domingo, 10 de novembro de 2013

Os melhores jogos de kart racing



INTRODUÇÃO


O gênero kart racing nos jogos eletrônicos ficou popular com o Super Mario Kart, lançado para o Super Nintendo no ano de 1992. Foi um jogo inovador, pois ele trouxe uma diversão casual sem precedente graças a uma jogabilidade simples e acessível a todos, junto com a adição de itens de trapaça deixando o jogo engraçado e imprevisível. É verdade que Mario Kart se inspirou obviamente em Corrida Maluca, também é verdade que Road Rash já tinha introduzido os itens de trapaça e ambiente interativo, mesmo assim, Mario Kart tornou-se a referência do gênero fazendo nascer diversos clones inspiradores e outros jogos com suas identidades próprias e alguns deles superando o mestre. 

Para evitar polêmica, não irei fazer um ranking decrescente do primeiro ao decimo quinto lugar. Logo porque esse tipo de jogo diverte muita gente independente qual seja o jogo. Diferente de outros ranking não vou entrar em muitos detalhes no texto de cada jogo, será bem resumido. O ranking será apresentado na ordem temporal do mais antigo até os mais atuais. Aproveitem com moderação!

PART 1 - KART RACING NÃO REALISTA


SUPER MARIO KART, SNES - 1992




Obrigatório para todo fan do gênero. Usando o Mode 7. SMK era uma delicia de jogar e uma diversão ilimitada. Até hoje sua fórmula básica de corrida e de modos de corrida são mantidas, variando pouca coisa. Sucesso de vendas no console, foi o motivo de muitos comprarem o Snes naquela época.


MARIO KART 64, N64 - 1996


Primeiro jogo tridimensional da franquia. Também foi a continuação que teve mais mudanças ao antecessor. A sua principal contribuição foi o padrão gráfico que se mantem até hoje na franquia e suas melhorias foram aperfeiçoadas nos jogos seguintes.

DIDDY KONG RACING, N64 - 1997


Lançado em 1997 e desenvolvido pela Rare. DKR ilustra facilmente entre os melhores do gênero. Apesar de graficamente ser semelhante ao MK 64, ele introduziu novidades que seria fontes de inspirações de jogos mais modernos como Sonic Transformed e Mario Kart 7. Além disso foi o primeiro a trazer uma história por trás das corridas. 

CRASH TEAM RACING, PS ONE - 1999


Para alguns CTR é o melhor jogo de kart racing já feito. Embora isso seja uma opinião pessoal, digamos que tem um pouco de verdade nisso quando jogamos a fundo. CTR trouxe diversas novidades para o gênero, são tantas que não caberia nesse resumão. Vejamos algumas: história mais bem elaborada, mapa 3D dos circuitos, circuitos mais interativos com diversas ideias aproveitadas pelo próprio Mario Kart e o modo battle.

WACKY RACE, DREAMCAST - 2000


Finalmente o desenho autêntico da Warner conhecido pela corrida de trapaças recebeu uma versão em 3D graças a Infogrames. Dentre todas as versões, o Dreamcast foi o que mais se destacou pelo conjunto da obra. A jogabilidade é bem diferente dos kart racing tradicionais. Em WR não existe power ups (itens de trapaça) espalhadas no jogo, em vez disso, antes da corrida você carrega as armas de cada veiculo nos respectivos botões X, Y e B. O jogo recebeu versões para Game Boy Color, Playstation One, Playstation 2 e PC.

LOONEY TUNES SPACE RACER, DREAMCAST - 2000



Convenhamos a Warner é um berço de ideias para serem usadas em jogos. Demorou para a industria de jogos reconhecer e é uma pena que os jogos não fizeram um sucesso de reconhecimento nas vendas se comparado com os mais conhecidos do gênero. Mas isso pouco importa, já que Looney Tunes Space Racer é sinônimo de diversão e foi o jogo mais vendido de personagens da Warner. O jogo ainda receberia uma versão para Playstation 2 em 2002. mas ficou longe do sucesso que teve no Dreamcast. O jogo surpreende pelo frame rate constante e gráfico cell shading.

MARIO KART DOUBLE DASH!!, GAME CUBE - 2003


A principal atração do novo Mario Kart pra Game Cube foi com certeza a introdução de 2 personagens em cada kart. Com isso a corrida ficou mais estratégica. O jogo também trouxe melhorias de jogabilidade como o poder roubar itens dos adversários e um mini turbo ao realizar um drift bem executado. Alguns viciados no gênero consideram o melhor jogo da franquia.

MARIO KART WII - 2008


Mario Kart Wii trouxe diversas novidades, dentre eles, a possibilidade de jogar online, controle de movimentos e pela primeira vez na franquia a possibilidade de usar motos. Apesar de pouco inovador, o jogo continua como sempre divertido, como de praxe.

SONIC & ALL-STAR RACING, 2010 - MULTIPLATAFORMA


SSASR elevou o nível do gênero como jamais visto no ramo. Os gráficos brilham pela qualidade e quantidade de objetos. A jogabilidade em particular pegou emprestado de Out Run 2 e Daytona Usa transformando num jogo super agradável de jogar. Diferente dos demais SSASR não usa veículos de kart em vez disso cada personagem usa um veiculo de acordo com sua personalidade. A maior novidade foi a introdução de especiais que dava uma sensação única de poder. Sucesso absoluto de vendas e críticas, o jogo tornou-se uma nova referência do gênero, rivalizando o próprio Mario Kart.

MODNATION RACERS, PS3 e PSP - 2010


A principal atração de MR sem dúvida nenhuma é sua personalização de carros, personagens e até pistas. A quantidade contéudo para tal é gigante e faz tornar um jogo praticamente infinito. Com certeza suas ideias de personalização de comunidade e de usuários inspiraram e ainda será referência do gênero por um bom tempo. O jogo em si tem uma jogabilidade diferenciada, assim como Sonic Racing, sendo assim tem sua identidade própria e conseguiu ilustrar entre os melhores do gênero.

MARIO KART 7, 3DS - 2011


De longe Mario Kart 7 é o melhor adaptação da franquia para um portátil Nintendo. MK 7 trouxe algumas novidades para a franquia, dentre elas, a customização de veículos e uma jogabilidade mais variada graças ao uso de acessórios acoplados no kart, possibilitando planar em algumas áreas e correr dentro d'agua. Como sempre é o velho e bom MK de sempre.

SONIC & ALL STAR RACING TRANSFORMED, MULTIPLATAFORMA - 2012


SASR pode ser considerado facilmente como o melhor jogo do gênero até o momento. Com corridas dinâmicas em diversas superfícies e imagens de tirar o fôlego, SASR tornou-se tão aclamado pelos fans que Mario Kart ficaria obsoleto, me perdoe aos mais fãs de MK pela coragem da afirmação. Infelizmente o jogo tem alguns defeitos de execução de itens especiais e bugs ocasionais que estraga todo seu brilho. A melhor versão de longe é a do PC que mantem um frame rate constante e menos falhas técnicas.

F1 RACER STARS, MULTIPLATAFORMA - 2012


A Codemasters teve uma brilhante ideia de transformar a F1 numa corrida casual e que lembra os melhores jogos de kart racing. Resultado não poderia ser um dos melhores jogos do gênero. Com um dos visuais mais bonitos do ramo, F1 Racer Star também lhe fisga pelo carisma dos pilotos que tiveram um tratamento visual animado e infantil. A jogabilidade é bem diferente e é um dos mais técnicos, perdendo apenas para Sonic Racing Transformed.

2 comentários:

  1. Caramba nem sabia da existência de tantos rsrsrs

    Mas com certeza o do Snes foi o que mais joguei.

    ResponderExcluir
  2. esse estilo de jogo é um dos meus favoritos...eu mencionaria tbem woody woodpecker racing(psone), motor toon gp 2(psone) e bomberman kart(ps2)

    ResponderExcluir