quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Conhecendo o Mercado de Games: Lucro e Prejuízo


Você gamer deve está cansado de ver nos sites especializados de games, divulgação de resultados das empresas de jogos e de consoles e você fica se perguntando, pra que eu quero saber disso e por que essa necessidade de saber sobre vendas e resultados? Afinal de contas eu só quero jogar!

Veja bem, você está completamento certo. Ficar a par de números é muito chato e você não é acionista não é verdade? Entretanto meu caro internauta infelizmente o mundo é capitalista e vivemos da necessidade de vender. Já pensou você comprar um produto nas cegas e depois saber que ele está fora da linha por motivos que você jamais saberia. Justamente porque você não se interessava por informações do mercado.

Vou dar outro exemplo da importância de se informar sobre os números de resultado. Imagine você dono de um console e compra um acessório importante para acrescentar na jogabilidade (exemplos: um controle de movimento, um tapete de dança ou uma guitarra). Você compra com a intenção de usar, nos primeiros dias você se empolga porque existem jogos para ele, mas com o tempo a escassez é notável e você procura outros jogos e não encontra. Ai você questionaria - Por que não tem mais jogos usando tais acessórios?  A pergunta mais correta seria - Por que as produtoras não fazem mais jogos para esses acessórios? A resposta está justamente naquilo que você não se interessa. Os números de vendas. As empresas dependem do consumo e do lucro. Se um produto não faz sucesso, por que investir nele?

Outra fato interessante pra saber sobre os resultados de vendas de determinadas empresas, é que o jogador ganha afinidade com os produtos que compra. Alguns tornam até fieis a marca por muito tempo, são os chamados clientes-vendedor. Então o cliente fiel deseja que sua empresa esteja bem financeiramente para que continue a relação de consumo entre as partes. Dessa forma os números são de extrema importância para esse tipo de consumidor.

Agora que você ver a necessidade de se informar sobre números de resultado, vamos compreender um pouco da linguagem do significado do Lucro e Prejuízo. Vou tentar ser bem sucinto e claro.

LUCRO:

O Lucro nada mais é o resultado da diferença entre as RECEITAS OU VENDAS contra as DESPESAS e CUSTOS de um determinado período. Se essas receitas for superior a tais despesas, temos o Lucro. Parece simples, mas na verdade o Lucro tem várias facetas e pode enganar até os mais experientes, pois nem sempre o Lucro é garantia de retorno financeiro. Como assim?

Vou explicar, imagine você  um dono de uma empresa e tenha investido 1.000 reais, sendo 500 reais para comprar materiais e 500 reais de caixa. Mas tem despesas operacionais mensais de 600 reais, pois você tem gastos com contas a pagar e um funcionário. Suponha que você vendeu no mês 1.000 reais bruto, mas pagou de imposto cerca de 300 reais, tendo uma venda líquida de 700 reais.

Vamos ver o resultado?

Vendas Bruta........1000 reais
Impostos.............-300 reais
= Vendas Líquida........700 reais
Despesas Administrativas........-600 reais
= Lucro Operacional........100 reais

A primeira vista, parece que foi bom o negócio né verdade? Claro ele teve lucro afinal de contas. Mas será que esse negócio dará retorno financeiro? Lembre o lucro certo é aquele que traz retorno financeiro a empresa, ou seja, que faça recuperar o dinheiro aplicado, preferencialmente a curto prazo.

Suponhamos que durante 1 ano esse resultado se repita todo mês, ou seja, com uma margem de lucro de 10% (100 reais / 1000 reais x 100).

No final do ano teríamos o seguinte resultado:

Vendas Brutas........12.000 reais
Impostos.............-3600 reais
= Vendas Líquida........8.400 reais
Despesas Administrativas........7.200 reais
= Lucro Operacional........1.200 reais

Note que você conseguiu em 12 meses recuperar o seu investimento, entretanto o seu negócio não gira capital suficiente para dar continuidade no negócio, nesse caso o que você está ganhando é apenas para honrar suas despesas mensais. Assim tendo lucro você como empresário deve obrigatoriamente destinar sua aplicação, seja para investimentos em bens, para reforçar o caixa (capita de giro) e para seu próprio salário  porque você não é de ferro, não é verdade?. Então nesse caso, a margem de lucro é insuficiente para alavancar seu negócio. O ideal seria que a margem fosse no mínimo 20%. Dessa forma você terá capital de giro suficiente para ter um retorno financeiro mais rápido e assim você ter também seu salário empresarial (pro labore) digno do seu esforço.

Portanto você aprendeu que nem sempre o lucro significa retorno financeiro e também que lucro depende da sua margem para ter continuidade nos negócios a longo prazo.

O lucro alimenta toda a família e engorda os famintos 
(quem entender essa frase por mim criada será rico)

PREJUÍZO:

Agora fica mais fácil de entender o prejuízo não é verdade? Não! Entender prejuízo é até mais difícil do que compreender Lucro. No básico prejuízo significa que num resultado a empresa teve mais despesas do que receitas, dessa forma ela perde dinheiro e deixa de aplicar em investimentos  e assim sacrifica seu capital de giro para ter continuidade. De fato é isso que acontece, todo prejuízo é mal vindo. Mas nem todo prejuízo significa que a empresa terá falência. É justamente essa confusão que gira entre os jogadores e formadores de opinião.

Estou cansado de ver nos sites da Uol Jogos, Baixaki Jogos, Eurogamer e Gamevício confundir os jogadores com notas dizendo que tal empresa teve prejuízo sem nem ao menos explicar do que se trata esse prejuízo. Assim dando uma ideia errada e prejudicando a imagem de tal empresa.

Nesses sites eles costumam mal informar que o prejuízo está associado a queda das vendas ou na queda dos lucros! Isso é um conceito conturbado, pois se houve lucro ou queda nas vendas, não significa que teve prejuízo. Apenas houve um decréscimo de receita que alertará a empresa para buscar o crescimento novamente.

Mas e quando há prejuízo de fato, ou seja, não teve lucro? Ai está a complicação, o prejuízo pode ser previsto ou não, e dependendo de qual situação teremos várias diretrizes na empresa para superar o sacrifício financeiro. E o poder de recuperação somente será atingindo se a empresa tem um capital reserva de sustentação forte e uma marca sólida no mercado para atrair investimentos externos. 

Portanto o prejuízo nem sempre constitui a falência, pois ela pode ser prevista. E mesmo sendo não prevista, a empresa pode recuperar através de empréstimos ou investimentos externos. Geralmente quando o prejuízo é previsto, a empresa está pensando a longo prazo, ou seja, que esse prejuízo será transformado em lucros futuros e consequentemente o retorno financeiro. Geralmente o prejuízo não previsto inicialmente afeta a empresa. Caso ela não tenha planejamento e um nome forte no mercado, poderá atingir a falência de fato e assim vender a empresa para pagar suas dívidas.

É importante ressaltar que essa explicação é básica. Para maior aprofundamento é necessário ler livros de curso de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Pois cada um tem uma maneira diferente de interpretar os resultados financeiros. O meu ponto de vista do lucro é o contábil associado com a administração, ou seja, o mais próximo da realidade. O ponto de vista da Economia é muito especulativo e imaginativo, portanto não gosto de ser a mãe Diná ao se tratar de resultados.

Espero que tenham gostado e esclarecido um pouco! Um abraço a todos!

2 comentários:

  1. Legal o texto. Realmente as pessoas usam termos coloquiais como lucro e prejuízo em textos que deveriam ser mais profundos, passando assim uma imagem exagerada do cenário. Se uma empresa tiver 2 Bilhões de prujuízo ainda estará firme e forte se tiver 15 Bilhões em caixa. O lucro não some no final do ano fiscal e se não for aplicado na empresa fica parado em seu caixa.

    Acho que você poderia ter expandido a explicação mostrando a diferença entre Faturamento, Receita e Lucro. Poderia até mesmo mostrar os diversos tipos de lucro mas ai viraria uma aula de contabilidade e ninguém quer isso.

    Só uma pergunta, quando diz impostos está falando apenas dos impostos sobre a atuação (da venda do produto ou serviço) certo? Ainda tem que contar o Imposto de Renda que fica depois do lucro operacional e pode diminuir ainda mais o lucro líquido (o que realmente vai para a empresa no final do exercício).

    ResponderExcluir
  2. @Soul Fly sim você está completamente certo, ainda teria o imposto de renda sobre o lucro. Também tem outros detalhes mais profundos como você mesmo mencionou. Mas a minha intenção era escrever bem simples para não ficar complicado a compreensão do texto. Obrigado pelos comentários, abraço!

    ResponderExcluir