram mudanças drásticas conceituais e até fugindo da essência que o caracterizavam e familiarizam com os fãs. Dessa forma os jogos clássicos sofreram com críticas e perderam muito espaço com os atuais jogos, mesmo tendo alguns vendas relevantes. Vou citar algumas franquias que perderam audiência e prestígio, uns recuperaram todo seu esplendor de outrora, outros continuam buscando a fórmula nostálgica para se reerguer:

Sonic The Hedgehog:
Jogos Polêmicos - Sonic 2006, Sonic Unleashed, Sonic and the Black Knight e Sonic 4 Episode I.

Motivos: jogabilidade do Sonic moderno complicada para exploração, problemas de câmeras, muitos bugs no caso de Sonic 2006, loadings desnecessários, histórias quebrando o ritmo do jogo no caso de Sonic Unleashed e Sonic 2006, problema de físicas estranhas no caso de Sonic 4 Episode I, jogabilidade muito automática no caso dos Sonics do Wii e pelo fato de Sonic usar espada em Black Knight.

Redenção: Sonic Rush Adventure, Sonic Chronicles : The Dark Brotherhood, Sonic & Sega All Star Racing, Sonic Colors, Sonic Generations e Sonic CD

Os Fãs: Os fãs de Sonic são divididos entre o Sonic gordinho ou Sonic clássico e o Sonic magrinho ou o Sonic moderno. Os olds gamers defendem o Sonic gordinho por ser mais simpatico e ter uma jogabilidade mais exploradora. Os gamers mais jovens defendem a jogabilidade rápida e desafiante do Sonic magrinho.

Resident Evil
Jogos Polêmicos: Resident Evil 4, Resident Evil 5, Resident Evil: The Umbrela Chronicles, Resident Evil : The Darkside Chronicles, Resident Evil: Mercenaries 3D.

Motivos: foco mais na ação do que elementos de suspense e horror, os gráficos no RE 5 muito claros com tom verde e poucos sombrios, a mudança da jogabilidade em RE 4 tornaria uma tendência para a série em focar em mais ação nos próximos jogos, jogos em shooter em trilhos no caso dos Residents no Wii, pouca evolução na jogabilidade de RE 5 e histórias ainda com muitos furos no roteiro.

Redenção: Resident Revelations, Resident Evil 6 (prometendo muito restaurar os elementos consagrados)

Os Fãs: Existem os fãs que gostam da fórmula antiga com muitos puzzles e suspense horror e outros defendem o estilo de ação mas mantendo o suspense horror.

Megaman
Jogos Polêmicos: Megaman X6, Megaman X7, Megaman X8 e Megaman 9

Motivos: pouca evolução gráfica e na jogabilidade, falta de criatividade dos confrontos com os chefes, músicas poucas inspiradas e desafio decadente.

Redenção: ainda por esperar

Os Fãs: a maioria são olds gamers que defendem a velha e boa fórmula clássica, mas é unânime entre eles que querem um novo jogo de Megaman do mesmo naipe que foi o Megaman X4.

Castlevania
Jogos Polêmicos: Castlevania 64, Castlevania Legacy of Darkness, Castlevania Lament of Innocence, Castlevania Curse of Darkness e Castlevania Lords of Shadow.

Motivos: o legado de Symphony of the Night apenas foi explorado nos portáteis, enquanto os jogos 3D perderam a essência desse legado. Todos sofreram críticas pela qualidade duvidosa do conjunto da obra, apesar do Lords of Shadow inaugurar uma nova fase, não parece que estamos jogando Castlevania em sua essência.

Redenção: ainda por esperar um Castlevania 3D comparável ao Symphony of the Night

Os fãs: a maioria defendem a volta da essência, ou seja, a jogabilidade 2D, as músicas empolgantes e a história bem amarrada e intrigante.

The King of Fighters
Jogos Polêmicos: The King of Fighter Maximum Impact, The King of Fighters XI e The King of Fighter XII

Motivos: a mudança para gráficos 3D não agradou muito, jogabilidade com mudanças estranhas para os veteranos, personagens novos poucos atraentes e uma história sem brilhantismo.

Redenção: The King of Fighter XIII

Os fãs: a maioria concordam que Kof tem que manter sua essência de estratégia de luta e se houver mudança gráfica que mantenha essa essência na jogabilidade e claro que as músicas continuem do mesmo nível.

Street Fighter
Jogos Polêmicos: Street Fighter 3, Street Fighter 4

Motivos: tirando a evolução gráfica, Street Fighter não apresentou nenhuma inovação interessante desde Street Fighter 2 e o exagero de dlcs e versões do mesmo Street Fighter.

Redenção: estamos a esperar

Os Fãs: todos concordam que Street Fighter manteve a essência, porém a franquia precisa revolucionar novamente para ter um gás novo para próxima geração e claro parar com os dlcs e novas versões que a Capcom insiste poluir.

Outros franquias que recuperaram seu esplendor clássico:

Mortal Kombat 9
Pac Man Championship Edition
New Super Mario Bros
Donkey Kong Country Returns
Rayman Origins
Star Fox
The Legend of Zelda: Skyward Sword

Outras franquias que ainda estão devendo nessa geração:

Pro Evolution Soccer
Gran Turismo
Silent Hill
Crash Bandicoot
Panzer Dragoon
Pokemon
Metroid

Franquias clássicas que estão esquecidas ou mortas:

Earthworm Jim
Streets of Rage
Killer Instinct
Final Fight
Top Gear

Obs: existem mais franquias esquecidas, outras que recuperam seu esplendor e os que ainda estão devendo nessa geração, a lista é imensa.


mainstream play é uma expressão que uso para aquilo que é popular no mundo dos games, seja pela mídia ou pelos jogadores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário