terça-feira, 28 de agosto de 2012

MEGA DRIVE VS SUPER NINTENDO - EXISTE O MELHOR? parte final


ROUND NINE - COMPOSIÇÕES MUSICAIS
Nesse quesito a avaliação musical está diretamente relacionada com sua beleza sonora e quantidade de músicas bonitas que ambos os consoles ofereceram. Ambos consoles tiveram excelentes trilhas sonoras em seus respectivos jogos exclusivos, inclusive até cantada no caso da abertura de um jogo do Snes, Tales of Phantasia.

No Mega Drive as trilhas sonoras mais marcantes foram das séries ou jogos: Golden Axe, Streets of Rage, Sonic, Vectorman, Contra Hard Corps, Comix Zone, Phantasy Star, Out Run, Road Rash, Fifa Soccer, Moonwalker, Ristar, Truxton, Thunder Force IV, Shinobi, Earthworm Jim, Castle of Illusion, Quackshot, Castlevania Bloodlines, ToeJam & Earl, X-Men 2 Clone Wars, Alex Kidd, Decappatack, Pier Solar, Lunar, TNMT, Sunset Riders, Donald Maui Mallard e Kid Chameleon

No Super Nintendo temos os jogos ou séries: Mario Bros, Top Gear, Chrono Trigger, Tales of Phantasia, Final Fantasy, Secret of Mana, Star Ocean, Rock Roll Racing, Killer Instinct, Street Fighter Zero 2, Battletoads in Battlemaniacs, TNMT IV, Earthworm Jim, Sunset Riders, I.S.S.Soccer Deluxe, Contra 3, Mega Man, Super Metroid, Donald Maui Mallard, Castlevania e Donkey Kong Country

WINNER - MEGA E SNES
Porque?
Difícil determinar a escolha se ambos tem trilhas sonoras épicas e também vai depender do gosto de cada um, apesar do Mega ter feitos mais trilhas sonoras, o Snes fez mais trilhas sonoras sofisticadas. Então é empate técnico.

ROUND TEN - PERSONAGENS
O que faz um console ser popular não é somente os jogos mas também os personagens que estão inseridos nos jogos, eles tem um papel importante e crucial de atrair os jogadores seja pela sua simpatia, sarcasmo ou heroísmo. O personagem quando consegue o objetivo de ser popular ou conhecido ele tem um grande potencial de vendas tanto para o jogo quanto para o console. Também pode o personagem ser famoso mas não ter o potencial de vendas, são os famosos personagens cultuados e injustiçados pelo consumo pop.

Minha avaliação será a quantidade de personagens significantes que cujo papel foi determinante para a famosidade dos respectivos consoles, seja em vendas ou cultuados.

Mega Drive: Sonic, Alex Kidd, Axel, Adam e Blaze (Streets of Rage), Ristar, Gilius Thunderhead (Golden Axe), ToeJam & Earl, Vectorman, Joe Musashi (Shinobi), Mickey (Castle of Illusion, World of Illusion, Mickey Mania e outros), Donald (Quackshot e Donald Maui Mallard), Michael Jackson (Moonwalker), Sketch Tunner (Comix Zone), Hiryu (Strider), Ayrton Senna (Super Monaco GP 2), Evander Hollyfields, Taz (Taz Mania, Escape From Mars) e Tails, Knuckles e Robotnik (Sonic)

Super Nintendo: Mario, Link (Zelda), Yoshi (Super Mario World 1 e 2), Megaman, Protoman, Zero, Willy e Sigma (Megaman), Donkey Kong, Dixie Kong e Diddy Kong (Donkey Kong Country), Pimple, Rash e Dark Queen (Battletoads), Simon Belmont (Castlevania), Mickey (Mickey Mania e Mickey Mouse's Magical Quest), Spawn, Luke (Super Star Wars e Super Return of Jedi), Bomberman, Joe e Mac, Samus (Super Metroid), KirbyCrono, Marle e Lucca (Chrono Trigger) e Peach e Koopa (Super Mario World)

WINNER - SNES
Porque?
O fato é que ambos têm personagens marcantes, mas o Snes conseguiu emplacar mais personagens que o rival e contra fatos não há argumentos, lembra?

ROUND ELEVEN - HARDWARE

Especificações Técnicas:

MEGA DRIVE
Processador - Motorola 68000 16/32bits de 7,67 MHz
Co-Processador - Zilog Z80 8bits de 3,58 MHz
Processador Exibição de Vídeo - Yamaha YM7101
Memória Ram - 72 Kbytes (Motorola mais Zilog que ambos compartilham a memória)
Memória Ram Vídeo - 64 Kbytes
Paleta de Cores - 512
Máximo Cores na Tela - 64 (modo normal ou 183 (modo realce/sombra)
Máximo de Sprites na Tela - 80
Som - Yamaha YM2612 com 5 canais FM e 1 cana PCM mais quatro canais de audio
Resolução de Tela Padrão - 320x224

SUPER NINTENDO
Processador - CPU 16 bits com frequência variável máximo de 3,58 MHz
Memória Ram - 128 Kbytes
Memória de Vídeo - 128 Kbytes
Memória de Som - 64 Kbytes
Paleta de Cores - 32.768
Máximo Cores na Tela - 256
Máximo de Sprites na Tela - 128
Som - SonySPC 700 com 13 canais
Resolução de Tela Padrão - 256x224

WINNER - SNES
Por que?
Primeiro, porque o Snes é dois anos mais novo que o Mega Drive, apesar de perder na velocidade de processamento, o console tem efeitos de sprites nativos, onde o Mega Drive fazia apenas por via software. A diferença mais acentuada entre os dois era a qualidade sonora, onde o Snes oferecia um audio mais moderno.A pesar das cores serem mais diversificadas no Snes, o Mega era capaz de fazer jogos bem coloridos e as vezes até mais que o rival. 

Em contra partida o Snes era fraco em processamento, fazendo que os games fossem menos detalhados e com menor quantidade de sprites. Apesar que na teoria o Snes tinha mais sprites, na prática era impossível, devido ao fato da sua velocidade de processamento insuficiente para suportar. Já na resolução de tela, o Snes na teoria dizia que podia chegar 512 x 448, poder até podia mas nunca foi usada, portanto, o Mega levou nessa pois seu padrão é 320x224.

O curioso que o Mega com adição do Sega CD e o Mega 32X torna-se bem mais poderoso que o Snes, mas não avaliei, porque o 32X foi pouco aproveitado. Em resumo, o Mega ganha no processamento, resolução de tela e quantidade de sprites simultâneas na tela. O Snes ganha na quantidade de cores, na qualidade sonora e nos efeitos gráficos. Como beleza é fundamental e claro por ser mais sofisticado de forma geral, o Snes levou essa.

RESULTADO FINAL

MEGA DRIVE VENCEU:
Valor Histórico
Design
Acessórios
Cartucho
Caixa
Jogos
Composições Musicais

SUPER NITENDO VENCEU:
Vendas
Controle
Composições Musicais
Personagens
Hardware

PLACAR FINAL

MEGA DRIVE 7 X 5 SUPER NINTENDO


OPINIÃO:

Ambos são excelentes consoles, recomendo você jogar ambos os consoles e tirar suas próprias conclusões. Tive os dois consoles e posso dizer que o Mega me atraiu mais pelas características de seus jogos rápidos e variados. O Snes também me conquistou com seus jogos simpáticos como Top Gear, Rock Roll Racing e Donkey Kong.

No geral o Snes tem os melhores rpgs e adventures. O Mega tem os melhores jogos de ação, esportes e luta. Espero que tenha gostado!

22 comentários:

  1. Grande Artigo Francisco! só mude ali na conclusão onde vc diz "o megadrive me atraiu "melhor"? não seria me atraiu "mais"?

    No mais seu esforço valeu! é a minha era de ouro...onde meu amor pela Sega surgiu! deveria postar esse artigo em fóruns o mais legal seria postar inclusive nos fóruns claramente Nintendistas...e tal.

    Meus Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade André, vou corrigir e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Cara, acabei de ler. Gostei muito. Todas as opiniões foram embasadas com bons argumentos. Também gostei da sugestão do amigo aí de cima de publicar em fóruns nintendistas. Se você me autoriza vou publicar esse post em alguns fóruns onde tenho conta só pra ver o desespero de alguns istas cretinos sem-argumentos que só sabem xingar...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do artigo, porém eu não o achei imparcial...

    em alguns momentos os critérios foram o gosto pessoal de quem o publicou, e na parte dos jogos exclusivos acho que o snes merecia a vitória, tem exclusivos em menor quantidade, porém a qualidade dos exclusivos do snes deviam valer uns 4 ou 5 jogos de mega, ou quer dizer que um donkey kong country nao valeria umas 5x mais que um joguinho qualquer de aventura? os inúmeros bombermans e etc... quem viveu a época de aluguel de cartuchos sabe bem que os exclusivos do snes eram disputadíssimos para alugar...

    sempre eu queria bomberman, mega man x3, donkey kong e alguns grandes titulos do snes e era dificil achá-los disponíveis...

    pude ter o prazer de ter todos os consoles importantes até o game cube... nessa geração em que estamos optei apenas por portateis...

    mas no geral gostei muito do artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. concordo. onde já se viu dizer que os exclusivos do snes perdem para os do mega? haha pacabá

      Excluir
  4. Eu tive SNES e joguei muito Mega Drive, emprestei o meu SNES por um bom tempo à um amigo meu que me emprestou o mega drive dele também por um bom tempo e ambos são demais, mas, gostei mais do SNES, pois, acho que tem gráficos mais bem feitos e jogos mais bem elaborados, jogos mais empolgantes. Snes: Nota 10; Mega Drive: Nota 9 :)

    ResponderExcluir
  5. Tenho o atari,mega drive,super nintendo, play 1, play 2 e play 3, vou dizer o seguinte, tenho muita experiência em jogos, o mega ganha em diversão com relação ao snes, tem o melhor jogo de nave (thunder force 4), o mascote do mega (sonic) dá um banho de som e jogabilidade sobre o mascote do snes (mario), donkey kong com certeza é um jogão mas, perde para ALIEN SOLDIER (quem tem um mega, procure este jogo) e final fight tem um empate técnico com street of rage.
    Por favor galera, se você se diz entendido em games, não tem como negar, o mega leva sim uma pequena vantagem, concordo com o Francisco, nota 10 pro mega e nota 9 pro snes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante que ambos divertiram mt gente, a preferencia reside em cada jogador. No nosso caso, Mega Drive era nossa praia né. Obg pelo comentarios ;)

      Excluir
    2. Alexandre, baixei os emuladores de Snes e Mega Drive e, na minha humilde opinião, a jogabilidade do Mário é melhor do que a do Sonic. Posso estar equivocado, mas acho o Sonic meio travado. Sempre caio naqueles espinhos das fazes do Sonic, parece que o pulo dele é meio estranho e o esquema de anéis limita o personagem!

      Excluir
    3. cara falando serio o snes tem chip um de audio era pra ser superior por ser SPC700 ele perde por emular o audio e por ser um emulador de audio falando a verdade perdeu e aquela cornetinha chata nas musicas do snes me deixa irritado e o chip de audio do mega drive YM2612 produz um som wave quase fiel aos arcades por ser feito com a plataforma do mesmo então comparando emulador com processador quem ganha? o mega drive tem o drobro de velocidade no processamento as cores do mega drive são mais vivas e o snes por seu processador mais modesto tem que diminuir quase tudo pra não ter aquelas cameras lentas nos jogos me lembro quando joguei gradius no snes a redução de frames e absurda e no mega não temos em partes os dois são bons mais o mega e melhor neh isso e so minha opnião

      Excluir
  6. O Mega Drive vendeu mais na europa porque o SNES europeu é -17% mais lento do que os outros e ele não rodava em tela cheia.

    ResponderExcluir
  7. MASSA CARA, EU SO ME CHATEAVA COM A PILANTRAGEM DA NINTENDO COM PICUINHAS COM EMPRESAS PARA AVACALHAR AS VERSÕES DE MEGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente acontecia, como todas empresas, a Nintendo tb seus podres.

      Excluir
  8. Li novamente Francisco! amei esse post seu! vou postar o link na comunidade da EAJS só pra ver o que vai dar...rs

    ResponderExcluir
  9. Os dois consoles eram ótimos, várias pérolas! Mas eu fico com o Super Nintendo. Naquela época alguns que tinham Mega migraram para o Snes, mas era raro acontecer o contrário. Eu, por exemplo, não conheci nenhum. Mesmo assim a Sega não deixava barato.

    ResponderExcluir
  10. 7 x 7 kkkkkkkk da empate porque voce esqueceu de colocar melhores jogos e melhores gráficos

    ResponderExcluir
  11. Bom post, mas esqueceu de mencionar personagens originais do Mega Drive como os de Gunstar Heroes, Alien Soldier, Shining Force I e II, Phantasy Star IV, Monster World IV, LandStalker, Alisia Dragoon, Rolling Thunder 2, Bonanza Bros., Pulseman, Rocket Kinight Adventures, Shadow Dancer, Dynamite Headdy, Ecco, Earthworm Jim, Beyond Oasis, entre muitos outros e os personagens sitados no snes não são nem sequer originários do sistema. Não concordo também com esses comentários sobre a superioridade técnica do hardware do snes. Ele era apenas mais recente e essa ideia foi fruto de um pesado marketing feito na época. Hoje sabemos que o Mega teve os melhores jogos exclusivos e também a melhor versão da maioria dos jogos multiplataforma. Aliás foi no Mega que surgiram grandes clássicos multiplataforma. A maioria das melhores trilhas sonoras foram feitas para exclusivos do Mega e vários jogos narrados foram produzidos para o console da Sega. Apesar de toda a propaganda sobre o hardware, até os melhores jogos de ação snes sofriam de slowdowns, gráficos"esticados"/deformados e baixa resolução. O lance de ter mais cores também não deixa de ser uma propaganda enganosa, já que na prática os programadores dos jpgps de Mega usavam outros recursos para superar em muito o teórico limite de cores simultâneas na tele, além de efeitos como o blur e scalines das tvs de tubo para aumentar em muito essa capacidade (o que é difícil de emular hoje em dia). O Mega sem necessidade de chipfx extra e o tal mode7 podia fazer os efeitos de starfox e mario kart, como já está mais do que provado. Outro mito que precisa ser derrubado é que o snes vendeu mais. O superfamicon só foi mais vendido que o Mega Drive no Japão e só. Fora isso, no mundo inteiro o campeão de vendas foi o nosso bom e velho Mega.

    ResponderExcluir
  12. Esqueceu de incluir muitos personagens clássicos do Mega Drive. Além daqueles que já citei acima, não poderiam ser esquecidos os personagens de Streets of Rage 2, Kid Chameleon, Chackan, Ethernal Champions, Decap Attack, Splatterhouse 2 e 3, Altered Beast, Dahna, Castlevania bloodlines, Contra Hard Corps, Chuck Rock, Atomic Runner, Two Crude Dudes, entre muitos outros.

    ResponderExcluir