segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MEGA DRIVE VS SUPER NINTENDO - EXISTE O MELHOR?


AVISO
Esse artigo contém argumentos e informações inapropriadas para istas fanáticos por seus respectivos consoles. Repito esse artigo não é recomendado para istas doentes.

BREVE HISTÓRICO
Mega Drive (Sega Genesis nos EUA) e Super Nintendo (Super Famicon no Japão) são consoles de 16 bits da quarta geração dos videogames. O primeiro foi lançado em novembro de 1988 no Japão produzida pela SEGA. O segundo foi lançado em novembro de 1990 no Japão produzida pela Nintendo. Ambos tornaram os consoles mais desejados do inícios dos anos 90, considerada a era do ouro. Existiam outros consoles no mercado como o PC Engine (TurboGrafx-16) e Neo Geo, mas eles não conseguiram vendas suficientes para atrair consumidores e produtoras ao redor do mundo.

ROUND ONE - VALOR HISTÓRICO
Mega Drive foi o primeiro videogame de 16 bits do mundo, seu poder gráfico e sonoro deixou milhões de jogadores maravilhados na época do lançamento. A evolução dos 8 bits para os 16 bits foi notória. Os gráficos tinham mais cores, os sprites dos personagens e dos cenários eram maiores e mais nítidos, as composições musicais bem mais complexa e o controle de 3 botões revolucionaria a forma de jogar. O controle seria o primeiro passo dos controles modernos, devido a sua contribuição do design arrojado, arredondado e confortável.

Super Nintendo veio dois anos depois e evoluiu o que já era bom, seu maior feito foi adicionar efeitos de sprites como zoom e rotação nos jogos. Além disso o seu controle de 4 botões evoluiu mais ainda a jogabilidade, sendo um dos controles mais importantes e influentes da história dos videogames.

WINNER - MEGA DRIVE
Por que?
O impacto do primeiro console de 16 bits e o controle de 3 botões tem maior valor histórico

ROUND TWO - VENDAS
Todo ista que se preze, adora mostrar para o ista concorrente os dados de vendas finais do seu console querido. O fato é que eles usam as vendas como fator preponderante para afirmar que um console x é melhor que o console y. Claro que vendas é importante e revela a preferência dos jogadores, mas essa variável sozinha jamais pode ser considerada como fator qualitativo.

A priore existe uma polêmica sobre os dados de vendas do Mega Drive, pois um site famoso que registra vendas, o Vgchartz, afirma que foi 29 milhões. O dado é muito impreciso, porque só nos EUA o Mega Drive vendeu cerca de 24 milhões de unidades. No Japão que foi o único mercado que o Mega Drive não conquistou a preferência dos jogadores, vendeu pouco mais de 3,5 milhões. Ainda falta as vendas da Europa, Oceania, Brasil e outras regiões como America Latina, África e Asia.

No total o Mega Drive vendeu aproximadamente 40 milhões de unidades, sem contar os seus add-ons, que são o Mega CD e o Mega 32X que somados venderam cerca de 6,5 milhões. Além disso a Sega licenciou a produção de Mega Drive terceirizados que até hoje vendem para mercados emergentes e consumidores da classe C e D. Então é difícil de estimar quantos realmente foram vendidos até hoje. Mas é unânime entre os pesquisadores que foi entre 37 a 40 milhões unidades. Eu particularmente considero o dado de 39,7 milhões como mais próximo. Esse dado você pode conferir nesse site, o museu francês de videogame

Sobre o Super Nintendo não existe polêmica, claro a Nintendo faz um ótimo trabalho de marketing e influência, o console vendeu até 2003, cerca de 50 milhões. Vale ressaltar que a diferença dos 10 milhões entre eles, foi justamente no mercado japonês, onde o Snes tornou o console mais vendido disparado.

WINNER - SUPER NINTENDO
Por que?
Contra fatos não há argumentos

ROUND THREE - DESIGN
O design de produtos ou design industrial é arte de criar objetos para uso comum dos seres humanos. O produto criado precisa ter estilo, ser funcional, uma beleza considerada, ergonômico e outras características mais aprofundadas inerente ao desejo do cliente ou mercado. No nosso caso, o design do Mega Drive se sobressai sobre o design do Super Nintendo. Vou aqui comparar os modelos mais bonitos de ambos, que são o Mega Drive I Japonês e o Super Nintendo Americano.

O Mega Drive, na sua primeira versão, tinha uma desenho retangular na sua base e no seu corpo tinha formas arredondas com o famoso letreiro 16 bit no centro. A sua cor era predominante preta, mas tinha detalhes em vermelho e azul que lhe dava um charme especial. A disposição dos botões também era bem destacado, o mais legal deles era o controle de volume do phone de ouvido. Também tinha o nome "Mega Drive, Sega" na base inferior direita e a frase em vermelho mais famosa e épica "High Definitions Graphics". Essas características faziam o Mega Drive ser um videogame muito desejado e era um convite para a entrada no mundo dos 16 bits.

Já o Super Nintendo ocidental, era parecido com uma caixa de sapato, digamos que pouco criativo, mas eu achava bem charmoso e bonito. Sua cor predominante era cinza claro com dois botões de cor azul, uma com a função de ligar e desligar e outro para reset. Existia entre eles um botão de alavanca para facilitar a saída do cartucho, sua cor era no geral um cinza mais escuro. Também um letreiro discreto com o nome Super Nintendo Entertainment System, o logo Nintendo ficava na base superior à direita.

WINNER - MEGA DRIVE
Por que?
Pessoalmente acho o Mega Drive bem mais bonito, mas se for falar de design de forma técnica, o Mega Drive é bem mais criativo e atraente. Os botões dele lembram os controles de aviões e seu desenho é bem mais retrô, deixando-o com um charme mais clássico, tanto que, em valor comercial de museu, ele é mais valorizado que o próprio Super Nintendo.

ROUND FOUR - CONTROLE
O Mega Drive revolucionou com o controle de 3 botões, principalmente pelo seu design com o formato mais ergonômico de manuseio, dando ao jogador conforto ao jogar. O controle de 3 botões adicionava mais funções durante o jogo, antes era só dois botões de ação. O controle ainda tinha um direcional digital inovador pra época com 8 direções, sendo 4 normais e 4 direções diagonais, antes era apenas no formato cruz de quatro direções (cima, baixo, esquerda e direita), além claro do botão Start.

Apesar dessas contribuições o controle tinha uma deficiência, o acesso aos botões não era ágil para os jogadores menos experientes, pois o botões eram distribuídos em uma linha horizontal. Dessa forma a jogabilidade era um pouco frustrante para esses jogadores. Alem dessa deficiência, o controle não era indicado para jogos de luta.

Para resolver isso a Sega desenvolveu o controle de 6 botões com um design bem mais bonito e tornou o controle oficial. Esse controle tinha a mesma distribuição das máquinas de Arcade. Devido a isso, o controle tornou-se o preferido dos amantes de jogos de luta. Mesmo assim, ele continuava com a deficiência de agilidade para os jogadores menos experientes, apesar de melhorar esse aspecto se comparado com os três botões, pois o controle é menor e mais ergonômico.

O controle do Super Nintendo seguiu a tendência ergonômica do controle do Mega Drive, mas revolucionou o conceito de controle de 4 botões distribuídos de forma de cruz. Ele também tinha os botões laterais, R e L, e o botão tradicional Start e Select. O direcional cruz de borracha foi mantido, herdado do controle clássico do Nes, contendo as mesma 4 direções.

Além disso o controle tinha a vantagem de ser mais ágil para os jogadores menos experientes. Isso significa que os jogos com maior dificuldade serão mais fáceis de ser vencidos por jogadores menos experientes. O fato que a distribuição dos 4 botões facilitava a execução variada dos comandos durante o jogo.


WINNER - SUPER NINTENDO
Por que?
O controle do Mega era bom, principalmente para jogos de luta e estratégia. Mas no geral o controle do Snes levava vantagem no aspecto agilidade nos comandos e esse foi meu ponto fundamental para a escolha, apesar da minha preferência pelo controle de 6 botões do Mega Drive.

ROUND FIVE - ACESSÓRIOS

Em termos de acessórios ambos consoles eram bem servidos, mas como estamos comparando, irei listar os acessórios mais interessantes de cada um e opinar quem tinha os melhores acessórios. Nesse round a avaliação precisa de um critério para determinar o vencedor. O meu critério será a quantidade de acessórios originais, ou seja, o acessório que um tem, mas o outro não tem. Além claro da funcionalidade dos acessórios comuns aos dois.

O Mega Drive tinha os seguintes acessórios:
  1. Mega CD – acessório conhecido como add-on que faz o Mega Drive ler jogos em CD e escutar músicas, como um CD Player. 
  2. Mega 32X – acessório que torna o Mega Drive num console de 32 bits 
  3. Sega Activator – acessório que usa os conceitos de sensores de movimento 
  4. Controle Arcade – ideal para os amantes de fliperama 
  5. Power Base Converter – acessório para jogar Master System 
  6. Mega Net – acessório para conectar o Mega na internet 
  7. Sega Mega CD Karoake – exclusivo para os japoneses 
  8. Mega Mouse – utilizado para jogos interativos 
  9. Mega Multi Tap – usado para interligar quatro controles 
  10. Remote Arcade Pad – o controle sem fio 
  11. Outros – tinha pistola, bazooka, teclado e até taco de golfe 
O Super Nintendo tinha os seguintes acessórios:
  1. Super Scope – a arma de luz sem fio, parecia com uma bazooka 
  2. Super Game Boy – adaptador para jogar Game Boy 
  3. Modem Satellaview – para conectar a internet e realizar jogos via rede 
  4. Super Nes Mouse – especialmente criado para Mario Paint 
  5. Super Multitap – usado para interligar quatro controles 
  6. BatterUP – o taco de beisebol
WINNER - MEGA DRIVE
Por que?
O Mega Drive tinha uma variedade enorme de acessórios, tá certo que alguns eram poucos funcionais como o Activator, mas a maioria oferecia uma experiência bem original, funcional e divertida.

PRÓXIMOS ROUNDS...
CARTUCHOS, CAIXAS, JOGOS, COMPOSIÇÕES MUSICAIS E PERSONAGENS
LINK PARTE 2

Um comentário:

  1. Cara... assim, eu sei que é um post antigo e eu sou um grande fã de Megadrive, foi meu videogame de infância e Sonic é meu personagem favorito dos jogos, mas o controle de 6 botões (não 4) se tornou referencia para todos os outros controles dali para frente, o próprio megadrive lançou um de 6 botões posteriormente para competir. Os 4 botões frontais do SNES virou base do Dualshock do Playstation, do controle do XBOX, do controle DS e tantos outros. O Megadrive se saiu bem na época, mas historicamente o SNES tem uma relevância muito maior.

    ResponderExcluir