segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As 25 maiores desenvolvedoras de jogos da história dos videogames

CRITÉRIO:

Diferente da IGN que ramificou as produtoras em estúdios internos, meu ranking é baseado na quantidade de IPs criadas ao longo do tempo por cada produtora ou publicadora e que tenham importância na indústria seja pelo seus conceitos inovadores, ou por ser influente, ou por ser único, ou simplesmente porque tornou-se uma referência do gênero entre diversos jogos de qualidade. 

Além disso, não levo somente em conta a quantidade, o valor intrínsico de um jogo pode ter um valor maior que dez jogos criados por outra desenvolvedora, logo, o equilíbrio entre quantidade e qualidade sempre será arbitrário e dependerá de quanto você acha que um jogo merece mais que o outro. Seus estúdios internos serão lembrados nas descrições de suas respectivas colocações, caso tenham.

IP é a sigla para Propriedade Intelectual. Existirá algumas produtoras que não tiveram IPs, mas foram lembradas pela enorme contribuição dos seus jogos desenvolvidos. Lembrem essa lista é pessoal e não é a verdade absoluta, entretanto é inegável que essas 25 que coloquei fizeram história e tiveram sua importância.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 30 DE JANEIRO DE 2014

25º POPCAP
Fundação: 2000, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Bejeweled e Plants vs Zombies
Resumo:
Uma pequena desenvolvedora, mas com grandes ideias. Com essa mentalidade PopCap conseguiu um sucesso na mídia digital pelos seus games casuais, inovadores e viciantes. Conseguiu a proeza de vender mais de 1 bilhão de downloads ao redor do mundo.



24º ROVIO


Fundação: 2003, Finlândia
Estúdios: a própria
IPs: Angry Birds
Resumo:
Posso dizer a Rovio é como aquela banda de 1 sucesso, mas capaz de fazer esse sucesso tornar duradouro e pop. Angry Birds torno-se um fenômeno mundial dos jogos digitais e casuais. Conseguiu a façanha de vender mais de 1 bilhão de downloads.

23º ATARI


Fundação: 1972, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Asteroids, Centipede, Gauntled, PaperBoy
Resumo:
A Atari simplesmente foi responsável pela criação da indústria de jogos eletrônicos e responsável pela sua popularização nos anos 80. Teve vários consoles, sendo o Atari 2600 seu maior sucesso comercial. Como produtora de jogos destacou-se pelos princípios de jogabilidade que seria base fundamental para os futuros jogos. A empresa também foi responsável pela crise do setor e desde então não conseguiu se reerguer devido a entrada de concorrentes de peso como Nintendo e Sega. Hoje a empresa tornou-se uma desenvolvedora de jogos e sua marca é controlada pela Infogrames.

22º TRAVELLERS TALES

Fundação: 1989, Inglaterra
Estúdio: torno-se um estúdio da Warner Bros
IPs: não tem
Resumo: 
Foi uma companhia independente até 2007 desenvolvendo jogos em parceria com grandes publicadoras. Ficou conhecida mundialmente com a parceira SEGA nos anos 90, desenvolvendo jogos como Sonic 3D Blast e Sonic R. Em seu gabarito temos jogos como Mickey Mania, Toy Story 1 e 2, Procurando Nemo, Lego Star Wars, Lego Batman, Lego Harry Potter, Lego Senhor dos Anéis e Crash Bandicoot.


21º SNK

Fundação: 1978, Japão
Estúdios: a própria
IPs: The King of Fighters, Metal Slug, Fatal Fury e Samurai Showdown
Resumo:
SNK foi uma produtora famosa por criar jogos de luta que batiam de frente na sua principal concorrente, Capcom. Sua principal contribuição foi revolucionar conceitos inovadores nos jogos de luta, como os sistemas de lutas, sistemas de combos e aplicações de efeitos gráficos no gênero. A empresa ainda criou o console Neo Geo baseado no arcade de mesmo nome e um portátil Neo Geo Pocket. Infelizmente seus produtos não fizeram sucesso comercial, devido ao preço e a pouca quantidade de jogos. Hoje a marca SNK é controlada pela Playmore, tornando-se SNK Playmore.

20º MIDWAY GAMES
Fundação: 1988, EUA
Estúdios: em processo de falência
IPs: Mortal Kombat, NBA Jam, Cruis'n USA, NFL Blitz
Resumo:
A Midway é uma das desenvolvedoras mais antigas, remota-se sua participação no mercado pela sua antecessora desde 1958. Em 2009 entrou em falência onde boa parte dos seus ativos foram comprados pela Warner Bros, mas ainda continua em processo de justiça a sua liquidação e a Warner ainda não conseguiu os seus direitos sobre a marca. Deixando de lado os aspectos econômicos, a Midway ficou famosa com Mortal Kombat e NBA Jam. Mortal Kombat conseguiu impactar a indústria pela realidade dos seus gráficos e pela violência imersiva jamais vistos antes. O sucesso de Mortal Kombat foi tão grande que chegou nas telas do cinema e até hoje é considerada uma das maiores séries de jogos de luta.

19º LUCAS ARTS



Fundação: 1982, EUA
Estúdios: não tem, adquirida pela Disney
IPs: Monkey Island, Indiana Jones, Star Wars
Resumo:
Apesar não ter emplacado em toda sua historia, uma IP blockbuster, a companhia sempre desenvolveu jogos de boa qualidade. Sua principal marca é Star Wars, que é explorada em diversos gêneros, destacando o Rebel Assault, Dark Forces, Battlefront, Knight of the Old Republic e The Force Unleashed.


18º TREASURE

Fundação: 1992, Japão
Estúdios: a própria
IPs: Radiant Silvergun e Ikagura
Resumo:
Formada por ex-membros da Konami, tornou-se uma das desenvolvedoras mais respeitadas dos fãs de games de ação que empregaram sistemas de jogo inovadores, curiosamente seus maiores sucessos comerciais foram Wario World e Mischief Makers ambos da Nintendo, mas foram os jogos desenvolvidas para terceiros que a empresa teve maior fama, como Gunstar Heroes, Guardian Heroes, Bleach e Alien Soldier da SEGA e Sin and Punishment da Nintendo.Também a produtora é respeitada pelas suas criações como Radiant Silvergun e Ikagura. Outros jogos que também inesquecíveis que ela desenvolveu foram Silhouete Mirage, McDonalds Treasure Land Adventure e Silpheed: The Lost Planet.


17º BETHESDA GAME STUDIOS


Fundação: 1986, EUA
Estúdios: a própria
IPs: The Elder Scrolls, Fallout 3
Resumo: 
Considerada por muitos críticos como uma das maiores desenvolvedoras de rpgs ocidentais. Ela comprou a marca Fallout da Interplay lançando o terceiro episódio. Considerado o melhor rpg ocidental de todos os tempos, segundo os críticos.


16º EPIC GAMES

Fundação: 1991, EUA
Estúdios: a própria
IPs:  Unreal
Resumo: 
Hoje a Epic Games é conhecida mundialmente pelo sucesso comercial de Gears of War. Através desse jogo a empresa popularizou o seu motor gráfico Unreal Engine 3. Além disso popularizou um gênero em crescimento, o TPS (Tiro em terceira pessoa ou Third Person Shooter). Sua jogabilidade avançada e inovadora tornou-se referência para os demais jogos do gênero, como Resident Evil 6 e o próprio Vanquish. A empresa vendeu a IP Gears of War para a Microsoft, mas continua no ranking porque continua contribuindo com a evolução gráfica dos jogos com sua nova engine Unreal Engine 4

15º NAMCO BANDAI GAMES

Fundação: 2006, Japão
Estúdios: Namco, Bandai entre outras
IPs: Tekken, Pac Man, Ridge Racer, Soul Calibur, Dragon Ball, Eternal Sonata, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto Ultimate Ninja
Resumo:
A Namco e Bandai são duas antigas produtoras japonesas que decidiram se unir e formar o grupo Namco Bandai Holding com objetivo de se consolidar no mercado e globalizar seus produtos. Hoje a Namco é conhecida pelos seus jogos arcade e os jogos de luta 3D. Já a Bandai é famosa por produzir jogos baseados em animes. Vale lembrar que Pac Man foi o primeiro sucesso da produtora Namco e é considerado o primeiro mascote criado da indústria.

14 MICROSOF GAMES STUDIOS


Fundação: 1994, EUA
Estúdios: Bungie, Rare, Ensemble Studios, Aces Game Studios,Lionhead Studios, FASA Studio, entre outros
IPs: Ages of Empire, Gears of War, Halo, Alan Wake, Fable, MechWarrior, Black & White
Resumo: 
A Microsoft Games Studios é outra grande publicadora, editora e desenvolvedora de jogos. Durante sua vida comprou diversos estúdios independentes de renome como a Bungie e Rare. Sua maior franquia de sucesso é Halo. Sua maior parceira é a Epic Games que desenvolve exclusivamente Gears of War para o Xbox 360, console da Microsoft.

13º VALVE


Fundação: 1996, EUA
Estúdios: a própria
IPs: Half Life, Counter Strike, Portal, Dota 2 e Left 4 Dead
Resumo: 
A Valve foi formada por ex-membros da Microsoft e tornou- se famosa pelo clássico revolucionário Half-Life. Um jogo que inovou a jogabilidade para o gênero FPS, ganhando vários prêmios e considerado até hoje um dos maiores jogos já lançados para PC. Com o sucesso estabelecido e o reconhecimento por parte da mídia e dos jogadores, a produtora continuou produzindo jogos de extremo brilhantismo técnico e jogabilidade diferenciada. Na atual geração a Valve mais uma vez se destacou com Portal, um FPS totalmente diferente de tudo que já vimos.

12º ID SOFTWARE

Fundação: 1991, EUA
Estúdios: foi comprada pela Zenimax
IPs: Wolfenstein 3D, Doom, Quake
Resumo:
A companhia simplesmente inventou um gênero, o FPS (First Person Shooter) através de Wolfenstein 3D, mas foi com Doom, que o gênero enfim caiu nas graças dos jogadores sendo um dos games mais influentes de toda a história. Hoje a marca ID foi comprada pela Zenimax Media, cujo tem os direitos sobre todos os jogos da desenvolvedora.

11º RARE

Fundação: 1985, Inglaterra
Estúdios: tornou-se um estúdio da Microsoft em 2002
IPs: Banjo Kazooie, Diddy Kong Racing, GoldenEye 007, Perfect Dark e Conker Bad Fur Day
Resumo: 
A Rare foi por muito tempo uma produtora parceira (second party) da Nintendo até 2001, desenvolveu os jogos da Nintendo como Donkey Kong Country e Killer Instinct. Mas foram seus jogos desenvolvidos para Nintendo 64 que tornou-se uma desenvolvedora de peso, graças a GoldenEye 007 e Perfect Dark, ambos elogiados pelos críticos devidos suas imensas contribuições ao gênero FPS.

10º TAKE-TWO INTERACTIVE




Logo do seu estúdio mais famoso

Fundação: 1993, EUA
Estúdios: 2K Games, Rockstar Games, Irrational Games, 2K Sports
IPs: 
Rockstar: GTA, Red Dead Redemption, Max Payn e Midnight Club
2K Games: Bordelands, Civilization, Mafia, X-Com
Irrational Games: Bioshock
2K Sports: NBA 2K, MLB 2K, WWE 2K e NFL 2K
Resumo: 
A Take Two foi fundada por Ryan Brian, um herdeiro rico e visionário. A companhia começou a ser notada depois da aquisição da Infogrames adquirindo os direitos de Civilization. Mas foi com aquisição da Visual Concepts da Sega que fazia a série de jogos 2K do Dreamcast que a companhia ficou mais conhecida no cenário da indústria de jogos. Mas é claro que foi GTA sua maior galinha de ouro do estúdio. A Rockstar Games 
é com certeza a desenvolvedora preferida dos jovens entre 10 a 22 anos, graças ao jogo GTA III para Playstation 2. Seu sucesso foi crucial para tornar uma das gigantes do setor. Com GTA III a companhia revolucionou o conceito de liberdade de jogos 3D que estava em pleno desenvolvimento, como Shenmue do Dreamcast. Mas também GTA trouxe de volta a polêmica dos jogos violentos e o uso do sexo nos jogos. GTA foi proibido por diversos países, mesmo assim, suas continuações sempre foram sucesso comercial. Se eu tivesse fazendo um ranking de 2010 pra hoje, facilmente a Take-Two estaria em primeiro lugar, seguido pela Ubisoft. Mas como o ranking é toda a história, quem sabe um dia, ela consiga chegar lá.

09º SQUARE ENIX


Fundação: 2003, Japão
Estúdios: Squaresoft, Enix,Square Enix Europe, Taito e Eidos
IPs: Final Fantasy, Star Ocean, Chrono Trigger, Valkyrie Profile, Dragon Quest, Tomb Raider, Hitman e Kingdom Hearts
Resumo: 
A Square ficou famosa com Final Fantasy e a Enix com Dragon Quest, jogos de rpg de muito sucesso no Japão e que conquistaram o mercado internacional. Com a necessidade de sobreviver no mercado as duas se juntaram, tornando uma das maiores publicadoras de jogos. A empresa ainda comprou a Taito e a Eidos para aumentar seu portfólio de games.

08º UBISOFT
Fundação: 1986, França
Estúdios: Ubisoft Montreal e outros estúdios espalhados em diversos países
IPs: Rayman, Assassin's Creed,Splinter Cell, Prince of Persia, Far Cry, Myst, Just Dance e Tom Clancy's
Resumo: 
A Ubisoft hoje é uma das maiores e mais importantes publicadoras do mundo. Seu sucesso não foi por acaso, sempre desenvolvendo jogos de qualidade a empresa foi conquistando seu espaço no mercado. Com Assassin's Creed a produtora enfim conseguiu o reconhecimento internacional, tornando a franquia de maior sucesso da produtora francesa. Seus personagens já são símbolos da cultura pop gamer.

07º KONAMI
Fundação: 1969, Japão
Estúdios: Konami Japan, Konami Sports, Konami Europe, Konami Shanghai, Konami America.
IPs: Metal Gear Solid, Castlevania, Silent Hill, Contra, Dance Dance Revolution e Pro Evolution Soccer
Resumo: 
Hoje a Konami é quarta maior desenvolvedora do Japão, atrás apenas da Namco Bandai, Sega Sammy e Nintendo. Ficou mundialmente famosa com o jogo Metal Gear Solid e Silent Hill para Playstation One. Meta Gear tornou um dos jogos mais influentes de toda a história dos videogames, com seu foco cinematográfico e uma jogabilidade inovadora e única. Através dele, Solid Snake tornou-se um dos personagens mais populares da cultura pop gamer.

06º ACTIVISION BLIZZARD


Fundação: 2008, EUA
Estúdios: Activision, Blizzard, Infinity Ward, Neversoft,Radical Entertainment, Ravem Software, Treyarch, Vincarius Visions entre outros.
IPs: Call of Duty, Crash Bandicoot, Guitar Hero, Starcraft, Diablo, Warcraft
Resumo: 
Simplesmente, a maior desenvolvedora de jogos em termos financeiros. As principais franquias responsáveis pela ascensão econômica da Activision foram Call of Duty Modern Warfare e Guitar Hero. Com a fusão com a Blizzard, tornou-se a maior produtora de jogos, superando a Electronic Arts. Boa parte dos seus jogos são sinônimo de apelo comercial e de extrema qualidade.

05º ELECTRONIC ARTS

Fundação: 1982, EUA
Estúdios: EA Sports, EA Games, Maxis, Origin, DICE, Criterion, Bioware
IPs: Need for Speed, Fifa Soccer, NBA Live, Road Rash, Desert Strike,Fight Night, The Sims, Battlefield, Dead Space, Dragon Age, Nascar,Command & Conquer, Mass Effect
Resumo: 
Você gamer não pode negar, algum jogo da E.A você terá um carinho especial e não é pra menos, a companhia desde que começou a desenvolver jogos para os sistemas 16 bits, em especial o Mega Drive, vem conquistando espaço e admiração dos gamers. Seu auge como produtora foi com o Playstation 2 conseguindo sucesso com suas principais franquias. Hoje a companhia é a segunda maior do mundo em termos financeiros comprando diversos estúdios de renome internacional como a Bioware e a DICE.

04º CAPCOM
Fundação: 1983, Japão
Estúdios: tem estúdios espalhados em diversos países
IPs: Mega Man, Street Fighter, Resident Evil, Dino Crisis, Devil May Cry, Marvel vs Capcom, Monster Hunter, Strider, Final Fight, Onimusha, Okami, Breath of Fire, Lost Planet, Ghouls'n Ghosts.
Resumo: 
uma das produtoras mais queridas pelos gamers, sua fama começou com o desenvolvimento de jogos para o Nes, mas foi com Street Fighter II para os Arcades que a produtora começou a ficar famosa. O jogo foi uma revolução do gênero de luta e tornou-se um clássico absoluto. A empresa conseguiu um sucesso internacional com Resident Evil para Playstation One, deixando a imagem da empresa associada a somente games de luta. Hoje é uma empresa respeitada e admirada pelos críticos e gamers, entretanto a polêmica com seus DLCs e o abuso de atualizações de uma mesma versão queimaram seu filme com muitos jogadores.

03º NINTENDO
Fundação: 1889, Japão
Estúdios: Retro Studios, Hal Laboratory, Game Freak, Monolith Soft e outros estúdios
IPs: Mario Bros, Zelda, Donkey Kong, Pokemon, Star Fox, Mario Kart, Wii Sports, Super Smash Bros, Kirby's, Metroid, Mario Party, Xenoblade, Xenosaga
Resumo: 
A Nintendo é uma produtora antiga tão quanto a Atari no ramo dos videogames. A empresa é uma das poucas que conseguiram associar sua marca ao ramo de videogames criando fãs incondicionais ao redor do mundo. É considerada pela IGN a maior produtora de todos os tempos. A IGN e muitas outras mídias especializadas são fãs da produtora e o carinho deles pela Nintendo é notável.

De fato é uma grande produtora que desenvolveu jogos influentes como Mario Bros e Zelda. Entretanto há décadas que a companhia não cria uma IP de peso vivendo de suas eternas galinhas de ouro. Apesar do foco na diversão, o desenvolvimento gráfico de seus jogos são ultrapassados e poucos inovadores se comparados com as grandes desenvolvedoras do ramo como E.A, Ubisoft, SONY e entre outras. 

A jogabilidade e os gráficos pouco evoluíram e nota-se que seus jogos sempre são releituras dos jogos antigos com apenas umas melhorias no que tange ao desafio, dando a falsa impressão de renovação da série. Mas é justamente por causa dessas características únicas de manter a essência das suas franquias e também pela mudança de foco em criar produtos diferenciados da concorrência que a empresa conseguiu se a reajustar no mercado e torna-se a líder mundial de vendas com o videogame controverso Wii.

Mas nem tudo são flores, a Nintendo agora está colhendo seu passado conservador e sua tal inovação está cada vez menos influenciável. O Wii U está sendo contestado e seu público fiel cada vez mais caindo a ficha de que a Nintendo de outrora não faz tanto mais diferença.

02º SONY COMPUTER ENTERTAINMENT

Fundação: 1993, Japão
Estúdios: SCEA, Sony Japan Studios, Polyphony Digital, Naughty Dog, Santa Monica Studio, Guerrila Games, Media Molecule, London Studio entre outras.
IPs: God of War, Uncharted, LittleBigPlanet, Gran Turismo, Ico, Shadow of Colossus, LocoRocco, Patapon, Ape Escape, The Last of Us, Jak and Daxter, Resistance, Killzone, Infamous, etc.
Resumo:
A Sony é uma gigante do setor eletrônicos fundada em 1946 no Japão, transformando numa multinacional com várias divisões de mercado, dentre elas, a SCE. Por incrível que pareça antes da sua fundação, a empresa já tinha desenvolvidos jogos para as fabricantes concorrentes, Sega e Nintendo, era a Sony ImageSoft. Por ironia do destino, a Sony iria fabricar um acessório para o Super Nintendo para concorrer com o Mega CD, mas por desentendimentos contratuais a Nintendo vetou o projeto e a Sony vendo que o seu projeto era promissor, investiu nele e lançou o Sony Playstation para concorrer com o Sega Saturn e o Nintendo 64, o resto é história e todos sabem o que deu.

Falando em jogos a companhia tem hoje os estúdios mais talentosos e respeitados do mundo. Tanto que a IGN para não ser injusto com a Nintendo, teve que ramificar seus estúdios. Não é pra menos, a criatividade de séries renomadas e famosas não tá pra brincadeira e não é clichê ao dizer que a empresa continua criando novas IPs fantásticas, como é o caso de Beyond, Until Dawn, Rain, Puppeteer, Tearaway e The Last of Us.

Os istas de plantão vem acusando de copiadora da ideias de outras produtoras, principalmente a Nintendo. Ai eu pergunto, se fosse cópia, cadê o processo de direitos autorais sobre a Sony? Isso é um mercado sério, copiar é crime. A Nintendo não criou nada, suas ideias como o controle de movimentos, o Super Smash Bros, o Mario Kart, o Wii U e o 3DS são aprimoramento de tecnologias ou ideias já existentes. Por exemplo, o caso de Super Smash Bros já é um ideia evoluída de Sonic Fighters e Power Stone. Está certo que Playstation Royal Battle é na prática um clone de SMB, mas se eles conseguirem uma jogabilidade diferenciada pode tornar uma série renomada, só o tempo dirá.

De qualquer forma a Sony conquistou milhões de fãs da marca Playstation e está colhendo com as vendas do Playstation 4 e o Playstation 3. Com sua política direcionada aos gamers, como assinatura da Playstation Plus, jogos gratuitos sem precisar de plus, apoio as indies (produtoras pequenas e independentes), publicidade forte e criação de muitos jogos exclusivos, a Sony tem um lugar cativo no coração de muitos jogadores ao redor do mundo.

01º SEGA


Fundação: 1940, Japão
Estúdios: Sega Am, Sega Am2, Sega Am3, Sonic Team, Yakuza Team, Atlus, Relic Entertainment, Sega Sports, Sega Networks, Sega Studios Australia, The Creative Assembly, Sports Interactive, Three Rings Design, Sega America, Sega Europe e Sega Wow
IPs: Sonic, Virtua Fighter, Virtua Racing, Out Run, Daytona Usa, House of the Dead, Virtua Cop, Virtua Tennis, NBA 2K, NFL 2K, Sega Rally, Panzer Dragoon, Phantasy Star, Shining Force, Valkyria Chronicles, Streets of Rage, Golden Axe, Alex Kidd, Vectorman, Kid Chameleon, Ristar, Shinobi, Skies of Arcadia, Shenmue, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Bayonetta, Vanquish, Binary Domain, Yakuza, Total War, Football Manager, Samba de Amigo, Chuchu Rocket, Puyo Puyo, Columns, Nights, Super Monkey Ball, Company of Heroes, Hatsune Miku, Alien Isolation, Persona, Shin Megami Tensei, Sonic & All-Stars Racing, Valkyria Chronicles, Resonance of Fate, Alpha Protocol, Phantasy Star Online
Resumo: 
Difícil medir em palavras para descrever sobre a Sega, pois sua historia de tão rica poderia facilmente transformar num livro. Também fica até difícil por onde começar para justificar seu primeiro lugar, porque na verdade existe dezenas de razões. Dentre todas as razões a mais notável é que essa empresa tornou-se no tempo uma desenvolvedora de peso e respeitada dos anos 80 e 90 e que ainda continua entre as mais importante desenvolvedoras do mundo, claro que hoje seus holofotes diminuíram em relação aos tempos de outrora quando  era uma fabricante de consoles.

Apesar de todos os problemas administrativos, decisões equivocadas, falta de um líder símbolo da empresa e os desafios de mercado como a concorrência e os contratos de exclusividade, a empresa conseguiu sobreviver nesses mais de 40 anos de vida depois de tantas dificuldades financeiras. E como uma empresa que teve prejuízos gigantes na era Saturn e Dreamcast conseguiu viver até hoje? Qual o segredo?

É nesse ponto meu caro leitor que quero enfim chegar. A Sega era uma empresa "pequena" no ramo dos Video Games com seu SG-1000. Pequena porque estava acabando de entrar nesse ramo, pois no ramo de Arcades era considerada a gigante do setor e isso deve-se ao seu pioneirismo desta área. No ramo de videogames o desafio era enorme, porque a Atari e a Nintendo praticamente dominava. 

Mas o SG-1000 serviu de aprendizado e mais tarde lançaria o Master System console de 8bits bem mais sofisticado que os concorrentes direto. Entretanto a Sega não tinha apoio das desenvolvedoras, principalmente porque a maioria estavam presas pela Nintendo, através de contratos de exclusividades ou simplesmente por fidelidade comercial. 

Então a Sega para manter o Master System teve que se virar nos 30, como dizemos. Tornou-se então obrigada a desenvolver jogos para seu sistema e foi ai que começou a nascer uma desenvolvedora de peso. Mas foi no Arcade e com o Mega Drive que definitivamente o mundo conheceu o leão azul. A quantidade de jogos pioneiros e clássicos que ela desenvolveu durante os anos 80 e 90 é de tirar o chapéu. 

Simplesmente ela foi responsável pela iniciativa de desenvolvimento dos jogos 3D com Virtua Fighter, Virtua Racing, Virtua On, Virtua Cop e Virtua Tennis. Todos eles referência de pioneirismo na indústria. Sem falar dos clássicos que ela criou durante toda sua vida, um deles foi capaz de derrubar a Nintendo da liderança do mercado mundial. Sonic The Hedgehog é um dos personagens mais famosos do mundo dos videogames e ele foi sucesso mundial no inicio dos anos 90 e até hoje já vendeu mais de 80 milhões de cópias.

Outra razão é a capacidade da empresa de desenvolver e criar jogos de diferentes gêneros. Sem contar a sua habilidade de criar personagens e máquinas de arcades inusitadas e divertidas. Quem nunca jogou Daytona Usa, Streets of Rage ou Sonic? E suas famosas músicas? Outra razão que a faz diferente de todas as outras companhias. A Sega sempre criou músicas originais para seus jogos e até hoje essa tradição se mantém, com raras exceções.

Então volto a pergunta, Qual o segredo? O segredo está na habilidade de criar IPs ou jogos que mesmo não tendo apelo comercial, tornam-se clássicos e referência dentre tantos jogos de qualidade. Até hoje a empresa sempre nos presenteia com alguma IP nova, com novos conceitos ou com novas formas de jogar.

Hoje a marca Sega é controlada pela Sega Sammy Holdings e por valor de mercado é a sexta maior publicadora do mundo. Entre tapas e beijos, entre amores e ódios, entre elogios e críticas. Seguida por mais de 2 milhões de fãs nas redes sociais, a desenvolvedora de Sonic continua sendo uma das mais importantes empresas do mercado. Não é a mídia tendenciosa que faz de tudo que seus jogos não sejam lembrados e os famoso istas invejosos que iram sujar sua história e seu valor. Esse ranking prova como essa empresa merece estar em primeiro lugar, compare e tire suas próprias conclusões.


COMO FICARIA O RANKING SE FOSSE CONTAR OS ÚLTIMOS 15 ANOS?

01. Sony (Uncharted series, God of War series, Ico, Shadow of Colossus, Gran Turismo, Ratchet & Clank series, Sly Cooper series, LocoRocco, Patapon, Ape Escape, The Last of Us, Jak and Daxter series, Resistance series, Killzone series, Infamous series, LittleBigPlanet series, Playstation All-Star Battle Royal, Modnation Racers, Puppeteer, Demons Souls, Journey, Motorstorm series, Flow, Flower, Heavy Rain, Beyond Two Souls, The Legend of Dragoon, Parappa the Raper, Eye Pet, Sport Champions, Tearaway)
02. Take-Two (GTA series, Bioshock series, Red Dead Redemption, Max Payn series, 2K sports series, Borderlands series)
03. Ubisoft (Assassin's Creed series, Rayman Origins, Rayman Legend, Just Dance Series, Watch Dogs, Far Cry series, The Crew, Tom Clancy's series, Shape Up, Valian Hearts, Raibow Six, Splinter Cell series, Prince of Persie series, Child of Light)
04. Microsoft (Halo series, Gears of War series, Killer Instinct, Banjo Kazooie, Conker, Forza series, Ages of Empire series, Alan Wake, Fable series, Kinect series, Viva Penata, Microsoft Fligt Simulator, Crackdown, Zoo Tycoon, Sunset Overdrive, Project Spark)
05. Sega (Shenmue 2, Skies of Arcadia, Virtua Fighter 4 Evolution, Virtua Fighter 5 Final Showdown, Sonic Adventure 2, Sonic Colors, Sonic Unleashed, Sonic Generations, Sonic Lost World, Sonic 4 Episode 1 e 2, Sonic All-Stars Racing e Transformed, Sonic Jump, Sonic Dash, Sonic Boom, Virtua Tennis 4, Sega Rally Revo, Valkyria Chronicles, Vanquish, Bayonetta, Binary Domain, Resonance of Fate, Total War Series, Company of Heroes 2, Alien Isolation, House of the Dead Overkill, Go Dance, Hatsune Miku, Football Manager, Yakuza Series, Caslte of Ilusion Remake, Kingdom Conquest, Jet Set Radio, Phantasy Star Online 2, Spiral Knight, Shining Series.)
06. Nintendo (Super Mario Galaxy I e II, NSMB 1 e 2, Wii Sports, Wii Fit, Wii Music, Wii Play Mario Kart Wii, Mario Kart 7 e 8, Super Mario Sunshine, Animal Crossing, Donkey Kong Country Returns e Freeze, Zelda Skyworld Sword, Metroid Other M, Metroid Prime: Trilogy, Pikimin, Pokemon diversas cores, Punch-Out, Super Paper Mario, Super Smash Bros Brawl, Xenoblade).
07. Namco Bandai (Naruto, Dragon Ball Z, Ridge Racer, Soul Calibur, Tekken 5 e 6, Eternal Sonata, Ace Combat 6, One Piece, Series Tales of, Afro Samurai, Enslaved, Ni No Kuni, Dark Souls, Project X Zone, 
08. Activision Blizzard (Guitar Hero, Call of Duty: MW, Starcraft 2, Diablo 2 e 3, World of Warcraft)
09. E.A (Fifa Soccer, Need for Speed, Battlefield, Dead Space, UFC e The Sims)
10. Square-Enix (Final Fantasy, Tomb Raider, Dragon Quest, Sleeping Dogs)
11. Valve (Portal 2, Half Life 2, Left 4 Dead, Dota 2, Team Fortress 2 e Counter Strike Global Offensive)
12. Capcom (Resident Evil 4, Onimusha, SF 4, Okami e Dead Rising)
13. Konami (PES, MGS, Castlevania: Lord of Shadow, Dance Dance)
14. Disney (Epic Mickey, Disney Infinite, Kingdom Hearts, Toy Story)
15. Tecmo (Dead or Alive e Ninja Gaiden)
16. Codemasters (F1 e Dirt)
17. Bethesda (The Elder Scrolls)
18. Pop Cap (Plants vs Zombies e Bejeweled)
19. Rovio (Angry Birds)
20. Riot Games ( League of Legends)


REFERÊNCIAS:
As 100 maiores desenvolvedoras

TOP 50 IGN das maiores desenvolvedoras


MENÇÕES HONROSAS


Company of Heroes, Homeworld, Warhammer
Grid, Formula 1, Dirt

Desenvolve jogos para terceiros, a mais conhecida Sumo Digital

Bomberman

Dead or Alive, Ninja Gaiden, Fatal Frame
Alladin, Lion King, Epic Mickey, Disney Infinite, Kingdom Hearts

58 comentários:

  1. Olá Francisco! cara que pesquisa legal hem!! nossa sua página ta virando referência. Só estou esperando o primeiro lugar!! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André, é pq esse é meu hobby, além de jogar, adoro escrever sobre games e o tempo passa e tenho mais vontade. Hoje sai o primeiro lugar, aguarde, abraço

      Excluir
    2. ola eu sou brasileiro eu venho algum tempo tendo ideias para criar um jogo gostaria de passar essa ideia a frente pois esse jogo pode ser muito bom ele não tem base em nenhum jogo até hj inventado eu não criei pois eu não sem mexer com programas de criação de jogos mais uma coisa sei que pode ser um dos jogos com mais entretenimento que se for lançado em 2016

      Excluir
    3. Olá Unknown, tenho vontade de ser produtor de games quando eu for maior, será que poderíamos conversar sobre esse jogo dos seus sonhos?
      Me adicione no Skype: lucas.trindade66

      Excluir
  2. Nintendo em terceiro... Sony em segundo.... rs
    Gosto pessoal é gosto pessoal... rs
    Nunca existirá uma empresa como a Nintendo. A Sega, até teve os seus momentos, mas sucumbiu pela sua própria incompetência.
    A Nintendo tem os maiores e melhores personagens da história dos games. Só para os fãs da Sega terem uma noção exata disso, o jogo mais vendido da historia da Sega, é para um console Nintendo (Wii) e tem como personagem principal, o maior personagem da história dos vídeo games, Mario... isso é até engraçado rs
    Não adianta, até em jogos feitos pela própria Sega, o Sonic vira um coadjuvante perto do Mario... rs
    O jogo citado é: Mario & Sonic at the Olympic Games



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Primeiro o jogo mais vendido de Sonic foi "Sonic The Hedgehog" com 19 milhões. O jogo citado n é considerado um jogo de Sonic e sim um spin-off. O nome tem Sonic e Mario, então as vendas são compartilhadas,

      2 - Afinal de contas Sonic derrubou Mario e Nintendo no inicio dos anos 90. Transformou numa mania mundial e até hoje já vendeu mais de 80 milhões de unidades. É sempre lembrado entre os maiores jogos ou franquia criado. Tanto que em documentários e filmes ele é sempre lembrado.

      3 - A SEGA sempre é reverenciada em artigos e livros sobre sua importância e seus feitos na história dos videogames.

      4 - A SEGA foi uma das pioneiras em máquinas de diversão Arcade

      5 - A SEGA liderou o investimento dos primeiros jogos 3D, sua contribuição é imensurável

      6 - A SEGA tornou-se uma produtora de peso nos anos 90 , sendo considerada por muitos como a melhor produtora da época, pela sua variedade de gêneros e sua qualidade intrínsica

      7 - A SEGA sempre criou IPs e continua investindo em novas IPs

      8 - A Sega cria jogos únicos e/ou influenciáveis - Virtua Fighter, Sonic, Virtua Tennis, Phantasy Star Online, Crazy Taxi, NBA 2K e NFL 2K (criado pela Sega Sports e vendido posteriormete), Chuchu Rocket, Space Channel 5, Super Monkey Ball, Jet Set Radio, Shenmue, Valkyria Chronicles entre outros.

      N tem como comparar, a SEGA como produtora é bem mais rica e variada que a Nintendo. A Nintendo como administradora é sim respeitável, mas ela como produtora fica aquem e restrita algumas franquias dela, pq o resto é desenvolvido por terceiros e estudios internos que ela investiu.

      Mas n fique revoltado com minha lista, a IGN e outros sites babam sua empresa. Meu blog n vai mudar o mundo mainstream gamer e a opinião dos istas. Games é entretenimento, respeito sua opinião de achar a Nintendo e respeite a minha por achar a SEGA. OK?

      Excluir
    2. Não estou revoltado, muito pelo contrário, isso aqui é só opinião sobre games... Isso não me deixa revoltado, eu só apenas quis dar a minha opinião, e não obrigo ninguém a concordar com ela. Não concordo com a sua opinião e tenho certeza que a grande maioria das pessoas que gostam de video game também não, mas respeito. Não estou aqui para ofender ninguém e sim para falar de games, vivi intensamente a "guerra" Nintendo x Sega e sinto muita saudades desses tempos... rs

      Eu não disse o jogo mais vendido do Sonic e sim da Sega.
      Sonic Hedgehog vendendo 19 milhões... vc deve ter dados que o resto do mundo não tem. rs
      Vou deixar um link sobre os jogos mais vendidos da Sega, de um site reconhecido e respeitado. Confira:

      http://www.vgchartz.com/gamedb/?name=&publisher=1452&platform=&genre=&minSales=0&results=200

      Esse negócio que derrubou o Mario e a Nintendo é um pouco de exagero e também uma analise muito simplória e ignorando varios fatores. a Sega aproveitou e lançou o seu 16 bits na frente e somado a uma grande campanha de markenting conseguiu ser lider de vendas por um certo tempo... Mas no final da era 16 bits a Nintendo venceu. FATO!
      E se a Sega conseguiu vender 80 milhões de jogos do Sonic, a Nintendo vendeu do Mario, 231 milhões, isso sem contar as vendas mais recentes e diferente da Sega, os jogos do Mario, são vendidos apenas para plataformas Nintendo. O Sonic, hoje é vendidos para todas as plataformas, até para computadores o que torna esses 80 milhões um número relativamente baixo.

      Concordo com vc! Respeito muito a Sega como produtora de jogos. Mas para história dos games nada se compara a Nintendo. Fato!
      Mas a Nintendo, apenas salvou a industria dos video games, depois que a própria Atari, acabou com ela com o monte de lixo que ela colocou no mercado. Sem o Nes, e o grande sucesso que ele teve em um mercado em que ninguém mais acreditava nos games, com certeza nem estariamos discutindo isso aqui. Isso é realmente importante.

      Sobre investimentos sobre jogos 3D:
      A Nintendo mostrou ao mundo como seria os jogos em 3D com o Super Mario 64. Depois todas as outras empresas compiaram o formato Super Mario 64. Ser copiada é normal para a Nintendo.
      Pena que a Sega, até hoje não conseguiu criar um jogo realmente bom do Sonic em um mundo 3D.

      Jogos da Sega:
      Gosto da maioria dos jogos da Sega, que vc citou.
      Mas pela Nintendo eu digo: Mario, Zelda, Super Metroid, Donkey Kong, Smash Bros, Star Fox, F-Zero (aliás a Sega fez um belo trabalho no F-Zero do Game Cube rs), Mario Kart, Pokemon, Fire Emblem, Kid Icarus, Kirby, Pikmin, Pilotwings, Wave Race, 1080°....

      Nenhuma empresa tem exclusivos tão fortes e carismáticos como a Nintendo. Os exclusivos da Nintendo são tão fortes, que são capazes de sozinhos manter um video game como o Wii, tão inferior graficamente ao PS3 e ao Xbox 360, lider de vendas nessa geração. Coisa que os jogos da Sega jamais conseguiriam, tanto é que ela fracassou com varios hardware, antes de falir e virar apenas uma produtora de jogos.

      Discordo totalmente de vc, nem uma produtora é mais e rica e variada que a Nintendo. A importância para o mercado de games, tanto na parte de software e hardware nada pode se comparar a Nintendo. A Nintendo é uma da empresas que definiu o que é jogos eletrônicos.
      Estudios internos todas as empresas tem, a própria Sega tem varios ou tinha (rs), alguns exemplos: AM1, AM2, AM3, AM4, AM5, Team Andromeda, STI, Sonic Team...

      Excluir
    3. Francisco, perdão, mas em vários pontos você está sendo muito "ista". "Sonic the hedgehog" vendeu 19 milhões em multiplataformas; como um jogo para o Mega não chegou nem a metade disso. Portanto, "Mario & Sonic at the Olympic Games" continua sendo o game da Sega mais vendido pra UMA plataforma só até hoje.
      E que fonte é essa que assegura que Sonic derrubou Mario e Nintendo no início dos anos 90? Todos os games de Mario do Snes venderam mais que qualquer um do Sonic, muito mais. E se você estiver se referindo à competição com o Nes, do momento antes do Snes entrar no mercado, aí também não procede: só o primeiro Super Mario Bros. vendeu cerca de 50 milhões e fez Nintendo ser sinônimo de video game.
      Curto muito a Sega, mas devo admitir que em momento algum ela chegou a incomodar a Nintendo em seus tempos áureos, quanto mais superar a mesma (putz!).
      Poxa, acho legal o seu blog e também a sua paixão por games clássicos, mas fanatismo é coisa que realmente não vale a pena ler.
      Um abraço

      Excluir
    4. acho quem está sendo ista é vc, q n aceita nada aqui publicado. Sonic representou a virada do jogo no mercado americano, impulsionou a venda do Sega Genesis para 15 milhões de cópias, sim o jogo era vendido na caixa assim como foi Super Mario World que o imitou a estratégia. Alias vale ressaltar que Super Mario Bros suas vendas tb foram representados pela vendas de Hardware e n de forma avulsa.

      Nesse sentido de forma avulsa, o Sonic vendeu 4 milhões, dado esse q a Vgchartz faz questão de mostrar, diferente de SMW e Super Mario Bros q ela faz questão de somar os numeros da caixa.

      Sem esquecer claro e vou tentar refrescar sua memória que a Nintendo tinha 90% de mercado nos EUA, e a SEGA com Sonic deixou nos meros 35%! Nos anos 91, 92 e 93.

      Se vc gosta da Sega mesmo, deveria ter respeito, pq ela fez criar uma guerra de consoles, quebrou o monopólio da Nintendo. Vc deveria ter admiração por essa empresa que fez mostrar ao mundo que existe um mercado competitivo e promissor.

      mas não vc fica é tentando mostrar sua insignificância mercadológica, história e seu valor de produtora de jogos. Cara eu sou o ista?? Reflita vc mesmo, eu sou o ista da história?

      Excluir
  3. Verdade.. a unica coisa que a nintendo criou foi Mario.

    ResponderExcluir
  4. todas as empresas listadas deram sua contribuição aos jogos eletrônicos. A Atari criou a industria. A Nintendo recuperou a industria no seu momento de crise. A SEGA quebrou o monopólio da Nintendo e mostrou q o ramo era promissor e a SONY popularizou Playstation como sinonimo de videogame e deixou o ramo mais adulto.

    Dizer que a Nintendo é a melhor é um fato meramente subjetivo e parcial. Essa industria é entretenimento e cada jogador terá suas preferencias assim como os próprios avaliadores. No caso da IGN ela acha a Nintendo, no meu caso eu acho a SEGA, outros acham a SONY ou ATARI. Cada um com suas opiniões, ngm tem a verdade absoluta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns Criam, outros copiam e a SONY MELHORA!!!!!

      Excluir
    2. Assim como a Rockstar Games/Take Two foi importante para jogos mundo aberto, a Bethesda pelos RPG ocidentais e assim por diante, todas empresas citadas tem sua importância pelo menos em algum momento, embora hoje algumas empresas dessa lista não dão jus a historia que tem.

      Excluir
  5. Gosto da Sega, gosto de algumas coisas da Sony e tal... Mas reputar essas duas como as maiores devs de todos os tempos, perdão, mas é piada. Com algum esforço ainda colocaria elas entre as 10.
    A Nintendo pode ser ridícula atualmente porém todo o segmento de consoles caseiros que ainda existe hoje é herança dela, bem como o advento da imersão e densidade nos jogos, com enredo fechado, de início, meio e fim, personagens característicos, algo além de um mero puzzle distrativo, digamos assim, a partir do Nes. E outra: essas franquias aí não representam nem 1% das IPs criadas pela Nintendo ao longo da história. Acontece que ela é uma empresa mercenária e investe apenas nisso hoje pq é isso que dá lucro.
    Eu queria que a Nintendo lançasse um game como Shenmue, mas a que custo? Investir rios dinheiro sem garantia de retorno e falir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johh Rufus primeiro vc ainda n entendeu, eu avalio a qtda de jogos desenvolvidos q cada produtora no tempo nos presenteou. Não é qualquer jogo, são jogos de qualidade e q de uma forma ou outra contribuiu com a evolução do gênero ou sendo como uma referência do gênero.

      Infelizmente vc n vai entender minha colocação, pq seu pré-conceito assim como a da IGN é que a Nintendo é responsável por todos os gêneros possíveis e pela toda criatividade do mundo. Pra mim engano seu e da IGN, pois os jogos da Atari e do PC deram todas as bases tecnológicas e os princípios da jogabilidade moderna.

      A Sega, por exemplo, é uma das empresas mais antigas do ramo e uma das que mais contribuiu com sua evolução. A IGN cuspiu literalmente na sua história e, perdão, vc tb está cuspindo.

      Confesso que não cuspi na Nintendo, pq coloquei ela em terceiro lugar, poderia ter colocado em segundo, justo, mas pra mim a Sony a superou em criatividade nos ultimos tempos, apesar de vocês chamarem de copiadora de ideias. Isso é uma opinião, sei que a Nintendo criou IPs incriveis nos anos 80 e algumas nos anos 90. Mas e nos anos 2000? Vc esquece q a Sony é responsável pelo popularismo e "adultismo" dos jogos eletrônicos.

      Agora em termos de avaliação histórica, ai são outros anos e mesmo assim é dificil medir quem teve mais importância no tempo. Essa é uma discussão subjetiva por mais q vc tenha seus argumentos, nunca será verdade absoluta e falei isso no começo do ranking, fui transparente. Aliás vc leu mesmo, ou só olhou o ranking?

      Eu também gosto da Nintendo, pode parecer que não, pq hoje a critico, mas sua nova postura já está me conquistando, Bayonetta 2 mostra sua intenção. E pra registrar sou fan de Donkey Kong Country e Star Fox. E tenho simpatia com o personagem Yoshi da franquia Mario.

      Aliás dei uma atualizada e aumentei para 25, pq seria injusto n colocar a Atari e a Namco, por exemplo.

      Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir


  6. sem querer ofender nem nada mas na minha opniao a nintendo e insuperavel...deveria estar em primeiro, e a sony tbm deveria estar na frente da sega, pois o psx foi incrivel,a sony deveria estar em segundo... a sega tbm e muito legal pois criou o sonic, mas gosto mais mario e acho que no fim das contas a nintendo ownou a sega...na verdade acho que a capcom deveria estar na frente da sega tbm...entre outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, opinião lida e registrada. Obrigado, abraço

      Excluir
  7. Devo falar, vi esse ranking hoje e ele lavou minha alma.
    ótimo ranking, e mesmo o site tendo um inclínio seguista, é sim aceitável a sega estar em primeiro.
    De fato é muito triste a grande mídia dando tanta importância a Nintendo que só lança Mario enquanto temos aí várias sempre tentando criar coisas novas, como a Sony, a própria MS, a Sega...
    Sério cara, o seu top mostrou um lado totalmente diferente. Mas mostrou algo muito mais justo que a gente costuma ver na mídia aí
    E vou além: Pra mim a Capcom TAMBÉM é mais importante que a Nintendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em colocar a Capcom em terceira. Não seria injusto, é uma das poucas produtoras que tem diversos jogos importantes em diversos gêneros. Mas o que me levou a Nintendo em terceiro foi sua tradição, ou seja, seu legado. Apesar que atualmente não a considero nem a TOP 10. Se levarmos em consideração os anos 2000, acho que a Capcom, Sony, Ubisoft, Konami, Sega, Rockstar, Activsion, EA, Square-Enix, Namco, Microsoft e a Valve estão bem a frente da Nintendo em produção de jogos modernos. Obg pelo comentário!

      Excluir
  8. quanta bobagem cara.. quer dizer que a Nintendo tem emnos relevância do que sony, sega ou capcom... onde vc estava quando a Nintendo salovou o mercado de games... onde vc estava quando a Nintendo criou o maior mascote símbolo de games para sempre... eu tenho TODOS os videogames da sega e inclusive seus add-ons.. porem só um louco ou istas apaixonados para reverenciarem as suas paixões do que enxergar fatos... a Nintendo só fez criar mario né... então ela é líder de vendas no Wii.. sim aquela merdinha ali..por causa de que.. de mario!! ahh faça-me o favor neh!!;; coloque dados imparciais ou pelo menos justos,,chega de fazer xilique com istas... por isso que sites RESPEITADOS sabem o que dizem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso pq n coloquei a Nintendo em primeiro? Cara eu não sou ista apesar de ser fan da Sega, sou gamer e tive todos os consoles q vc nem imagina. Tenho mais de 20 anos de experiencia no mercado. Li muitas revistas e até 1 livro sobre o ramo. Sei muita sobre a Nintendo, Sony e Sega. Respeito todas elas.

      O problema é que você como a grande maioria dos fans da Nintendo, agem por emoção. Veja bem colega, eu falo DESENVOLVIMENTO DE JOGOS. E fui até bonzinho com a Nintendo, pois esta está praticamente parada na criação de jogos inovadores ou de novas IPs.

      Se você quer falar sobre importancia de empresa para o mercado, você está no artigo errado. Sobre isso posso fazer um resumo:

      ATARI - responsável por criar a industria dos videogames;

      NINTENDO - uma das responsáveis por recuperar a industria dos videogames apos o crash de 84 e por popularizar jogos de movimentos;

      SEGA - responsável pela quebra de monopólio da Nintendo no mercado de consoles e dos jogos, fazendo com que a industria tenha concorrencia e seja promissor;

      SONY - responsável pela popularização do videogame na midia mundialmente e por deixar o videogame como uma estação de entretenimento.

      Excluir
  9. Gostei muito da Sega em primeiro, porque realmente ela é a maior produtora de jogos da história. Podem pegar vendagens, falar da importância dessa ou daquela empresa pra criação disso ou daquilo, mas a Sega foi a empresa que literalmente peitou todo mundo! É isso que é foda na Sega. Ela era grande nos arcades e competia com as Konamis e Capcons e Ataris e Taitos etc... e então foi para o mundo dos videogames caseiros batendo de frente com nada mais nada menos do que a Nintendo! E pra isso ela precisou de jogos. Não foi o hardware do mega drive, do saturn do dreamcast o mais importante... Ela pode ter criado inúmeros apetrechos meio inúteis, mas os jogos! Meu, os jogos! É a empresa que tem pelo menos dois ou três grandes trunfos em qualquer gênero de game existente, simplesmente isso. E até criou alguns gêneros, se formos analisar a fundo. Não importa se o Sonic vendeu mais que o Mário, se o Virtua Fighter é mais divertido que o Tekken, se o Daytona USA acaba sendo chatinho perto de tantos simuladores que vieram depois... Fora todos os jogos licenciados que a Sega competentemente fez!... É simples: quer beat and up, tem Streets of Rage 2 que é referência. Luta? o Virtual Fighters foi o primeiro 3D. Arcades? Shinobi e inúmeros outros. Personagens carismáticos em games de plataforma? Sonic! mas tbm tem o Alex Kidd do master system. Quer RPG? ATé nisso a Sega foi revolucionária com seu Phantasy Star, fora o Beyond Oasys ou Shinning Force que são bem divertidos... Personagens licenciados? difícil citar a quantidade... E ainda tem muito game de esporte hoje em dia pouco conhecido, mas que fez boa parte das vendagens do mega do início... A Sega se aventurou em praticamente qualquer estilo de jogo, criou inúmeros personagens, enredos, trilhas etc etc... Todas essas empresas são importantes e foda pra caralho, mas a Sega, como desenvolvedora e produtora de jogos foi a mais revolucionária.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua lista, embora eu discordo de algumas posições.

    O que acontece é que a mídia especializada sempre acaba sendo previsível, deixando a Nintendo ou a Sony em primeiro lugar no ranking, ora por quererem ser politicamente corretas, ora pelo "ismo" do criador da lista ter falado mais alto.

    Bem, eu sou um dos poucos que entenderam o seu ranking e é incontestável a posição da Sega em primeiro lugar. Basta ver a variedade das franquias criadas pela Sega que ainda são usadas. Basta ver também boas franquias criadas nos antigos consoles da empresa que nunca tiveram continuações na nova geração. É indiscutível que a qualidade dos jogos da Nintendo são ótimas, que vendem bem, etc. Mas... a maioria destes jogos são da franquia do Mário, Zelda, Kirby, Metroid e Donkey Kong. O resto são third-parties, como os da Rare.

    Portanto, grande parte das franquias criadas pela Sega foram as responsáveis por deixarem os consoles da Sega competitivos num mercado que era dominado pela Nintendo e seus contratos de exclusividade. Um mercado do qual outros fabricantes não tiveram espaço.

    Ainda por cima vem gente te chamar de "ista". Acredito que você foi muito bonzinho ter deixado a Nintendo em terceiro lugar (de acordo da proposta deste ranking), pois eu a deixaria em quarto lugar pelos segintes motivos:

    A Sega ficaria em 1º lugar pelos motivos que você e eu citamos;

    A Activision ficaria em 2º lugar porque, não só pela tradição, mas também foi a primeira third partie a aparecer (antes dela, os jogos eram criados pelos fabricantes dos respectivos consoles). Sem falar das primeiras franquias que você esqueceu de citar, como River Raid, Enduro, Pitfall!, H.E.R.O., Freeway, entre outras que fizeram as vendas do Atari 2600 decolarem na época;

    A Capcom ficaria em 3º pela grande variedade de franquias de qualidade;

    A Nintendo ficaria em 4º e a Sony ficaria em 5º (o motivo da Sony ter ficado em 5º foi devido a tradição da Nintendo ter pesado).

    Gostei muito do seu blog, acompanharei sempre que possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Celio, seu argumento é perfeito. Muito obrigado por compartilhar seus argumentos. Seja muito bem vindo e fique a vontade de opinar. Toda opinião contrária aqui será aceita, desde que não parte para ofensas pessoais ou argumentos sem fundamentos.

      Sobre seus argumentos, realmente falhei sobre a Activision. Eu não concordo sobre a Sony em quarto, porque acredito que ela já tem tradição no ramo, já que tem quase 20 anos no mercado. Simplesmente ela revolucionou o mercado em insirir um console com proposta mais adulta e criar uma marca de fenomeno mundial. Lembre Playstation virou sinonimo de videogame.

      Sobre a Capcom realmente concordo, poderia ficar em terceiro lugar, em vez da Nintendo. Mas como fiz uma analise na história, então pra Nintendo pesou mais sua tradição. Assim como foi com a Sega.

      Se fóssemos analisar nos anos 2000, a coisa seria bem diferente. Nessa questão acredito que a Sony fez muito pelos gamers. Opinião Pessoal. Abraço!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A ROCKSTAR GAMES é da TAKE-TWO ???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, a Take 2 é uma empresa irma da RockStar, pq esta que criou aquela empresa. Vou dar uma revisão no ranking e tive uma ideia, colocar a Take Two e mencionar a RockStar e 2K Sports como grandes estudios da mesma. Obrigado pela info! Abraço

      Excluir
  13. nintendo em terceiro com sony e sega na frente? Kkkkkkkkkkkkkk só rindo msm desse ranking,faça-me o favor né kkkk

    ResponderExcluir
  14. cara gostei do ranking parabens ai, eu adoro games, mas meus negocio msm é jogar. Nao posso defende qualquer desenvolvedora num debate. mas os primeiros jogos q jogei na minha vida foram da nintendo obvio sega entre outras tb jogei c fosse pra mim fazer uma lista como q vc fez, eu colocaria a Nintendo em primeiro por q logo o Mario Word foi o primeiro jogo q jogei na vida o segundo foi Sonic. Ainda sim para muitos, é dificil dize qual é melhor Sega ou nintendo, mas eu coloco a nintendo na frente pois descobri oque era videogame com a nintendo. Essa é minha opniao, só tenho 19 anos sou jovem, acredito q os veteranos descordariam d mim, mas minha vida começou com a nintendo, abraço a todos aew!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario foi infancia de mt gente! Assim como Sonic tb foi né! Dois grandes jogos.

      Excluir
  15. cara gostei do ranking parabens ai, eu adoro games, mas meus negocio msm é jogar. Nao posso defende qualquer desenvolvedora num debate. mas os primeiros jogos q jogei na minha vida foram da nintendo obvio sega entre outras tb jogei c fosse pra mim fazer uma lista como q vc fez, eu colocaria a Nintendo em primeiro por q logo o Mario Word foi o primeiro jogo q jogei na vida o segundo foi Sonic. Ainda sim para muitos, é dificil dize qual é melhor Sega ou nintendo, mas eu coloco a nintendo na frente pois descobri oque era videogame com a nintendo. Essa é minha opniao, só tenho 19 anos sou jovem, acredito q os veteranos descordariam d mim, mas minha vida começou com a nintendo, abraço a todos aew!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente normal "estupido idiota". Cada um tem uma lista de melhores.

      Excluir
  16. cara eu concordo com tudo que você citou ai. O primeiro vídeo game que eu toquei e joguei na minha vida foi o super nintendo em 1999. Mas a sega pra mim é top 1, duas empresas que eu tenho um grande carinho são a SNK e a SEGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, e o legal de tudo isso é q a empresa n para de desenvolver bons jogos.

      Excluir
  17. Cara adorei sua lista esta muito legal. Não tenho nada a dizer sobre nenhuma empresa porque afinal de gamer para gamer a sega sempre sera a melhor.
    Claro que hoje em dia a SONY criou o PS4 o maior console de todos os tempos mas isso não muda nada. O primeiro console que eu peguei incrivelmente na época do PS1 "Eu não sou pobre rsrs" foi o Sega Mega Drive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um balanço geral e ainda acho q a Sega fez mt jogos marcantes e revolucionários. Devido ao n sucesso de alguns jogos, poucos vão reconhecer seus méritos. Mas para os estudiosos, com certeza ela é uma das gigantes do setor. Hoje a sua revelancia n é tao notavel como de outrora, mas com aquisição de estudios renomados como a Relic e a Atlus, ela está voltando a ter holofotes na midia. Hoje considero a Sony, a Sega dos anos 90 e tem grande potencial de ser a maior produtora e publicadora de jogos de todos os tempos.

      Excluir
  18. A lista ficou boa, porém é óbvio que a nintendo deveria estar em 1º lugar. Nintendo é sinonimo de videojogos, tem as franquias mais bem avaliadas da histórios, os jogos mais vendidos da história e o maior numero de personagens cult. Além de que a nintendo salvou o ramo dos videojogos mais de uma vez, a sega é ótima e a sony tão quão, porém é fato que a nintendo deveria levar o podium!

    ResponderExcluir
  19. A VALVE A 13º?, NVENTORA DOS FPS MAIS JOGADOS E DA GRANDE PLATAFORMA STEAM! NÃO DÃO VALOR AOS CLÁSSICOS QUE AINDA SÃO JOGADOS ATUALMENTE COM BASTANTE FREQUÊNCIA, COUNTER-STRIKE♥4EVER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa ai! FPS n é o unico genero que existe! sei da sua importancia, mas no meu ponto de vista, ela tem uma importancia gigante, mas somente em um genero.

      Excluir
  20. eu concordo com a sega no topo! discordo da sony em segundo, até pq ela não cria suas franquias e sim compra os estudios que os criam, o tradicionalismo na nintendo é o que a mantem no mercado até hj! e é a falta dele que faz a sega ser tão criticada nos dias de hoje, só acho que a valve software devia ser a 3°, afinal é a empresa das mãos de ouro! todo trabalho da valve é louvável! HFL 1 e 2 foram jogos do ano! assim como portal 1 e 2 e Left 4 dead 1 e 2 tambem foram, não nos esqueçamos do FPS mais famoso do mundo CS e ainda Team Fortress 1 e 2, sem contar o fato da loja da Valve, a STEAM ter mais usuarios que PSN, XBL, E-SHOP juntas!

    ResponderExcluir
  21. Oha descordo de deixar a Sega em primeiro lugar, em questão de jogos A CAPCOM teria que estar em primeiro lugar pois e a empresa que mais tem títulos variados e que fas suceso até hoje, isso que não to falando da EA que juntas são as maiores desenvolvedoras de jogos de sucesso do mundo, Agora em questão de Console Quem crio foi a atari, quem popularizo foi a nintendo, mas quem mudo a historia do consoles com certeza foi a Sony..... o que a Sega fes foi bater na volta e se enterrar, a Nintendo não se enterro ainda só por causa do Nintendo Wii, e se éla não comessar a desenvolver jogos "atuais" e novos... vai seguir o caminho da sega , A Capcom tbm ta seguindo um caminho de queda, só anda lançando jogos novos em sima dos classicos da mesma, em 10 anos, A Capcom A Nintendo , a Sega, a Squere entre outras vão morrer se não começar a se mecher

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o artigo. Se me permite vou até usá-lo como complemento em um tópico que pretendo fazer para um fórum de games. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Sega e sony na frente da nintendo kkkkkkk morri.
    perdeu toda credibilidade ai.

    ResponderExcluir
  24. Cara gostei muito do seu post, também acho que muitos dão muito credibilidade a Nintendo, hoje ela só vive de seus clássicos que são: Mario, Zelda, Pokémon e Super Smash Bros, Mario Kart (Esse jogo já deve ter uns 100 títulos), e se ela ainda não faliu foi por causa delas, especialmente Pokémon. Mas voltando ao assunto, acho que todas as empresas de videogames que existiram, nenhuma irá superar a SEGA em criatividade, ela sozinha conseguiu manter seu console de 8 bit's, realmente nenhuma empresa teria essa capacidade, nem a própria Nintendo, acho que essa empresa tem que se reinventar e começar a perceber que o mercado já não é o mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Vou fazer uma rápida avaliação,já que estamos falando em jogos a SEGA fica em primeiro, o que muita gente não entendeu, a Nintendo tinha que ficar em quarto pq não estamos falando de história e sim de games! Ela não trouxe nada novo em suas franquias sempre reciclando a idéia de outros jogos de episódios anteriores(o que acontece todos os anos cm o Mario)enquanto as demais estão sempre trazendo franquias novas

    no meu olhar crítico a lista seria assim:

    1 SEGA:com suas milhões de franquias xD

    2 Sony :sempre trazendo franquias novas exemplo: The Last of Us

    3 CAPCOM:importante para o mercado de hoje lançando novos titúlos msm fazendo mta cagada

    4 Nintendo: contando apenas franquias antigas por que as novas Putz!

    5 Activision Blizzard:lança jogos em diversos gêneros o que é bom

    ResponderExcluir
  27. Sega é LIXO!!!!: Só tem o Sonic bom.
    Nintendo é FODA!!: Tem Legend of Zelda, tem Mario Bros., tem Donkey Kong, tem Metroide, tem Kirby, tem Fox, tem Cpt. Falcom, etc. etc. etc.

    Você cita muito a Sega como desenvolvedora de jogos de da sua plataforma, porém em outras empresas antigas são olhadas apenas como desenvolvedora de jogos é injusto colocar algo histórico como o desenvolvimento de plataformas, já que é muito raro de acontecer em empresas novas como Valve, Ubisoft, Blizzard, etc., ou como menciona a história da Sony, sendo que só possui IP's novos e uma plataforma quase tão jovem quanto a Microsoft no ramo dos jogos.

    ps.: Compara o Ensino Médio com o Ensino Médio e o Primário com o Primário.

    pps.: Quando o mundo quiser deixar os video games que jogamos hoje de lado pra consumir a RV (Realidade Virtual), muitas das empresas atuais vão recriar seus antigos títulos em RV, com Battlefield e Left 4 Dead, e talvez até morram comecem a morrer como Nintendo e Capcom e todos, estou falando todos mesmo, que estão lendo este blog passem a ser todos fãs de clássicos por que gostamos de plataformas ou gráficos de pior qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo, lido e compreendido sua mensagem. Obrigado por compartilhar! Opinião divergente sempre são bem vindas. Abraço!

      Excluir
  28. A criatura que fala que Nintendo venceu a Sega e burra, e como assim a segunda não incomodou nenhum pouco a primeira?
    A Sega era uma verdadeira pedra no sapato da Nintendo, ainda mais nos tempos de 91,92,93 com seus jogos inovadores. Na época a Sega dominou o mercado europeu e americano ou seja ocidental, só na Ásia que a Nintendo ainda ganhava, enquanto que a segunda so tinha franquias como Zelda,Metroid e Mario, a Sega tinha varias grandes como: Alex Kidd, Sonic, Street of Rage, Golden Axe, Altered Beast, Shinning Force, Shinobi, entre outras. Enquanto que a Nintendo precisava da Capcom pra fazer beat em up e jogos de luta, a Konami pra fazer jogos de ação e aventura, a Square para fazer jogos de rpg, a Sega ja tinha franquias próprias de todos esses estilos citados.Diferente da Nintendo que tinha o apoio de várias desenvolvedoras famosas e conceituadas, a Sega na época fez seus jogos e seu nome sozinho, sem ajuda de nenhuma delas.O maior erro e fracasso da Sega foi lançar o Sega 32X e na mesma época lançar em curto espaço de tempo o Sega Saturn para competir com o Ps One, depois disso só veio erros e mais erros, se não fosse por isso teríamos console da Sega até hoje competindo no mercado dos videogames até hoje.

    ResponderExcluir
  29. Acho que cada desenvolvedora contribui ou contribuiu de certa forma para que o mercado de games apresente jogos inovadores...criar um ranking para comparar uma com a outra é uma tarefa muito complicada, pois cada pessoa tem a sua opinião e sempre haverá atrito de opiniões...eu jogo a apenas 6 anos e é evidente qual delas é mais influente em mim..."se fosse contar os últimos 15 anos?"...ah aí já não sei kkkkk

    ResponderExcluir