sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Veja o gameplay comentado do demo Binary Domain na PSN japonesa

Está disponível na PSN Japonesa a demo de Binary Domain, o novo jogo de ação em TPS da SEGA. O jogo será lançado em fevereiro de 2012. A estória se passa no Japão no final desse século e trata sobre o conflito entre humanos e robôs. Tem um enredo bem profundo inspirado em filmes como "O Exterminador do Futuro" e "Eu Robô" mas com sua identidade e personalidade própria. Apesar da mecanica semelhante a Gears of War, o jogo merece sua atenção devida e pode ser o novo padrão para os jogos futuros de TPS, pois contem muitos elementos novos e uma abordagem intensificada da relação do drama humano. Segue abaixo o vídeo comentado de Soul Fly (Site) e um texto do amigo Felipe Vommaro:


Texto por Felipe Vommaro:

Minhas impressões:

Graficamente o jogo é bom, nada espetacular. Não sou tão graficista, mas achei a modelagem tanto dos personagens quanto dos inimigos muito boa. O cenário é parcialmente destrutível, incluíndo algumas áreas que os inimigos usaram como cover.No geral nesse aspecto achei bom, ainda que não seja uma análise detalhada.

Na parte da jogabilidade muito boa. Conforme se vai progredindo, vc tem acesso a armamentos mais pesados e nisso pude reparar que algumas armas mais pesadas possuem um recoil considerável. Isso pode até parecer um ponto negativo, mas curti este aspecto. Não sei se há como realizar upgrades nas armas pra reduzir o recoil, mas independente de ter ou não, pra mim está ok.

Os comandos e movimentos dos chars seguem um padrão já conhecido dos bons TPS da geração, como Gears ou Vanquish, logo é fácil se familiarizar com o jogo rapidamente neste quesito. Um detalhe sim é que achei a mira no default um pouco rápida. Consegui diminuir a velocidade nas opções (apesar de tudo em japa, não era difícil achar essa opção) e ficou perfeito.

A questão de dar comandos de voz para os personagens não dá pra ter uma idéia muito clara, por causa do idioma, claro. Quando aparecia a opção eu segurava L2 e escolhia um botão aleatoriamente, mas sei lá pq os aliados na maioria das vezes receberam de forma positiva meu comando. Uma coisa que pude reparar é que se vc partir pro tiroteio, sem se proteger, estilo rambo, os aliados recebem isso de maneira negativa e reclamam. Aconteceu uma vez apenas, então não sei se é isso mesmo ou se era relacionado a alguma escolha de comando feita anteriormente.

Sobre a IA, achei o ponto alto do jogo. Os inimigos não ficam parados escondidos no cover, com vc esperando o momento pra atirar. Dependendo do tipo de robô, eles se movimentam bastante, alguns até mais rápidos e resistentes. Sobre o que foi falado de headshot é a mais pura verdade. Aliás contra alguns inimigos, principalmente uns robôs de carcaça vermelha, a melhor opção era atirar nas pernas para levá-los ao chão para depois finalizarmos com mais facilidade, seja com arma ou ataque corporal. Outro ponto é a questão de recuperar seu personagem ou algum aliado. Cada um é capaz de carregar 3 kits pra restaurar a saúde do personagem, sendo possível comprar esses kits nas cabines de upgrade de armas/munição, que se encontram pelas fases. Ou seja, apesar do sistema de life regenerativa, há um limite pra recuperar vc ou algum aliado.

Outro ponto é que há de se tomar certo cuidado contra inimigos não totalmente abatidos, pois mesmo no chão ou sem cabeça eles continuam atirando. Um detalhe que curti bastante é que se vc não finalizar um inimigo sem pernas ele pode se arrastar e te agarrar a perna. Daí vc é obrigado a usar a pistola apenas pra tentar destruí-lo de uma vez, caso contrário ele explode e te causa um dano considerável.

Pelo que li, o jogo não terá co-op offline, apenas online (alguém confirma isso?). Se for é uma pena, uma vez que sempre curti co-op offline com meu irmão, seja no Ps3 ou X360 e fechamos diversos TPS como os 3 Gears, Kane & Lynch, os 2 Army of Two, RE 5, etc...

No mais, pelo que fiquei sabendo a Skin no Multiplayer do Kazuma Kyriu do Yakuza só estará disponível na versão japonesa do jogo, uma pena, pois sou fã de carteirinha da série Yakuza.

Posso dizer que a demo atingiu todas as minhas expectativas. Eu já tinha praticamente certeza de compra e após jogar e rejogar a demo, posso garantir que certamente terei o jogo tão logo seja lançado.

4 comentários:

  1. Adoroooo esse blog...PARABÉNS FRANCISCO :)

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise esquilibrada! apontando os pontos que precisam de melhora e os pontos fortes do jogo! não uma análise parcial e sem conhecimento prévio do jogo como tem de monte por ai! tem uns caras que analisam tendo como base apenas o demo, nem se quer sabem NADA sobre o jogo...por exemplo Binary Domain tem como diferencial as sequencias de cinema(desenvolvimento de história) que vai ficando cada vez mais dramática afinal estamos falando de Yakuza team! e tem a AI e o consequence system como diferencial...portanto uma análise que não aborda essas questões é totalmente ignorante e parcial...afinal quem joga os jogos da Sega né...geralmente os games são pré-julgados e substimados!

    Porisso a iniciativa do Francisco é tão importante...temos que embaixo de análises idiotas postar análises descentes e imparciais!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente André, foi justamente o que fez um analista idiota do Baixaki Jogos! Os caras pegam o jogo já com nojo, pq é da SEGA, pois eles amam uma certa produtora do bigode e fica difícil pra eles falar algo bom né. Inveja é assim mesmo! Mas graças a Deus a maioria sabe que a SEGA é uma das maiores produtoras de jogos e as vendas falam por si próprio.

    ResponderExcluir