domingo, 8 de setembro de 2013

Análise Castle of Illusion Remake



Meus amigos, terminei Castle of Illusion Remake versão PSN. O jogo é simplesmente uma homenagem digna ao clássico do Mega Drive lançado em 1990. O trabalho de arte e os gráficos em si, ficaram lindos. Parece tudo familiar, contudo sempre terá uma sensação de novo, lembrando bastante a produção de Resident Evil Remake do Game Cube em suas devidas proporções. Portanto jogar novamente Castle of Illusion é relembrar o clássico com bastante novidades nos gráficos e na jogabilidade.


O que mais fiquei impressionado foi a construção e a transição da jogabilidade 2D para a jogabilidade 3D. Você quase não percebe essa transformação, deixando o game bem natural nessas partes. Outro ponto a destacar são os níveis de profundidade, exemplifico, quando você está jogando, você consegue ver uma suposta continuidade de fase em outro plano do jogo. O melhor disso é você ver as interações e as animações do jogo quando isso ocorre. Se você for um jogador atencioso, perceberá aonde você estará mais pra frente na fase. As batalhas com os chefes de cada fase também impressiona, mesmo aproveitando a ideia clássica, eles adicionaram novos elementos de como funcionaria aquilo em um redesign moderno. Resultado as batalhas serão memoráveis, algumas fáceis e outras nem tanto, mas tendo paciência descobre as manhas de cada um.


O Castelo totalmente em 3D, na frente de Mickey a primeira fase
A trilha sonora como vocês devem saber foi refeita pelo compositor Grant Kirkhope, ex-Rare e o resultado ficou do mesmo nível do clássico. A novidade ficou pela narração ocasional de  Richard McGonagle , que faz a narração do jogo em alguns pontos na fase e nas partes de abertura e encerramento do jogo. Outro ponto destacar na parte sonora são as vozes características de Mickey e da bruxa Mizrabel, bem dubladas. Além disso, os inimigos do jogo também estão com efeitos de vozes legais e algumas bem engraçados como, por exemplo, a voz do "A" maluco na fase da biblioteca. O jogo também oferece a opção de jogar com a trilha sonora clássica. Também você pode tirar a narração do jogo, caso não goste.


Antes do seu lançamento, a Uol Jogos e a PS3 Brasil afirmaram que a jogabilidade estava bastante modificada e prejudicada quando testaram a demo na E3 2013. No momento eu até fiquei preocupado, mas pelo histórico que a Uol Jogos tem com os jogos da Sega e também pelo fato de ter visto gameplays ao vivo, percebi que isso era apenas uma queixa de analistas mais preocupado em procurar defeito do que mostrar o que realmente é de fato. 


Na fase da biblioteca você depara com uma fase dessa
A verdade é que o jogo tem uma jogabilidade simplificada, pois tiraram a bundada de Mickey, porém, o sistema de pulo é bastante eficiente porque ao pular no inimigo e pressionar novamente o botão de pulo, você consegue o impulso que lhe favorece em combos ou para atingir áreas mais altas e secretas. E o negócio de controles escorregadio cheira mais ser um argumento de recalque, pois em nenhum momento tive essa dificuldade. Como disseram bem alguns comentários críticos na análise da Uol Jogos, "você deve ter colocado vaselina no controle". Engraçado né, mas é o único motivo que realmente concordo para o tal argumento do analista da Uol Jogos.

Bem ainda tem outro ponto negativo que os analistas falaram, o tal dos engasgos que incomodaram seus gameplays. É amigos, joguei aqui várias e várias vezes, não teve nenhum travamento ou quedas drástica de frame rate. Será que o Playstation 3 dos estimados analistas é diferente de todo mundo? Muito estranho isso.

Bom chega de criticar os pontos negativos das análises de terceiros e vou comentar meus pontos negativos do jogo. Castle of Illusion parece que foi desenvolvido para agraciar principalmente os jogadores novatos no que tange a jogabilidade e o desafio das fases. O jogo para os olds gamers ficou consideravelmente fácil, não se tratando das fases em si, mas pela quantidade de saves points próximos a parte que você morre. 

Em alguns sub-níveis você pode até cometer erros e não perder life e a fase pode ser continuada normalmente, é o caso do primeiro sub-nível do primeiro act da fase da floresta encantada cujo objetivo final é coletar a primeira carta do baralho. Agora quando realmente você morre, o jogo começa no inicio da fase, como no clássico. Será? Não, nem sempre, em algumas fases, o computador faz questão de lhe ajudar e deixar mais próximo possível do ponto que você morreu. A única certeza de você voltar para o ponto zero é realmente perder todas as vidas.

Floresta Encantada, nessa parte, se você cair, a fase continua sem perder estrela
Outra coisa chata não foi ter colocado os níveis de dificuldade do jogo, lamentável no meu ponto de vista. O jogo não tem a opção de língua portuguesa. Lembro bem que a Sega contratou um tradutor da nossa língua mãe. Mesmo sendo um jogo fácil de ser traduzido, não temos essa opção infelizmente. Apesar desses defeitos o jogo tem um bom replay, pois ao terminar o jogo você precisa colecionar as cartas e uns itens secretos para abrir novas roupas de Mickey. Vale também ressaltar que sua pontuação é atualizado num ranking global, interessante para avaliar seu desempenho com outros jogadores.

Dessa forma, Caslte of Illusion é um remake clássico totalmente reimaginado na qual jogadores clássicos e também novatos irão se deliciar e aproveitar cada momento desse trabalho primoroso do estúdio australiano da Sega. Apesar de curto em sua jornada, a compensação estará no prazer de rever os novos gráficos e as lindas músicas remixadas. 

NOTA: 8,0

RESUMO:
+ Gráficos lindos
+ Trilha sonora impecável
+ Jogabilidade prazerosa
+ Replay considerável para o tipo de jogo
+ Chefes com novos desafios

- Curto
- Falta de tradução para português
- Falta de opção de nível de dificuldade
- Desafio

Nenhum comentário:

Postar um comentário