segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os 25 melhores jogos do Sega Saturn

NASCIMENTO: 22 de novembro de 1994
DESCONTINUADO: 10 de agosto de 1998
ESTIMATIVA DE VENDAS: 9,5 milhões
HISTÓRIA:
O Sega Saturn foi o videogame da Sega de 32bits da quinta geração. Não teve um sucesso mundial esperado e acarretou em prejuizos milhionários a fabricante. Dentre os vários fatores que não fizeram o Saturn alavancar nas venda, temos: o lançamento americano antecipado sem suporte aos clientes, preço inicial salgado, a decisão de abandonar o Mega 32X fez com que muito clientes ficassem irritados e perdessem a confiança na fabricante e o maior delas um arquitetura de desenvolvimento complexa que acarretou em muitos boicotes de thirds parties. 

Apesas de vários contras, o Saturn ainda conseguiu produzir mais de 500 jogos e diga de passagem, muitos deles memoráveis e clássicos. O console fez muito sucesso no Japão e foram poucas conversões para o mercado ocidental. Um fato curioso da origem do nome do console é que o Saturn é o sexto planeta do solar e o Sega Saturn seria o sexto videogame da fabricante. Em se tratando de hardware o console era forte em jogos 2D, principalmente em jogos de luta. Até hoje o console herdou conversões perfeitas e quase perfeitas da Capcom e SNK.  Quem teve o console sabe o quão foi prazeroso e divertido a caixa preta da Sega.

25º - Astal (1995) - Sega












Jogo típico plataforma 2D (side-scrolling) desenvolvido pela Sega em 1995, surpreendeu os jogadores com novos efeitos gráficos para jogos em 2D. Uma aventura que irá lhe prender pela história, a música, jogabilidade e a intrigante amizade do garoto com o pássaro para salvar a princesa.

24º - Magic Knight Rayearth (1995) - Sega

O Saturn no Japão era o líder de vendas(1995 e 1996) e um dos motivos era seus lindos RPGs, e este entrava na lista dos bons jogos saturniano da fase de ouro, Magic Knight Rayearth, era um rpg/adventure baseado no mangá do mesmo nome. Quem jogou jamais esqueceu das aventuras malucas e engraçadas das gatinhas de Rayearth.

23º - Clockwork Knight (1995) - Sega
Outro título de lançamento do Saturn no Japão. O jogo é bonito e divertido. Com jogabilidade 2D mas com gráficos de fundo em 3D e vários planos de ação, o jogo tornou-se referência de jogos de aventura para o Saturn. Tanto que teve uma belíssima continuação, o Clock Work Knight 2 também uma aventura inesquecível e obrigatória para fãs de jogos de aventura.

22º - Tomb Raider (1996) - Eidos
A franquia nasceu no Sega Saturn e só deixou saudades nas continuações, o jogo foi uma revolução dos gráficos 3D, contendo ambientações vastos e elementos de exploração. Lara Croft tornou-se a diva dos games na época.

21º - Need for Speed (1996) - E.A

Um clássico de corrida da E.A. Jogue com os carros mais desejados como Ferrari e Diablo Lamborguini em incríveis pistas em 3D. Jogabilidade, vídeos e som de primeira garante horas de diversão. O jogo impressionou na época pelo seu incrível realismo.

20º - Daytona Usa Circuit Edition (1997) - Sega

Os gráficos ficaram simplificados, mas em contra partida a jogabilidade melhorou anos luz da primeira conversão. Contendo mais carros sendo um extra, duas pistas novas e músicas remixadas, Daytona C.C.E é de tirar o fôlego.

19º - Mr. Bones (1997) - Sega

Mais uma excelente aventura ao estilo plataforma, só que dessa vez o gameplay é bem variado e diferenciado dos demais. Com gráficos caprichados, vídeos irados e a simpatia do senhor Bones jamais você irá esquecer dessa bela aventura em 2 cds com muitas CGs de qualidade e claro mts fases sensacionais e originais.

18º - X-Men Children Of The Atom (1996) - Capcom 
A Capcom mais uma vez caprichou na versão para Saturn, com loadtimes de 3 segundos, 13 lutadores sendo 3 secretos (Akuma, Magneto e Juggernaut), gráficos e jogabilidade idênticos ao arcade. X-Men Children Of The Atom ilustra na lista dos melhores jogos de luta da geração 32 bits.

17º - Virtua Cop 2 (1996) - Sega

Virtua Cop 2 fez muito sucesso nos fliperamas, com gráficos em 3D bastante avançados pra época, tendo o objetivo de encarnar um policial e cumprir uma missão no melhor estilo rambo: você e se preferir mais uma pessoa deve matar umas 6,02 x 10²³ pessoas para cumprir seu objetivo, armado inicialmente de um 38. A versão saturniana é praticamente igual ao Arcade, portanto, diversão garantida.

16º - Fighters Megamix (1997) - Sega

Considerado por muitos o melhor jogo de luta para o Saturn, Fighters Megamix coloca Virtua Fighter 2 e Fighting Vipers no liquidificador e bate na velocidade máxima! O mais legal é que além de poder escolher entre os personagens dos dois jogos, ainda existem mais de 10 lutadores para serem desbloqueados, incluindo o carro Hornet de Daytona USA e a palmeira do logo da AM2. Excelente!

15º - Burning Rangers (1998) - Sega 

Um dos últimos títulos do Sonic Team para o console, e com certeza um dos mais lembrados. Nele assumimos o papel do mais novo integrante da equipe de "bombeiros" Burning Rangers e devemos salvar pessoas que estão em situação de perigo em diversos incêndios. Um jogo muito legal que conta com um sistema de guia através de voz bastante inovador, uma jogabilidade diferente e gráficos de primeira!

14º - Sonic Jam (1997) - Sega

Sonic Jam é pura nostalgia fazendo nos lembrar dos bons momentos vividos com Sonic no Mega Drive. Todos os jogos da série Sonic clássica está lá e ainda você conta com o Sonic World, um mundo em 3D que você navega literalmente nas músicas, nas histórias, nos vídeos, dicas e desenhos de Sonic. Foi a primeira coletânea de jogos Sonic, obrigatório para todo colecionador principalmente se for fã do ouriço simpático.

13º - Radiant Silvergun (1998) - Treasure

Originalmente lançado para os fliperama em 1998, a versão saturniana manteve a qualidade do Arcade e continha cenas extras de animação. O seu visual estuprava a capacidade 3D e poligonal do Saturn, dessa forma o jogo oferece um dos visuais mais deslumbrantes do console 32 bit da SEGA. Além disso possui um sistema de armas único, pois não existem power-ups tradicionais do gênero navinha, sem contar com um desafio cabeludo! Um game com alma hardcore até o inferno! Fãs de shoot' em ups tem por obrigação conhecer essa pérola.

12º - Street Fighter Zero Series - Capcom

O Saturn foi privilegiado por jogos de luta, graças a sua capacidade 2D e sua expansão de memória ram. Não é a toa que as melhores versões da época estava na caixa preta e Street Fighter não podia faltar. Foram lançados quatros jogos da série Street Fighter Zero (Zero, Zero 2, Zero 2 Gold Collection e Zero 3). Cada um tem suas preferência e para não fazer injustiça decide colocar a série toda, deixando você escolher sua preferida. A minha eu escolho Street Fighter Zero 2, por ter lindas músicas e combates equilibrados.

11º - The King of Fighters Series - SNK

Falando em luta, o Neo Geo era o rei do estilo, mas o Saturn era um DEUS, porque além de possuir vários jogos de luta de diversas produtoras e estilo gráfico, ele tinha os jogos de luta do Neo Geo e com ajuda do cartucho de RAM, superando em muitos aspectos técnicos, principalmente na parte de loading se comparar com o Neo Geo CD. Foram lançados para o Saturn o The King of Fighters 95, 96 e 97. Mas uma vez deixo para você escolher sua preferência. A minha em especial é o TKoF 96, especialmente por ter uma das batalhas finais memoráveis enfrentando quatros chefes e também por ter cenários lindos e músicas absurdamente perfeitas e bonitas.

10º - Duke Nukem 3D (1997) - 3D Realms

Um dos melhores tiros em primeira pessoa, se consagrou na geração 32 bits por inovar o gênero FPS, dando ao jogador maior liberdade e claro os gráficos inéditos como as marcas da bala nas paredes e na parte sonora com as frases inesquecíveis de Duke que lhe vão garantir boas risadas.

09º - X-Men Vs Street Fighter (1997) - Capcom

Inaugurou os confrontos entre franquias conhecidas da Marvel e da Capcom. Depois veio Marvel Vs Street Fighter mantendo a qualidade da conversão do fliperama. Praticamente não existe loading, graças a utilização do cartucho de memória ram de 4MB. É ver pra crer!

08º - Thunder Force V (1997) - Technosoft
Simplesmente um jogo inesquecível, o rei do shooter voltou originalmente para Sega Saturn e detonando em gráficos, jogabilidade e som de arrasar quarteirões. Só peca por ser curto. Mas o desafio, as batalhas contra os chefes, os efeitos gráficos e o som rock and roll vão cravar na sua memória eternamente.

07º - Resident Evil (1997) - Capcom

Demorou um ano mas valeu apena a espera, o game segue o mesmo esquema da versão PSX, mas lógico existe as diferenças. Os gráficos poligonais dos personagens ficaram inferior a versão do PSX, entretanto, os gráficos dos cenários, o som, a abertura e os extras lhe faz acreditar que o RE do Saturn arrebentou quarterões e não deve nada a versão concorrente.

06º - Nights (1996) - Sega

Você assume o papel de dois garotos e com ajuda de Nights tentarão vencer os seus maiores pesadelos. Nights tem os melhores gráficos saturniano já apresentado, abusando do poder dos três processadores centrais, ele peita qualquer jogo de ponta 3D do Playstation na moral. Criado pela Sonic Team e seu mestre Yuji Naka, Nights cumpre seu papel de encantar e realizar o nosso maio sonho: a sensação de voar.

05º - Panzer Dragoon 2 Zwei (1996) - Sega

O que dizer de PD 2 Zwei? Que ele foi o melhor shooter da geração 32 bits, que ele trouxe efeitos visuais jamais vistos, e que o Dragão conquistou os fãs com sua atitude altruísta. Que o som panziano é digno de cinema? Não tem o que falar dele! Apenas que a alma de um dragão vive no coração de um jovem e corajoso guerreiro que destruiu um exército inteiro...

04º - Megaman X4 (1997) - Capcom

Considerado por muitos fãs, o melhor Megaman de todos os tempos. Não é para menos, X4 tinha dois jogos em 1. A aventura podia ser jogada por Megaman ou Zero, cada um com suas jogabilidades e histórias distintas. Qual era o seu heroi preferido? Com gráficos 2D de primeira, efeitos soberbos, músicas lindas, filmes em anime, abertura cantada e todas as características únicas que fizeram Megaman X uma das séries mais amadas do mundo dos games.

03º - Dracula X - Nocturne in the moonlight (1998) - Konami

Os gráficos podem estar inferiores ao PSX, mas você não pode reclamar do som, da jogabilidade e principalmente da diversão. Logo de início você pode jogar com Alucard, Maria e Richter. Além das belíssimas músicas do original foi adicionada novas músicas inéditas e claro possuem um enredo mais completo e novas oportunidades para explorar o castelo de Drácula.

02º - Grandia (1997) - GameArts

Alguns seguidores afirmam, se Grandia tivesse lançando na fase de ouro do Saturn, ou seja, antes do lançamento de Final Fantasy VII, a história dos videogames poderia ser diferente. É com certeza de longe o melhor RPG do Saturn, tudo nele é perfeito. Passou mais de três anos para ser produzido, com cenários 3d bastante detalhados e personagens em sprites 2D. Conquistou milhares de fã em todo mundo pela simpatia dos personagens e principalmente pelo sistema único e inovador.

01º - Virtua Fighter 2 (1996) - SEGA
Considerado por muitos como melhor jogo de Saturn, VF2 ficou muito fiel ao arcade, rodando a incríveis 60fps, o único dos 32 bits. Jogue e sinta o poder gráfico do Sega Saturn. Não é a toa que foi o jogo mais vendido do console e que divulgou seu potencial 3D quando bem trabalhado. Está em primeiro por ser a conversão mais próxima que um console da época poderia fazer de um Arcade, também por ser um jogo de luta 3D mais influenciável de todos os tempos e claro por ser o jogo mais vendido do console. Clássico dos clássicos!

MENÇÕES HONROSAS:


Real Bout Fatal Fury Special
Shining Force III
Silhouette Mirage
Deep Fear
Enemy Zero
Azel Panzer Dragoon
Guardian Heroes
Metal Slug
Sega Rally
WordWide Soccer 97

23 comentários:

  1. Sem dúvidas, um lista de respeito! Uma pena eu não ter mais meu velho saturn para poder desfrutar destes jogos (jogo em emuladr, mas nao tem a mesma graça).

    Só senti falta de Bug!, Sonic R e Sonic 3D, que são jogaços também e um dos meus favoritos no console. De resto, todos estão aí: Sonic Jam, Nights, Guardian Heroes, Megaman X4 e Astal, para não falar em muitos outros e não encher o comentário.

    Mas enfim, é bom relembrar estes clássicos. Ótimo para induzir uma furuta compra, quando pegarei meu Saturn e precisar de comprar jogos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Hugo, os jogos que você citou são bons e também me divertiu bastante. Mas como lista é pessoal né, então esses não considerei os melhores do Saturn, apesar de Sonic R ter gráficos bem legais, Sonic 3D Blast ter um estágio especial 3D bem feito e divertido e Bug apesar de simples, diverte bastante.

    Aguarde que farei ainda a lista para Playstation e Nintendo 64

    ResponderExcluir
  3. Discordo de sua lista. Cade o Dragon Force 2, In the Hunt, Albert Odyssey, etc?
    Enfim, de qualquer modo, conheci alguns jogos que ainda não tinha visto.
    Pra finalizar, vc sabe de algum bom tutorial sobre como hackear jogos do saturn? Queria traduzir rpgs do japones para o ingles, como o Grandia e o Terra Phantastica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente ilustre amante do Saturn não joguei os jogos citados então não pude constatar o quanto eles mereciam entrar na lista. Sobre o tutorial, também não sei nada a respeito. O que eu sei é que uns fãs americanos conseguiram terminar a tradução de Shining Force 3 cenário II, salvo me engano. Se tu conseguir hacker, me interessaria o Grandia! Nossa seria um dos maiores presentes para os fãs brasileiros, amo esse jogo!

      Excluir
  4. Não lembro o nome do jogo mas a menina tinha que subir uma torre enfrentando obstáculo até chegar ao topo , ao entrar tinha que passar por várias fazes. Lembrando bem não era uma torre parece que na abertura do game mostra que surge um tipo de torre ou arvore que a faz desafiar , pois parece que faz preso seu parceiro, algo assim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conta mais detalhes, tipo é uma aventura 3D, 2D? Ela usa q tipo de poderes. Lembra o nome dessa menina?

      Excluir
  5. CARA...LISTA MARAVILHOSA.....concordo plenamente ...eu tenho uma reliquia aqui, Um Sega Saturno destravado com 2 controles Action Replay 1mb e 4mb ram 80 jogos todos os citados entre eles KOF 97 original ....Metal Slug Original...Clock Work 2 Original e Redident Evil Original.... se alguem me oferecer 5 mil pela minha reliquia ...eu não vendo...demorei 6 meses pra montar esse Kit de maravilha Sega Saturno....ta de parabens seu blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe boa trolada do 5 mil hein! Inveja de você, eu tenho 2 saturn um destravado e outro travado. Tenho no total uns 35 jogos deles, sendo 10 originais e o resto vc sabe né. E ainda falta muitos jogos, ainda vou pegar o X-Men Children Of Atom, o X-men Vs Street Fighter, o KOF 97, o Grandia entre outros. Parabéns pela sua coleção cara!

      Excluir
    2. ;D
      Minha coleção vai mais além, entre aspas... Tenho um Saturn Skeleton JP desbloqueado e chaveado, limited edition, com dois controles Skeleton, 1 action replay 5-1, carttucho de RAM orignal Sega de 1MB e o Cartucho de ROM para KOF 95 Original Sega/SNK
      Tenho um HD com quase 100GB de games de Saturn (Baixando fullsets) =)
      Ainda faz parte de minha coleção: 1 Dreamcast com MOD Dual Bios com 6 controles dentre eles, um da Sega Sport preto translúcido, 6 VMU, um Modem 56KBPS + VGA Box, + mouse + Teclado (Faz parte entre os games, Shenmue 2 Original Americano, Quake 3 Arena original Americano que ainda jogo online, KOF 98 Original Americana e Soul Calibur original USA) =D
      Sou apaixonado pela SEGA!!!
      Mas também tenho um PSOne, com 1 controle e algumas toneladas de games, um PS2 FAT V10 50001 sem HD mas com 4 controles originais, 1 Memory Card de 8MB e mais algumas toneladas de games, um SNES lindo (Juro que ainda azulzinho!) com 6 controles e 8 cartuchos (que nem sei quais são pois estão bem guardados no meu armário hehehehe) e um XBOX 360 (elite Jasper com HD de 250GB)com uma tonelada de games, dentre eles uns 15 originais

      Excluir
    3. o legal de quem curti Sega, é que tb conhece e joga bastante os concorrentes. Somos gamers autênticos! Parabéns pela sua coleção! Sonho de consumo ter essas VGA Box do Dream! XD

      Excluir
  6. Faltou o melhor rpg da sega/working design, o lunar

    ResponderExcluir
  7. Com essa sua lista, deu vontade de esquentar meu Saturn, e gravar alguns titulos ai que não havia experimentado! =D
    Burning Rangers é um deles!!! Valeu campeão!!! ;D

    ResponderExcluir
  8. Bah! Da hora o post... gostei bastante e me fez relembrar do meu querido Saturn...
    senti falta do jogo de futebol... só me lembro q tinha o '96' no nome... alguém pra me ajudar a lembrar eu agradeço por demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz eu joguei 3: Fifa Soccer 96, WorldWide Soccer 97 e 98. Esses dois ultimos foram até bons, mas tinham uma jogabilidade n mt realista e poucas opções de jogadas, fazendo um jogo manjado de um certo tempo. Apesar de bons gráficos e uma bela torcida, o jogo pecou mesmo na mecanica variada de jogabilidade que é crucial nos jogos de futebol ne. Mas acho q vale uma menção honrosa. Vlw

      Excluir
    2. E ai rafa blz ,vou te ajudar a lembrar é o (FIFA SOCEER 96) quando eu adiquiri o meu saturn vinha com o de o de futebol ,virtual remix 1 e deitona.
      mas eu estou no momento com dois saturnos um tectoy e um japones com 2 controles trés jogos panzer dragon II zwei, virtual fighter ,e um outro de luta DX hird . bem q essa turma aki poderia montar um saturno clube q vcs achan?

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nostalgia. Parabens pelo artigo.
    Voltei a pouco com o saturn. Um clube saturniano seria bem legal.

    Na minha lista eu colocaria os dois jogos do dragon ball, o dragon force serie e o langrisser serie.

    Tenho um Ps2 e um x360 com toneladas de jogos e é notavel a evolução, mas o saturn realmente marcou.

    ResponderExcluir
  11. Nostalgia. Parabens pelo artigo.
    Voltei a pouco com o saturn. Um clube saturniano seria bem legal.

    Na minha lista eu colocaria os dois jogos do dragon ball, o dragon force serie e o langrisser serie.

    Tenho um Ps2 e um x360 com toneladas de jogos e é notavel a evolução, mas o saturn realmente marcou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luz Sykes! Saturn foi um console mt bom!

      Excluir