quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os melhores jogos para ter medo

Nós gamers adoramos aqueles jogos que provocam a sensação do medo e do inesperado, ocasionando o famoso susto perante nossos olhos. Alguns fogem de jogos que cujo tema é a tensão constante e o horror de sobrevivência, mas a grande maioria adora ligar seu videogame na madrugada sozinho e no silêncio profundo jogar o game que lhe dará pesadelos logo depois.

Se você é daqueles que curtem esse tipo de sofrimento, selecionei os jogos mais horripilantes dignos de oscar do terror. Vamos a eles:

ALONE IN THE DARK 2, 1994
Para quem é novo não sabe que o primeiro Alone in the Dark foi responsável pela criação do novo gênero Survival Horror. O segundo ficou mais conhecido pois foi lançado para consoles 3DO, Saturn e Playstation.

Sinopse: No Natal de 1924, três meses depois do primeiro Alone . Edward Carnby e seu parceiro Ted Stryker estão investigando o sequestro de Grace Saunders jovens. A trilha de pistas leva a uma velha mansão chamada "Cozinha do Inferno" - a casa de um famoso gangster. Edward decide pegar a pista quando ele descobre o desaparecimento de Ted na mansão. Infelizmente, Edward logo descobre que Ted foi assassinado.
Carnby finalmente descobre que os mafiosos são as formas corporais dos espíritos dos piratas que saqueavam as centenas mar de anos atrás. Ele descobre um navio pirata escondido no precipício da casa de Jack. Edward deve resgatar Grace e descobrir por que os piratas tomaram um interesse por ela.

Por que jogar: Sim é um jogo antigo e consequentemente ultrapassado, mas se você gosta de conciliar terror com um bom enredo investigativo esse é um prato cheio, além de bons puzzles. Não pense que aqui você irá encontrar sangue jorrando na tela, aqui o terror é clássico e o suspense é convidativo.

Outros jogos da franquia recomendados:
Alone in the Dark, 1992 - PC
Alone in the Dark The New Nightmare, 2001 - PC, Dreamcast, Playstation e Playstation 2

RESIDENTE EVIL, 1996
Resident Evil foi um marco na história dos videogames, pois foi responsável pela popularização do gênero Survival Horror na qual o tema foi bem trabalhado deixando o jogador preso na narrativa e com uma trilha sonora tensa. Na época milhões de jogadores pularam do sofá quando viram a primeira cena de CG do zumbi comendo um policial dilacerando sua cabeça e logo depois várias surpresas nos aguardavam com cenas previamente feitas para dar o tom de surpresa ao jogador. Claro a franquia teve influencia de filmes de George A Romero e do jogo Alone in the Dark. Apesar disso a franquia herdou muito dos elementos do jogo Sweet Home para Nes. A franquia conseguiu vender mais de 40 milhões de cópias, sendo uma das franquias mais bem sucedidas da história dos videogames.

Sinopse: Uma série de casos de homicídios envolvendo canibalismo nas Montanhas Arklay ao norte de Raccoon City em Julho de 1998. O Departamento de Polícia de Raccoon (RPD) designa o S.T.A.R.S (Serviço de Táticas Especiais e Resgate) para investigar os casos na região. O primeiro grupo foi o Bravo Team, dentre eles a recruta enfermeira Rebecca Chambers. Ao perder contato com a base foi enviado o grupo Alpha Team composto pelo líder Albert Wesker, Chris Redfield atirador de elite, Barry Burton o especialista em armas e Jill Valentine especialista em arrombamentos. Checando a floresta onde estava a carcaça do helicoptero do Bravo, o grupo é atacado por um bando de Cerberus(cães zumbis). Joseph é morto e, Brad, ao ver a cena, vai embora com medo, deixando seus companheiros para morrer. Wesker, Chris, Jill e Barry acabam indo parar em uma mansão aparentemente abandonada, onde o grupo se depara com zumbis e outras criaturas, levando-os a descobrir os cadáveres de seus companheiros na casa. Ainda descobrem que a mansão é, na verdade, uma fachada de um laboratório secreto pertencente à multinacional farmacêutica, a Umbrela Corporation. Descobrem, também, que as criaturas são o resultado de experiências com um vírus geneticamente modificado chamado T-Virus.

Por que jogar: Simplesmente um clássico que redefiniu o gênero Survival Horror, você como gamer deve jogar e terminar essa obra prima da Capcom. Originalmente lançado para Playstation e um ano depois para Saturn.

Outros jogos da franquia recomendados:
Resident Evil 2, 1998 - Playstation, N64, Dreamcast e Game Cube
Resident Evil 3, 1998 - Playstation, Dreamcast e Game Cube
Resident Evil Code Veronica, 2000 - Dreamcast, Playstation 2 e Game Cube
Resident Evil Remake, 2002 - Game Cube
Resident Evil Zero, 2002 - Game Cube
Resident Evil 4, 2004 - Game Cube e Playstation 2
Resident Evil 5, 2009 - PS3 e X360
Resident Evil Revelations, 2012 - 3DS

DINO CRISIS, 1999
É um jogo que segue a mesma linha de Resident Evil, porém com mais intensidade em lhe dar sustos em vez de um terror psicológico. Foi originalmente lançado para Playstation e logo depois para Dreamcast.

Sinopse: Você controla Regina, uma novata do grupo S.O.R.T que é enviada a uma ilha secreta para resgatar o cientista Edward Kirk, dado como morto anos atrás. Só que o que eles não sabiam era que havia algo mais nessa ilha que envolvia as pesquisas do cientista e agora deverão lutar simplesmente para sobreviver ao ataque dos dinossauros.

Por que jogar: É um jogo que dará medo por um simples motivos, os dinossauros não são como zumbis e irão correr atrás de você aonde estiver. Dessa forma você ficará tenso 24 horas e a qualquer momento sustos lhe aguardarão.

Outros jogos da franquia recomendados:
Dino Crises 2, 2000 - Playstation

SILENT HILL, 1998
A Konami aproveitando o sucesso dos jogos Survival Horror, lança uma agradável surpresa, Silent Hill para Playstation. O mundo conheceria uma nova definição de terror. Usando o modo psicológico do estilo, Silent Hill fez várias pessoas redefinirem seus conceitos sobre video games e admitir que eles poderiam proporcionar o medo que filmes de cinema proporcionavam. Sangue, figuras horrendas e sensação de desespero (devido à neblina ou à escuridão da cidade) fizeram da série uma obra-prima. O game foi relançado para Playstation 2 com novos gráficos e o mesmo clima de suspense psicológico.

Sinopse: A história do jogo se baseia na chegada de Harry Mason a Silent Hill e, consequentemente, na procura por sua filha, Cheryl. Durante o progresso do jogo, Harry descobre que a sua filha adotada tem uma relação com a cidade nunca revelada.

Por que jogar: Inaugurou praticamente o Survival Horror psicológico pouco aprofundado até então. Jogando Silent Hill você terá medo da atmosfera que o jogo propõem. O medo de ficar sozinho em ambientes nojentos e sombrios causarão arrepios memoráveis.

Outros jogos da franquia recomendados:
Silent Hill 2, 2001 - PS2 e Xbox
Silent Hill 3, 2003 - PS2 e PC
Silent Hill: Shattered Memorie, 2010 - Wii e PS2

FATAL FRAME, 2001
É o survival horror da Tecmo que foca em terror com fantasmas basicamente, na qual, pode conter temas de exorcismos e rituais xinto. Foi lançado originalmente para Playstation 2 e depois para Xbox. O principal objetivo no jogo é resolver um mistério que está ligado às antigas superstições japonesas. Os principais inimigos que o jogador terá de enfrentar são fantasmas; alguns amigáveis, mas a maioria não é. A sua única forma de defesa é a Câmera obscura, que permite ao jogador exorcisar os fantasmas tirando fotografias deles, selando seus espíritos no filme.

Sinopse: Nove dias se passaram desde que Mafuyu Hinasaki, irmão de Miku Hinasaki, desapareceu. Tudo isso começou há um mês atrás. A mídia noticiou que o novelista Junsei Takamine havia desaparecido enquanto fazia pesquisas para a criação de sua nova novela, e Mafuyu, um aspirante à jornalista, percebeu que tinha algo errado. Mafuyu, então, decide começar a procurar por Junsei, e essa busca o leva a uma mansão abandonada. A Mansão Himuro localiza-se silenciosa e imponente, embrenhada numa floresta. Uma lenda dizia que essa mansão pertenceu à um rico latifundiário, que tinha o controle absoluto da área. Mas agora, a mansão não passa de uma sombra destruída pelo tempo.

Ao passo que Mafuyu explora a mansão, ele acha recados em papéis escritos pelo próprio Junsei e sua equipe. Esses recados remetiam um número de eventos misteriosos que aconteceram no passado negro da mansão. Para descobrir mais sobre o que aconteceu com a mansão e com Junsei, Mafuyu se embrenha cada vez mais na mansão, e percebe que ele não está sozinho.

Miku foi para a Mansão Himuro para achar seu irmão. E ela não fazia idéia no que estava se metendo.

Por que jogar: Não me diga que você não tem medo de fantasmas, claro todos nós tememos eles, principalmente na madrugada. É por essa razão que Fatal Frame é indicado para suas noites de insônia. E o pior sua arma é caçar os malditos com apenas uma câmera! Com Fatal Frame os fantasma nunca mais serão os mesmos!

Outros jogos da franquia recomendados:
Fatal Frame 2, 2003 - PS2 e Xbox
Fatal Frame 3, 2005 - PS2

SIREN, 2003
Desenvolvido pela Sony e exclusivo para Playstation 2, Siren é um Survival Horror de estratégia. Devido uma jogabilidade diferenciada por tentar evitar os inimigos para sobreviver o game não fez sucesso comercial, porém aos adaptados é um clássico do survival horror.

Sinopse:  Siren conta a história de uma vila situada numa montanha do Japão. Depois de um terremoto, a vila se encontra num lapso do tempo-espaço com um rio e chuva de sangue ao redor, onde antes eram montanhas. Hisako Yao, chefe da vila, tenta renascer uma entidade chamada Datasushi (sem trocadilhos). A sirene do game é o chamado da entidade para que os moradores entrem na água-sangue, se tornando os shibitos (pessoa cadáver em japonês, inimigos do game). Ah, e nem adianta tentar matar inimigos, a chuva de sangue faz eles voltarem à vida. O terror é narrado pela perspectiva de 10 sobreviventes, que estão na vila pelos 3 dias em que o mistério acontece.

Por que jogar: O terror neste game é pesado, o visual é macabro e vai te dar lembranças ruins até mesmo fora dele. Porém, a jogabilidade pode ser um pé na bunda de quem não gosta de passar de mansinho perto de inimigo. Pra alguns é a melhor sacada do jogo, para outros foi o que o levou ao fracasso.

CONDEMNED CRIMINAL ORIGINS, 2005
A SEGA também entrou na onda dos jogos Survival Horror, e esse foi lançado originalmente para Xbox 360 e depois para PC. O jogo aborda o horror psicológico e investigativo em primeira pessoa. Com novos elementos de jogabilidade principalmente no enfrentamento dos inimigos. Condemned tornou-se um clássico imperdível. Os produtores revelaram que o jogo teve inspiração nos filmes "Silencio dos Inocentes e "Os Sete Pecados Capitais".

Sinopse: Enganado por um serial killer procurado e acusado de um crime que não cometeu, Ethan Thomas se vê preso nos lados mais obscuros de uma cidade fictícia chamada Metro City. La irá enfrentar dezenas de psicopatas transformados por um fenômeno desconhecido e terá que manter sua sanidade e, além de tudo, sobreviver à horda de inimigos insanos até conseguir desvendar o mistério.

Por que jogar: O jogo é tenso e te deixa preso por todo tempo. Na época, ele foi produzido com uma equipe de psicólogos especialistas na área de criminalidade, para tecer cada ponto das características de um psicopata no game. Investigação forense também era um trunfo de Condemned, característica nunca antes vista num jogo assim. Recomendação obrigatória!

Outros jogos da franquia recomendados: 
Condemned 2: Bloodshot, 2008 - Xbox 360 e PS3.

F.E.A.R, 2005
F.E.A.R. é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa produzido pela Monolith e lançado em 18 de outubro de 2005 para PC, em 31 de outubro de 2006 para Xbox 360 e em 24 de abril de 2007 para PlayStation 3. O enredo do game é datado de coisas sobrenaturais, e F.E.A.R. é a abreviação de First Encounter Assault Recon, seria como algo Primeiro Encontro Agressivo de Susto. Infelizmente depois do primeiro, F.E.A.R perdeu a qualidade que prezava sobre o enredo profundo.


Sinopse: "O jogador encarna um novato a bordo de um helicóptero Black Hawk, rumo a um prédio a ser resgatado pela Delta Force - um centro de pesquisa aeroespacial tomado por um grupo para-militar não identificado. Só que toda comunicação com o outro grupo é interrompida por uma misteriosa interferência. O jogador chega ao edifício sob intenso fogo dos estranhos invasores, com a missão de eliminar os intrusos, determinar a origem da interferência e restaurar o controle do local.


Entrando no prédio, o clima de horror começa a tomar conta de "F.": as luzes piscam estranhamente e até a lanterna embutida em seu capacete começa a falhar misteriosamente. Há corpos despedaçados e entalhados por todos os lados, com ferimentos que não parecem ser de armas de fogo. A escalada de terror continua com o soldado tendo visões e vendo, num monitor de vigilância, algo se movendo nas sombras e acompanhando os soldados negros. Fora de quadro, eles são estraçalhados. O clima lembra o filme japonês de horror "O Chamado", que tem remake produzido por Hollywood."

Por que jogar: Simplesmente é uma espécie de Arquivo X em versão militar e claro o sentimento de ter o poder de destruição nas mãos e sentir um inútil por causa do medo.

Outros jogos da franquia recomendados: 
F.E.A.R 2, 2009 - PC, Xbox 360 e PS3
F.E.A.R 3, 2010 - PC, Xbox 360 e PS3


DEAD SPACE, 2008
Depois que a Capcom abandonou os fãs sedentos por sangue, suspense, medo e terror. A E.A decide nos presentar um TPS de survival horror digno de fazer inveja ao Resident Evil 5.  É nesse sentido que Dead Space tornou-se uma das franquias referências do gênero. Apesar de inovar praticamente nada, ele cumpre o papel principal, fazer medo no jogador e somente por isso, ficamos felizes e menos carente por Resident Evils.

Sinopse: A trama e passa em futuro distante, quando a Terra exauriu seus recursos naturais e a humanidade se viu forçada a explorar outros planetas em busca de minerais. A maior nave de mineração disponível é a USG Ishimura, que consegue destruir planetas inteiros durante seu processo de prospecção. Mas algum problema acontece à bordo e as comunicações com o resto da frota são cortados, acionando uma equipe de reparos que logo parte ao encontro da nave. 

O jogador toma o papel do engenheiro Isaac Clarke (em uma referência nada sutil aos escritores Isaac Asimov e Arthur C. Clarke), integrante da nave de reparos Kellion, designada para restabelecer a funcionalidade da Ishimura. Mas para Clarke a missão também tem cunho pessoal, uma vez que sua amada, Nicole Brennan, faz parte da tripulação da mineradora.


Claro que, ao chegar ao seu destino, Clarke descobre que o problema não é de simples solução. Aparentemente toda a tripulação foi dizimada, talvez por algum tipo de infecção desconhecida, e parte em busca de maiores detalhes enquanto enfrenta algumas criaturas nojentas e deformadas. Como bom mocinho, ele ainda acredita que Nicole está viva em algum ponto da nave e acrescenta isto à sua lista de mistérios a desvendar, assim como um meio de escapar dali inteiro.


Por que Jogar: carente de Resident Evil esse é o prato cheio para você comer, deliciar e claro tomar muitos sustos!

Outros jogos da franquia recomendados: 
Dead Space 2, 2011 - PC, Xbox 360 e PS3

O FUTURO DO MEDO CONTINUA EM 2012!

O Medo não está morto e não abandonará você gamer carente por jogos de horror e suspense. Em 2012 Aliens Colonial Marines promete  ser o jogo mais nervoso e tenso do ano, enquanto que Resident Evil 6 tem a missão de recuperar a franquia naquilo que era mestra. Essa mudança pode já ser constatada em Resident Evil Revelations para 3DS que demonstra que a Capcom está finalmente retornando o foco do Survival Horror. Preparem o coração e bons sonhos! E não clique AQUI!

Eu avisei!

3 comentários:

  1. Parabéns cara excelente matéria dá pra ver que você entende bastante de games de Terror,só faltou um Clock Tower do playstation 1, mas é apenas um detalhe, sou muito fã de Resident Evil, no Resident 4 a Capcom começou a se dedicar ao estilo shooter tipo call of duty, é uma pena mas ainda bem que lançaram Dead Space.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Sasuke. Cloke Tower já ouvi falar, mas n joguei. Vou conferir os gameplay. Bom carnaval! Abç

      Excluir
  2. Muito bom o artigo, gostei mesmo.
    Aliás, o Dino Crisis entra naquilo que chamam de "Survival Panic" visto a tensão que o game proporcionava.
    Pena que a Capcom não investiu mais na franquia.

    ResponderExcluir