domingo, 15 de setembro de 2013

Os 25 melhores jogos do Dreamcast


DREAMCAST


RESUMO HISTÓRICO
O último console da estimada SEGA, deixou muito saudades e até hoje é um dos consoles mais respeitados e lembrados pelos gamers saudosistas. O console foi desenvolvido com um único objetivo - fazer a Sega voltar a liderança do mercado que outrora perdeu para a Sony na geração anterior. Inaugurando a sexta geração, o Dreamcast impressionou pelos gráficos bem mais sofisticados que o Playstation One, Saturn e o Nintendo 64. O console trouxe duas novidades atraentes: o VMU, um memory card com tela de LCD que oferecia diversas funcionalidade e o modem embutido para acesso a internet e jogar online. Em seus lançamentos mundiais quebrou recordes de vendas, chegando a vender mais de 500.000 unidades em apenas um mês no lançamento americano.

Parecia que a Sega acertou e dessa vez voltaria a ser líder no mercado, entretanto, o console foi perdendo força com a expectativa do lançamento do Playstation 2 que tinha dois atrativos: o DVD e a retrocompatibilidade com o Playstation One. Era preciso vender cerca 20 milhões de unidades até o lançamento do Playstation 2 nos EUA, porém a Sega apenas conseguiu vender pouco menos da metade. Como a Sega investiu suas últimas gotas de sangue (dinheiro) no Dreamcast e ter perdido muito sangue com o Sega Saturn, a empresa estava fraca financeiramente e não poderia manter o Dreamcast contra um concorrente tão feroz que atingiu aquelas vendas em um espaço de tempo bem menor. E para piorar a situação foi anunciado consoles de peso, o Game Cube e o Xbox,  consoles bem mais fortes que o Dreamcast.

Não teve outra, a Sega teria quebrar o orgulho e reconhecer sua derrota nesse mercado. Para sobreviver, anunciou o fim do Dreamcast em 30 de março de 2001, deixando o seu legado de jogos inesquecíveis e revolucionários por uma vida toda, e transformou-se numa desenvolvedora de jogos e mantendo suas linhas de Arcade. O Dreamcast em pouco mais de 2 anos de vida, conseguiu ter mais de 500 jogos lançados e até hoje recebe jogos independentes. Foi um console muito injustiçado e nasceu num momento errado. Muitos falam que o mundo não estava pronto para o Dreamcast, mas o seu legado será eterno. Uma lenda viva!

VENDAS
10,5 milhões de unidades vendidas

LANÇAMENTO
27 de novembro de 1998 - Japão
09 de setembro de 1999 - EUA
14 de outubro de 1999 - Europa

DESCONTINUADO
30 de março de 2001

JOGOS MAIS VENDIDOS
Sonic Adventure - 2,5 milhões
Soul Calibur - 1,3 milhões
Crazy Taxi - 1,2 milhões
Shenmue - 1,2 milhões
RE Code Veronica - 1,1 milhões

25º FERRARI F355 CHALLENGE - 2000













Desenvolvido pela AM2, dirigido por Yu Suzuki e lançado originalmente para Arcade. A conversão para o Dreamcast ficou praticamente perfeita e idêntica ao Arcade. O jogo foi considerado a simulação mais realista até aquele momento. O jogo apresentava gráficos fenomenais e uma trilha sonora com músicas que imitavam o hard rock e heavy metal, ou seja, pra quem curte, era um prato cheio. Imagine dirigir uma Ferrari e ao mesmo tempo escutar um som fodástico, não tem preço! O jogo apenas pecava pela variedade, só tinha um carro para selecionável, o próprio F355. Em contrapartida o jogo oferecia uma profundidade de jogabilidade que poucos jogos de hoje oferecem. Chegar em primeiro, nunca foi tão difícil, poucos jogadores terão habilidade e conhecimento de direção para almejar o sonhado primeiro lugar.

24º SWORD OF THE BERSERK - 1999













Baseado numa série de mangá, Berserk era um jogo do Dreamcast que se destacou principalmente por duas coisas: o tamanho da espada e a quantidade de sangue. O jogo era tão violento que algumas regiões o jogo foi proibido. O jogo em si é imenso e se você procura história profunda, esse é o jogo. O jogo contém muitas cenas longas que mais parecem um filme. Algumas partes do jogo tem QTEs (Quick Time Events) e claro muitas batalhas. Berserk tem bons gráficos e uma jogabilidade sólida. É com certeza um dos melhores jogos do Dreamcast.

23º NBA 2K2 - 2001













Sabe porquê a E.A não fez jogos para o Dreamcast? Simples, porque a Sega criou o estúdio Sega Sports e criou a linha de esportes 2K, abrangendo jogos de basquete e futebol americano. Resultado revolucionou os jogos desse gênero, com gráficos e jogabilidade jamais vista anteriormente e servindo de referência até hoje. Infelizmente a Sega vendeu o estúdio que transformou-se em 2K Sports. Uma pena, porque hoje NBA 2K e NFL 2K é sinônimo de sucesso. Se você tem um Dreamcast e procure um jogo divertido e imersivo, NBA 2K2 é o jogo. O jogo tem tudo de bom: gráficos de primeira, abertura de primeira, transmissão da partida parecendo um jogo de TV, narração show e um som hip hop para deixar você no clima. O jogo era tão bom que foi relançado para outros consoles como Playstation 2, Xbox e Game Cube também fazendo sucesso de vendas.

22º VIRTUA TENNIS - 2000












Quando você pensa um jogo de tênis, não vem outro nome se não Virtua Tennis lançado para Dreamcast, conversão perfeita do Arcade. O jogo conseguiu trazer toda essência do tênis, permitindo que até jogadores menos experientes conseguissem jogar. Aquele jogo do passado do tênis ser complexo e difícil de jogar e entender, com Virtua Tennis isso virou passado. O jogo oferecia 2 modos principais o Torneio e o Word Map para você completar eventos e participar de mini jogos. Considerado como um dos melhores jogos de todos os tempos, Virtua Tennis conseguiu cravar sue nome na história dos jogos eletrônicos sem dúvida nenhuma. O jogo teve uma continuação melhor ainda, o Virtua Tennis 2K2, lançado em 2002.

21º RAYMAN 2: THE GREAT ESCAPE - 2000













Rayman 2 foi lançado originalmente para Nintendo 64 e pouco depois para o PC, mas foi a versão do Dreamcast que se destacou, pois na época, o Dreamcast tinha o melhor hardware. Resultado os gráficos eram mais nítidos e vivos. A primeira coisa que você notará é que boa parte dos sprites 2D tornaram-se 3D, deixando um jogo mais realista que as versões anteriores. A versão do Dreamcast também recebeu outras melhorias como mini jogos extras. Vale ressaltar que a versão do Dreamcast foi a melhor em termos de recepção de notas, ganhando até de Rayman 2 Revolution do Playstation 2. De qualquer forma Rayman 2 é considerado um dos melhores jogos de plataforma 3D de todos os tempos.

20º MARVEL VS CAPCOM 2 - 2002












Marvel vs Capcom 2 é considerado um dos melhores crossovers já feitos até hoje, para alguns, o melhor de todos e a justificativa é a quantidade absurda de 57 lutadores. O jogo foi lançado originalmente para o Arcade Naomi e rapidamente convertido para o Dreamcast. O esquema de luta é o confronto em times de três lutadores, podendo alternar entre eles em qualquer momento. Os gráficos deram um salto gigantesco com cenários 3D de fundo que impressionavam muito na época e todos eles tinham uma animação soberba. O chefão final é um show a parte. Com músicas cantadas e uma jogabilidade consagrada e conhecida da Capcom é um jogo imperdível para qualquer fã de jogos de luta e crossover.

19º POWER STONE 2 - 2000












O primeiro Power Stone lançado originalmente pra Arcade e logo depois para o Dreamcast, impressionou pelos gráficos e pela originalidade de uma arena de luta em 3D. A continuação melhorou consideravelmente, principalmente na jogabilidade e nos cenários. Agora os cenários mudam conforme os acontecimentos na arena, deixando o game mais variado que o anterior, que se restringiam aos objetos distribuídos nas arenas, ou seja, os cenários de Power Stone 2 eram interativo. O jogo tem 14 lutadores, sendo 2 secretos. O jogo tem 4 modos e pode ser jogado com até 4 jogadores. Outro jogo de luta único que o Dreamcast tinha de exclusividade. Divertido, variado e engraçado, Power Stone 2 é uma ótima escolha para reunir a galera.

18º SPACE CHANNEL 5 - 1999












Outro jogo único do Dreamcast que popularizou a personagem Ulala, a reporter sexy do futuro. O jogo baseia-se em ritmo musical para derrotar os alienígenas invasores. Como funcionava? Os alienígenas faziam comandos de voz cima, baixo, esquerda, direita e atire. Depois com Ulala você teria que copiar tais movimentos e com o tempo de ritmo mais próximo possível deles. Durante a batalhe ao fazer os movimentos corretos você vencia os alienígenas e salvava os reféns, aumentando sua tropa de seguidores de Ulala. Além dos alienígens, Ulala também tinha seus concorrentes, como a reporter Pudding. A maior surpresa do jogo é a participação de Michael Jackson. Com uma trilha sonora única, divertido, desafiador e personagens carismáticos, Space Channel 5 é um dos melhores jogos do Dreamcast, sem dúvida!

17º REZ - 2001













Não tem como negar, o Dreamcast era o rei dos jogos únicos, esse é a maior prova viva. Pra quem não conhece e ver essa foto deve ficar se perguntando, não consigo entender nada. Realmente pela foto não tem como ilustrar o quão esse jogo é original, desafiador e divertido. O jogo foi desenvolvido pela ex-equipe Andrômeda, responsável pela série Panzer Dragoon. Então pra quem conhece esta franquia, percebe a influencia dele em Rez. Mas a equipe foi além disso, conseguiu implementar um sistema de tiro pré-determinado baseado em tiro ritmado capaz de você mesmo criar sua trilha sonora, já que o jogo não possui efeitos sonoros e sim uma música ritmada de acordo com seu desempenho ao exterminar os inimigos. Rez na verdade é uma viagem visual e sonora sem precedentes. Uma profundidade sonora jamais vista, uma experiência única que você tem por obrigação de conhecer e jogar essa obra prima do Dreamcast.

16º METROPOLIS STREET RACER - 2000













Desenvolvido pela Bizarre Creations e publicado pela Sega, foi um jogo de corrida top para o Dreamcast. O jogo apresentava um sistema único de Kudos, que nada mais era a moeda do jogo que servia de bonificação e penalidades na maneira de direção do jogador durante uma corrida. Esse sistema se baseava no estilo e habilidade do piloto. As corridas em MSR eram em pistas reais baseada em três cidades: Londres, Tókio e São Francisco. São no total 262 pistas. Outro ponto notável de MSR é que ele foi o primeiro jogo a ter uma estação de rádio virtual, logo depois copiado e popularizado por GTA. Outra curiosidade é que a maior parte dos polígonos disponíveis foram dedicados aos cenários dos jogos, segundo a revista Game Force da época, foi 1 milhão de polígonos somente para retratar o realismo dos cenários do jogo. Outra curiosidade foi que muitos dos conceitos aplicados em MSR foi aplicado em Projetc Gotham Racing jogo exclusivo da família Xbox.

15º TEST DRIVE LEMANS - 2000














Conhecido  por nossas bandas como Lemans 24 Horas, esse foi o jogo de corrida que mais joguei no Dreamcast e também um dos jogos preferidos da minha pessoa. O jogo tem gráficos limpos e bonitos. Ao jogar você percebe os detalhes e a riqueza gráfica que o game possui. As mais notáveis são os efeitos de luz como o da sombra, do vácuo, do sol, da noite e da chuva. Outro ponto legal do jogo é a sua física amigável, pois você pode personalizar esta dificuldade, chegando ao ponto do computador até frear por você. O jogo também podia jogar com até 4 jogadores sem nenhuma queda de frame e quase nenhuma perda gráfica, um absurdo! Os dois pontos negativos seriam a pouca quantidade de carros disponíveis mesmo contando com os destraváveis e as músicas do jogo enjoativas e repetitivas. É com certeza um dos jogos do Dreamcast que mais aproximou do limite gráfico do console.

14º THE KING OF FIGHTERS 99 EVOLUTION - 2000













TKoF sempre foi uma série presente nos consoles da Sega e com o Dreamcast a SNK manteve todo apoio e não fez feio. O primeiro TKoF para o Dreamcast, o Dreamatch 98 arrasou com gráficos refeitos e até com uma abertura animal em anime. A versão arcade de TKoF 99 também seguiu a tendência, dessa vez os cenários de fundo receberam um tratamento poligonal impressionante. De resto é tudo praticamente igual a versão arcade, ou seja, diversão garantida!

13º CAPCOM VS SNK 2 - 2001











Na minha opinião o melhor jogo de luta 2D para o Dreamcast. Gráficos lindos, música fodásticas, jogabilidade que mistura vários jogos das duas empresas e claro um replay significativo. São cerca de 49 personagens. No Dreamcast praticamente não existe loading time, as lutas ficaram rápidas e os cenários de fundo excepcionais. Esse da foto por exemplo, a sensação de profundidade é impressionante, até parece que o carro de rally vai sair da tela. Jogão!

12º DEAD OR ALIVE 2 - 2000













DoA 2 do Dreamcast ficou tão impressionante, que mesmo jogando hoje, você ainda fica impressionado pela beleza rápida. A capacidade do Dreamcast processar tudo aquilo sem nenhum loading time ou queda de frame rate é de tirar o chapéu. Não tem duvida que o Dreamcast era um videogame perfeito. O jogo tem cenários gigantes deixando as lutas dinâmicas e variadas. A jogabilidade é inspirada em Virtua Fighter como todo jogo de luta 3D, entretanto, DoA tem suas particularidades, pois, os combates são centralizados em choques de colisão para emendar combos, além da possibilidade da luta acontecer em diversos planos devido aos cenários serem grandes. Outro destaque é que DoA 2 pode ser jogador em times de dupla, ao estilo crossover. Com lindas garotas e gráficos soberbos, DoA 2 é um dos melhores jogos do Dreamcast sem dúvida.

11º SONIC ADVENTURE - 1998













Sonic Adventure foi um marco revolucionário para a franquia e para o gênero plataforma 3D. O desafio de trazer Sonic e sua velocidade para gráficos em 3D finalmente foi vencida. Agora Sonic pode correr em cenários gigantes e em vários planos de jogo. Em algumas partes do jogo, Sonic literalmente corre nas paredes. O jogo impressionou na época pelos gráficos jamais vistos. O primeiro e o segundo ACT, que são a Emerald Coast e Windy Valley marcaram uma geração. As partes da baleia e do furacão é de tirar o fôlego de qualquer um! O jogo se divide em duas partes: A parte de ação que são as fases propriamente ditas e a parte de exploração que você deve realizar certos eventos e puzzles para seguir o jogo. Outro destaque do jogo é a novidade de criar uma criatura chamada de Chao e poder jogar com 6 personagens. Sonic Adventure também contou com um enredo mais complexos, vozes para os personagens e músicas temas para cada personagem, além das belas músicas das fases de ação. O jogo tem algumas falhas técnicas, como o famoso clipping (construção visível de cenário), alguns bugs e a câmera as vezes ficando confusa quando um jogador exige demais do uso dela. Felizmente essas falhas não atrapalham em nada sua jogabilidade. Em resumo Sonic Adventure cumpriu seu papel de mostrar o poder de processamento e gráfico do Dreamcast e tornou-se o jogo mais vendido do console. Só a abertura do game, vale o merecimento de um dos melhores jogos de todos os tempos.

10º CRAZY TAXI - 2000













Outro jogo de sucesso dos arcades que foi convertido perfeitamente para o Dreamcast. O jogo fez um sucesso tremendo no console, principalmente pela sua inesquecível trilha sonora marcante das bandas Offspring e Bad Religion. Quem nunca gritou "ya ya ya ya ya" da música "All I Want" de Offspring? Além dessas músicas empolgantes, Crazi Taxi lhe fisgava pela sua irreverencia e humor sarcástico. Eram quatro taxistas com suas identidades próprias e seus carros conversíveis um diferente do outro. O objetivo do jogo era simples, levar seus passageiros o mais rápido possível para seu local de destino numa cidade totalmente aberta. O problema é que os próprios passageiros eram exigentes e malucos. Quanto mais louco sua direção e mais rápido chegar ao destino, mais dinheiro você ganhava deles. Essa era a graça do jogo. Mas o jogo não era somente isso, para os mais hardcores, era preciso conquistar o ranking mais alto, nota S e claro abrir todo o mapa do jogo, que era imenso. Os gráficos manteram o nível arcade, apesar de sofrer de clipping em alguma partes do jogo e sofrer de queda de frame. Mesmo assim não atrapalha em nada sua diversão e jogabilidade. Um jogo inesquecível que até hoje é lembrado! Um clássico único do Dreamcast! Se você não tem o Dreamcast, saiba que outros consoles como o Game Cube e o Playstation 2 receberam uma versão. Também o jogo foi convertido em HD para PSN e XBLA. E até plataformas Android e iOS também tiveram uma versão adaptada. Logo, não tem desculpa de você não conhecer o jogo!

09º JET SET RADIO - 2000













Jet Set Radio é a prova mais viva que o Dreamcast foi um console especial e cheio de jogos originais. O jogo foi revolucionário na época sendo o primeiro jogo 3D a utilizar a técnica cel-shading completa em todo o jogo, desde os cenários, objetos e os personagens. Tornou-se referência gráfica, jogos como Zelda: The Wind Waker, Borderlands, os jogos de luta de Dragon Ball Z, Naruto e One Piece, Pokemon e muitos outros usaram a mesma técnica nos moldes de Jet Set Radio. Falando do jogo em si, basicamente você é um líder de uma gangue de grafiteiros e deve pichar uma cidade completamente aberta, fugir da polícia e vencer gangues rivais. Pra isso você conta com as habilidades de Beat que usa seus patins para fazer manobras radicais de fuga e superar obstáculos da própria cidade. O jogo era frenético e contava com uma trilha sonora animal, deixando você com adrenalina pura do começo ao fim dos atos. Sobre a jogabilidade, esse será o seu maior desafio, pois os controles não são tão fáceis de executar, portanto exigirá do jogador paciência de aprender e como vencer os desafios ofertados pelo jogo. Pra efeitos de curiosidade, Jet Set Radio também é conhecido como Jet Grind Radio no Japão, o jogo recebeu vários prêmios, dentre eles, ganhou o prêmio de melhor jogo de Arte Visual e Melhor Jogo Inovador da Game Developers Choice Awards no ano de 2001.

08º PHANTASY STAR ONLINE - 2000













Outro jogo do Dreamcast que revolucionou a história dos jogos eletrônicos, Phantasy Star Online inaugurou o gênero de RPG no mundo online para os consoles. PSO era um rpg de ação, totalmente diferente dos outros jogos da franquia. Você escolhia três tipos de classes: Atiradores, Magos e Caçadores. Podendo editar o nome e a fisionomia do seu personagem escolhido. Durante o jogo como todo bom rpg, você evoluía, caçava monstros, itens e equipamentos. Os produtores declararam que o jogo foi inspirado em Diablo II. Mas foi além, o jogo conseguiu inovar o próprio gênero, como o sistema de comunicação, onde os jogos de diversas línguas poderiam se comunicar sem nenhum problema, usando códigos comuns de interpretação universal. Sensacional! O jogo fez tanto sucesso que recebeu uma segunda versão corrigindo alguns bugs e adicionando novos mapas e equipamentos. Depois que a Sega saiu do mercado de consoles, o jogo foi lançado para o Game Cube e Xbox sob o título Phantasy Star Online I & II. O Game Cube ainda recebeu um presente, o Phantasy Star Online I & II Plus. Phantasy Star Online também ganhou diversos prêmios e é reconhecido pela indústria pela sua enorme contribuição no mundo dos MMORPGs. Para vocês terem ideia, Final Fantasy, Monster Hunter e Dragon Quest foram totalmente influenciados por Phantasy Star Online.

07º SHENMUE - 1999













Shenmue é aquele jogo divisor de águas que revolucionou uma indústria. Criado pelo mestre Yu Suzuki, Shenmue tem diversas contribuições ao ramo: possui um sistema de simulação de clima em tempo real interferindo nas suas missões do dia a dia, primeiro a aplicar Quick Time Events num jogos 3D em tempo real, primeiro a colocar jogos dentro de um jogo, primeiro a demonstrar falas variáveis em personagens não controláveis e o primeiro a demonstrar uma cidade aberta, que foi popularizado por GTA logo depois. Shenmue por muito tempo foi o jogo mais caro a ser produzido, custou $ 70 milhões de dólares. Apesar de ter um legado inquestionável, Shenmue não fez um sucesso comercial, e era um jogo que você poderia amar ou odiar, devido a sua grandeza e semelhança com a vida real. Além disso foi um dos grandes responsáveis pelos prejuízos financeiros da fabricante SEGA. Na época que foi lançado, Shenmue tinha o melhor gráfico ingame. E uma curiosidade, Shenmue foi desenvolvido inicialmente para ser lançado no Sega Saturn, mas devido ao fracasso comercial que este teve, Shenmue foi direcionado para o próximo console da Sega. Shenmue também conseguiu diversos prêmios, sendo ilustrado em diversas listas como os "Melhores jogos de todos os tempos" e os "Os jogos a frente do seu tempo". Sem dúvida Shenmue é uma obra-prima que todo gamer deveria conhecer, mesmo não gostando.

06º GRANDIA II - 2000













Posso dizer que esse jogo é aquele que até quem não gosta do gênero acaba jogando e gostando. Nunca fui fã de RPG, mas depois que joguei Grandia 1 no saudoso Sega Saturn e depois Grandia 2, comecei a gostar do gênero. Grandia 2 é o típico rpg que lhe fisga pelo carisma dos personagens e o sistema de batalha inovador e objetivo. Grandia 2 também oferecia gráficos de ponta, efeitos jamais vistos, músicas cantadas e magias lindas, do mesmo nível das famosas magias de Final Fantasy VII e VIII. A história é basicamente a luta entre o bem e o mal, de um lado Granas o deus da luz e Valmar o deus da escuridão. O personagem principal é Ryudo, um jovem aventureiro e mercenário que tem a missão de proteger Elena. Ele tem como companheiro seu falcão falador Skye, que até o usa como arma e trapaças. Outros personagens marcantes foram Millenia e Mareg. Grandia 2 foi lançado originalmente para Dreamcast, porém o jogo recebeu versão para Playstation 2 e PC em 2002. O interessante é que mesmo sendo o Dreamcast um hardware mais antigo, as versões de PS2 e PC sofriam de leasing e defeitos técnicos.

05º SKIES OF ARCADIA - 2000













Pra muitos que jogou Skies of Arcadia foi épico e muitos consideram o melhor RPG do Dreamcast como também um dos melhores jogos de RPG já feitos. Considerado como o melhor clone de Final Fantasy, ele foi além disso, criou sua própria identidade de batalha. As batalhas entre os navios marcou uma geração. Os gráficos eram extremamente lindos e detalhados. Como todo bom rpg, os personagens principais devem cativar o jogador pelos carismas e personalidades marcantes. Dessa forma Vyse, Aika e Fina, personagens da foto da contra copa do box GD-Rom se destacam nessa aventura épica. O jogo não fez um sucesso comercial como Grandia 2, mas devido a sua qualidade foi relançado para o Game Cube em 2002 sob o título Skies of Arcadia Legends com diversas melhorias e teve boas vendas. Um fato curioso é que você podia baixar um mini-game Pinta Quest após chegar numa ilha e ter falado com um garoto chamado de Pinta. O legal é você podia transferir os itens e os dinheiros ganhos no mini-game para o inventário principal.

04º RESIDENT EVIL CODE VERONICA - 2000










RE CV foi lançado exclusivamente para o Dreamcast no ano de 2000 e fez história para a franquia. O jogo teve diversos feitos: primeiro jogo da franquia em 3D, câmeras mais dinâmicas melhorando a visibilidade do jogador, primeiro a ter expressões faciais e movimentação labial, uma história mais complexa e possuir cenas de animação ingame sem necessidade de uso de CGs. O jogo também uso o VMU para visualizar a energia do personagem, bastante útil, pois assim você evitava acessar o inventário desnecessariamente pra ver a energia. Apesar dos belos gráficos, Code Veronica, não abusou do poder do Dreamcast. Mesmo assim os visuais variados e marcantes do jogo, a dificuldade do jogo e seu gameplay viciante o consagram como um dos melhroes Resident Evil já feito. Na minha opinião junto com RE 4 e RE Remake do Game Cube foi o melhor RE já feito. Pra efeito de curiosidade o jogo recebeu uma versão Complete, que adicionava novas cenas e melhorias gráficas, foi lançada para o Dreamcast no Japão e para o Playstation 2. Code Veronica também recebeu um relançamento em HD para os atuais consoles PS3 e Xbox 360. Pra terminar ao terminar o jogo, era liberado um mini-game de tiro em primeira pessoa!

03º SOUL CALIBUR - 1999













Soul Calibur era o jogo que valia a compra do Dreamcast sem dúvida nenhuma. Na época recebeu diversas notas máxima, sendo o jogo de melhor média de notas para o Dreamcast. O jogo em si é um espetáculo de competência. A Namco em vez de apenas trazer a conversão do Arcade, fez o jogo do zero baseado na engine do próprio Dreamcast, resultado, tornou-se um jogo exemplo de como fazer uma conversão de uma plataforma pra outra, tornando-se um dos poucos a superar o Arcade. Os gráficos eram os mais lindos e perfeitos já vistos na época  e até hoje ainda impressiona. Não é pra menos, a qualidade das texturas, a quantidade de detalhes, a aplicação dos efeitos de sombra e luz são de cair o queixo. A Namco fez um trabalho primoroso. A única reclamação seria a falta de uma abertura em CG. O jogo tem diversos modos, destaco o modo Mission Mode, que lhe oferece um gameplay vasto para abrir novos personagens, roupas, armas e até katis e que poderá ser visualizado no Museum. A jogabilidade é perfeita sem nenhuma reclamação e o som menos ainda! É difícil encontrar defeito nesse jogo de luta. Soul Calibur é uma obra prima aclamada pela mídia e pelos jogadores e sempre será um dos melhores jogos de todos os tempos.

02º SHENMUE 2 - 2002













Shenmue 2 é a continuação direta da rica e dramática história de Ryo Hazuki. Agora ele é obrigado ir a Hong Kong pra vingar a morte do seu pai. Shenmue 2 ficou mais rico em termos de detalhes e forçou mais ainda o Dreamcast na qualidade gráfica. Shenmue 2 tem mais cenas de ação que o anterior e você vai se encontrar em diversas situações inusitadas para sobreviver em Hong Kong. O que mais gostei em Shenumue 2 foram os personagens secundários marcantes como o mestre Tao Lishao, Ren Wuying um líder de uma gangue que ajuda Ryo em diversas ocasiões, Shenhua a garota dos sonhos do primeiro capitulo de Ryo onde ele tem a oportunidade de conhecê-la e Joy a loira metida e gostosa do jogo. Todos eles são importantes para o desenvolvimento e encerramento do segundo capítulo. Outro aspecto importante como foi no primeiro jogo é a fidelidade da localização. Shenmue 2 se passa em Hong Kong, a ambientação ficou muito próximo da realidade. Os locais como Aberdeen Habour (área da primeira parte do jogo), Wan Chai (a área metropolitana de Hong Kong), Kowloon Walled City (uma área urbanizada do norte de Hong Kong) e Guilin (o capitulo final do jogo) ficaram bem fieis. Por causa do jogo se passar em uma área bem maior, Shenmue 2 levará mais tempo pra terminar, é um extramemente longo, mas por ter mais ação, personagens mais marcantes e cenas hilárias ficará despercebido o tempo longo. É claro que Shenmue 2 como no primeiro ainda continua sendo um jogo que ame ou odeie. Mas pra aqueles que ama, com certeza tornou-se o melhor jogo de todos os tempos, uma obra prima máxima do mestre Yu Suzuki.

01º SONIC ADVENTURE 2 - 2001










Sonic Adventure seguindo a tendência da franquia, onde a continuação sempre superava o original, lembra de Sonic 2? Então Sonic Adventure 2 não foi diferente. Sonic Adventure 2 foi um presente da Sega e Sonic Team aos donos do Dreamcast, uma forma de despedida, já que o jogo foi lançado após a saída da Sega do mercado de consoles, uma pena mesmo! Sobre o jogo, SA 2 é mais voltado a ação do que exploração. Por causa disso o jogo tornou-se mais rápido e direto como nos velhos tempos do herói. Os gráficos são um dos melhores já vistos no console, mas em termos de arte ficou devendo, se comparar com a riqueza do primeiro. O som como de praxe da franquia, está belo em todas as fases, até hoje Escape the City povoa a mente dos jogadores. Falando um pouco do jogo, você encarna duas histórias, a Hero Side (Sonic, Tails e Knuckles) e a outra Dark Side (Shadow, Rouge e Eggman). Cada fase tem uma particularidade de acordo com o personagem, por exemplo, com Sonic ou Shadow as fases são baseadas em plataforma com velocidade característica da franquia moderna, já com Rouge ou Knuckles a fase é a baseada em exploração, na qual você deve buscar partes da Master Emerald. Em Sonic Adventure 2 também tem uma bela história que não caberia muito aqui, pois tem muitos detalhes e também quero evitar spoilers, mas no começo do jogo, Sonic é preso por ser confundido com Shadow, no decorrer do jogo você vai entender mais a relação de Shadow com diversos personagens, inclusive Maria. Pessoalmente considero Sonic Adventure 2 um dos melhores jogos do ouriço, um dos melhores finais. É uma pena que hoje o ouriço não é mais tratado com respeito pela mídia, pelos jogadores e até pelo diretor que não honra as influências de desenvolvimento dos seus próprios jogos. Valorizar sua criação é primordial para se ter sucesso e ter destaque no mainstream gamer.

MENÇÕES HONROSAS

Alone in the Dark 4

Chu Chu Rocket

Daytona USA 2001

Evil Twin

Head Hunter

House of the Dead 2

Ikagura

Jojo Bizarre Adventure

Quake III

Soldier of Fortune

Speed Devils

Street Fighter 3rd Strike

The Last Blade 2

Ultimate Fighting Championship

Unreal Tournament
Super Magnetic Neo
Under Defeat

25 comentários:

  1. Ótimo post, tive contato com o espetacular Dreamcast com 9 anos.
    Infelizmente, joguei apenas 3 jogos do Dreamcast : Sonic Adventure, DoA 2 e MvC 2, mas foi muito divertido.
    E observando bem, o Dreamcast teve um pouco mais de 2 anos de vida e teve muito mais jogos de qualidade que os de hoje em dia.
    E difícil um gamer de 14 anos como eu dizer que o Dreamcast é, não tecnicamente, mas historicamente e no fator diversão melhor que os novos consoles.
    Para mim, só o Wii me agradou da mesma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que jogadores mais novos estão interessando mais pelos consoles mais antigos. Parabéns Alecsander

      Excluir
    2. O Dreamcast ainda vive!

      https://www.youtube.com/watch?v=92_YmZGxh04

      Excluir
  2. Respostas
    1. Estive doente essa semana, creio que vou terminar o top 3 logo em breve. Abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pela postagem Francisco. Quem me dera ter tido a oportunidade de ter um dreamcast em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flaveenha! :) Saiba que tem emuladores do Dreamcast bons para você conhecer. Dar uma pesquisada na net depois. Abraço

      Excluir
  4. boa a ja algum tempo que eu ando atraz dessa informação e nunca encontrei nada tão detalhado como encotrei aqui? na verdade eu nao percebo porque o sega dreancast não deu certo na minha opiniao o dreancast era muito bom ainda me lembro da primeira vez que joguei o Shenmue a primeira parte quase que chorei de emoção não acreditei no que via hoje estou a pensar em comprar denovo uma dreancast so para poder jogar o Shenmue 2 porque nunca tive a chance de o fazer

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Dreamcast foi criado no momento errado, era para esse console ser lançado no mesmo momento do ps1 mas foi lançado quando a sony estava projetando o ps2 e foi isso que acabou com o sega dreamcast

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o melhor vídeo game.... Hoje em dia só jogo no PC, no entanto tenho vontade de comprar ou Dreamcast pra mim.

    ResponderExcluir
  7. não sou um expert em gta ,mas no metropolis a radio toca so musicas originais

    ResponderExcluir
  8. CARA SEM DÚVIDAS O DREAMCAST ERA SUBLIME, ESTÁ NO ROL DOS MELHORES CONSOLES QUE JA TIVE. SHIMUE REALMENTE REVOLUCIONOU PRA CARAMBA.

    ResponderExcluir
  9. Faltou fazer as menções honrosas de MDK 2 e Fur Fighters!

    ResponderExcluir
  10. Tive meu Dreamcast em 2000, ontem tive a honra que consegui-lo novamente, Estou revivendo toda nostalgia novamente no hardware original! Até hoje não consigo entender porque não deu certo!

    ResponderExcluir
  11. Comprei o meu usado em 2003, jogo quase todo dia com cd´s piratas e nunca deu problema, realmente o melhor console já feito !!!

    ResponderExcluir
  12. O meu eu tinha vendido para meu primo isso em 2003 mas ou menos. Ai fui perguntar dele sobre o game, pra minha surpresa ele ainda tinha o console. Então ele me deu :) depois de muita luta tentando fazer funcionar estou jogando sega rally. Muito foda eu tive q lavar o leitor com detergente

    ResponderExcluir
  13. Faltou Illbleed que era foda e Star Wars Ep1 Racer e tem mais que não lembro o nome

    ResponderExcluir
  14. O Dreamcast era fantástico. Tive o prazer de ter 3 aparelhos e foram 11 anos jogando. Com o histórico que ele tem agora, se a Sega voltar aos consoles, vai arrebentar.

    ResponderExcluir
  15. Bom post, jogava o Dreamcast na época das locadoras e é um bom video game, queria que tivesse persistido mais tempo na indústria. O.O

    ResponderExcluir
  16. Voltei no tempo... Bem que deveriam fabricar novamente o dreamcast....

    ResponderExcluir