segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uol Jogos já foi o melhor site de jogos do Brasil


A Uol Jogos é a maior comunidade sobre games do Brasil, mas infelizmente seus redatores e moderadores não estão perto da grandeza que foi a Uol Jogos para a maioria dos internautas. Hoje a Uol Jogos está perdendo audiência e muitos estão migrando para outras comunidades relacionadas. Isso acontece porque a Uol Jogos faz  a ditadura da informação como forma de controle sobre os jogos que ela considera importantes para serem lembrados e relembrados por causa do sistema de financiamento das produtoras, que somente seria comprovado se houvesse uma auditoria interna e externa, mas lembro que tal prática não é ilegal, pois trata-se de marketing e publicidade, porém se configura como anti-ético ao exercício da informação jornalística. (Exemplo, a revista Veja, vende 100 páginas, sendo 40 páginas de propaganda).

Além disso a Uol jogos tem redatores apaixonados por determinadas franquias e por causa disso, outras franquias rivais perdem espaço por esse detalhe imbecil. Exemplo, é a preferência que eles tem pelos jogos da Nintendo, como Mario Bros e Zelda fazendo análises tendenciosas e artigos que de alguma forma será mencionada ou homenageada. Em contra partida os jogos da Sega, principalmente Sonic, tem um tratamento de repúdio, omitindo as boas noticias. Nas análises fica evidente que os redatores não gostam de Sonic, mostrando frieza e procurando todos os defeitos do jogo. Cadê a emoção quando escrevem nos jogos de Mario? Verdade, Claudio Prandoni e Pablo Raphael são tão apaixonados que esquecem que estão escrevendo para gamers de gostos diferentes. Será que eles tiveram formação superior para entender a importância da imparcialidade sobre a cultura do entretenimento? Tenho até medo se forem eles os analistas de Sonic Generations.

Realmente é triste constatar que a Uol Jogos não consegue selecionar profissionais que tenham conteúdo ético, moral e imparcial sobre a edição de análises, artigos e as notícias. Mas a Uol Jogos achando pouco luta contra os ideais que todo veiculo de comunicação protege - a liberdade de expressão.  Pasmem! O fórum da Uol Jogos é totalmente dominado por um usuário chamado de Steam Machine, que controla todos os tópicos da comunidade Notícias, ou seja, o fórum era para ser um lugar de debate entre pessoas com opiniões distintas, mas na Uol Jogos esse direito não assiste aos users ficando apenas com a liberdade de postar sobre as notícias controladas e mesmo assim os users tem que mediar suas palavras para evitar banimentos. 

Mas a Uol Jogos consegue ser mais longe ainda! Ela faz de maneira bem oculta, a perseguição severa sobre usuários que tenham gostos diferentes dos moderadores, para isso eles criam os famosos clones que infestam a comunidade. Como funciona? Um determinado user é escolhido e os clones feitos pela moderação perseguem o user através de provocações e por meio da imunidade que eles tem com o sistema, conseguem banir o user que caiu nas suas armadilhas. Mas uma vez não posso provar que esse sistema existe, mas é estranho que certos users mesmo tendo comportamentos inadequados conseguem que sua conta nunca seja banida enquanto outros não podem fazer um pio de crítica, que é banido.

Um exemplo disso é um tal de usuário que tem como personagem uma menina nintendista que se auto denomina - Peurix Hilton (seus possíveis clones: Suculavanco, 8bits16hearts, Headshinker, Ages Eterna Lanterna, AndreOX, N Girls...). Incrivelmente esse user tem mais de dez clones e mesmo como o sistema de denúncia, o user nunca é banido da comunidade. A missão desse hater é provocar os seguistas e sonystas através de humilhações públicas e falsas verdades. Além claro de enaltecer o produto que ele(a) tanto venera, a Nintendo.

Então caro gamer que teve a paciência de ler, minha recomendação é que você saia da Uol Jogos, um lugar completamente contaminado por idealismos contraditórios, tendenciosos, maldosos e parciais. Fórum que não dá liberdade aos users e tão menos dar a chance de nós pudermos fazer bons artigos para ajudar outros que procuram por boas matérias. Se você é um gamer que procura bons artigos, boas análises e em geral liberdade de expressão, procure outro site especializado. Porque a Uol Jogos não é mais lugar de verdadeiros gamers!

16 comentários:

  1. Boa cara! Tem que colocar a boca no trombone mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. vlw Lucas! será a famosa EOJS merece também uma crítica?

    ResponderExcluir
  3. uol jogos caiu muito mesmo.Quando eu participava lá,já havia uma infestação de haters e istas.Depois o movimento foi caindo cada vez mais e hoje em dia mau tem postagens - parece que as pessoas desistiram de postar lá.Outros fóruns como o outer space,Star select e o game Vicio já o superaram a um bom tempo.parabéns pelo blog francisco.

    ResponderExcluir
  4. obg JhLury! seu blog também está nos meus favoritos só n sei fazer igual a vc colocando um Link com imagem. Sou amador em blog! sei apenas o básico. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Que pena que você não gosta mais do UOL Jogos, Francisco. É um direito seu reclamar e dizer as coisas que não gosta, mas acho que você deveria ser mais maduro em suas críticas. Você reclama que eu e o Pablo Raphael somos parciais em nossos comentários - algo que discordo -, e esse é um conceito subjetivo, você pode achar o que quiser, mas você deveria trabalhar com outro conceito, este exato: apuro na informação.

    Que "sistema de financiamento das produtoras" é esse que você diz? Isso não existe e, caso eu esteja errado e ele exista, gostaria muito de provas e exemplos concretos. Pior ainda, com essa afirmação sua você sugere que eu e outros profissionais temos nossa crítica e imparcialidade vendidas, sem ter prova alguma.

    ResponderExcluir
  6. Caso queira conversar mais sobre o assunto, tirar duvidas e comentar com base nos fatos - e não no seu puro "achismo" - estou à disposição para trocarmos uma idéia numa boa.

    Enfim, abraços e parabéns pelo blog!
    =]

    ResponderExcluir
  7. Primeiro obrigado pelos parabéns, Claudio Prandoni. Sobre seus comentários não tem como provar que vocês usam o sistema de financiamento das empresas. Somente autoridades em auditoria da informação poderiam fazer isso. Mesmo assim seria polêmico e complicado fazer isso no Brasil, pois a informação da imprensa praticamente não exite um controle ético e moral sobre os veículos de comunicação. Isso se deve a cultura no Brasil, na qual não existe essa proibição legal.

    Os meios de comunicação no Brasil tem livre e arbítrio para falar o que quiser e podendo receber publicidade para sobreviver no mercado. Então para grandes veículos de comunicação, seria inviável não ter um sistema de financiamento. É claro que tem! Todas as empresas de comunicação fazem o uso de capitais de terceiros para fazer reportagem do interesse deles! Ou você é cego?

    Segundo, vc é sim parcial e boa parte dos redatores do site. É isso que me passou quando li todos os artigos de vcs. Eu adoro noticias relacionadas a games. Entretanto vocês são oportunistas. Quando ver noticias boas em relação a vendas de grandes empresas como a Sega e outros jogos você poucos falam! Mas quando algum jogo da Nintendo e a própria Nintendo tem bons resultados vocês fazem questão de ilustrar isso no Noticias. Sem falar das análises né. Onde você fica emocionado nos textos quando se trata de jogos Nintendo e frio quando se trata principalmente de jogos SEGA (os jogos bons!). Há e não estou nem contando que quando vcs falam de jogos SEGA, no máximo vocês escreve uns 4 a 5 parágrafos né! (ficamos até surpreso que Sonic Generations recebeu 9 de vcs, se fosse vc o analista seria 9, hein Prandoni?)

    Ai vc pode dizer que sou fanático pela SEGA. Não eu sou apenas conheço os jogos dela e tenho mt respeito. Também pode dizer que odeio a Nintendo. Se eu odiasse tanto, faria desse blog a arma contra ela né verdade?

    Sobre o fórum, há fórum! recanto para debate e criação de artigos...Pergunta aos moderadores se é permitido isso! Não dão direito nem aos users poderem publicar uma noticia! Ah o Steam faz primeiro né??

    E pra finalizar eu n faço desabafos por meios de achismos, é uma visão minha que acredito que seja a verdade. Por debaixo dos panos de mts redatores de games a influencia da nota é por questões financeiras e também pela paixão que ele tem sobre determinadas franquias. E que infelizmente isso domina n somente a Uol Jogos e sim todos os sites especializados do Brasil, a Uol Jogos é apenas a maior delas e por isso comentei, pois ela devia ser um exemplo a ser seguido!

    É isso, grande abraço e um feliz 2012! Espero q vc reflita mais sobre o que eu falei.

    A informação é um poder infinito mas se dever usar com sabedoria

    ResponderExcluir
  8. Detalhe se existe uma porcentagem para falar sobre games em geral, eu diria que Sega e seus games, receberia da Uol Jogos cerca 0,01% de participação. Enquanto que o site PS3 Brasil e até o Wii Brasil digamos dá uma atenção de 5% no total de informações.

    cadê Claudio as informações de games como Phantasy Star Online 2, Binary Domain, os projetos do Yakuza Team, as entrevistas do produtor da Sonic Team entre outros. Essas informações estão em outros sites, especialmente os estrangeiros.

    Eu critico a Uol Jogos, mas não sou cego ou injusto de dizer que ela possui bons artigos, boas matérias e boas análises. Mas pra quem gosta da Sega esse não é um lugar sadio mais como foi antigamente.

    ResponderExcluir
  9. o problema da uol jogos sempre foi o ismo.Realmente fico insuportável lá.Qualquer pessoa série que queria trocar ideias sadias não conseguia mais devido a istas e clone...e sim,todos sabem que a moderação sempre foi nintendista declarada,inclusive defendia com unhas e dedos no próprio fórum quando alguém criticava a nintendo.

    Quanto a não colocar notícias ,isso é relevante...pois todo site brasileiro de destaque ,cobre apenas o ocidente e vira a cara pro oriente.apesar que em alguns casos realmente é pura má vontade mesmo.Uol jogos mesmo praticamente não cobre nada referente ao mercado japonês,só jogo Maestrim ocidental.

    ResponderExcluir
  10. Já não bastasse a Sega ter seus erros, muitos a colocam em um patamar ainda abaixo do que ela está.
    O Uol(independente de quem está escrevendo) erra muito sim, Exemplo: Na batalha NES vs Master System dão enfase ao fato do NES ter dominado EUA e Japão mas não dão destaque ao fato de que o Master System venceu na Europa, Brasil e Austrália, mesmo que essas localidades não tinham a mesma importância dos EUA e do Japão.

    Depois, dizem que o Mega Drive vendeu 29 milhões?? que absurdo isso são no máximo os números de EUA e Europa, aqui há um erro de uns 10 milhões de diferença, fazem questão de lembrar que o Super Famicom arrebentou com o Mega Drive no Japão, que o Super Nintendo venceu o Genesis nos EUA(vitória apertada) mas não citam a vitória do Mega Drive na Europa(ainda mais apertada).
    Vivemos em um Mundo cada vez mais PARCIAL.
    Se Lançarem um CD do Mario revestido de merda vão dizer que é arte.

    ResponderExcluir
  11. também n entendo, se a geração 16 bits foi tão disputada e apenas o Snes foi superar o Mega no final de 1994. Pq então a diferença, SEGUNDO A UOL JOGOS, é tão grande, tipo cerca de 20 milhoes de diferença!!! É piada mesmo! e n jornalismo sério e imparcial. Agora vamos ao fato, o Mega Drive vendeu até 1997 39,7 milhões e o Snes até 2003 vendeu 49 milhões! Mas é dificil para a Uol Jogos aceitar essa verdade

    ResponderExcluir
  12. Prandoni, eu vi o tuiter oficial da uol games mandar : "jogamos Sonic Generations e, PASMEM, é muito bom!". Os caras mandam esse "PASMEM" já para botar um veneno, para tirar sarro. Depois, na mesma semana, o mesmo tuiter manda: "notícia para as víuvas da SEGA: documentário a respeito de Sonic". E isso foi no tuiter oficial de vocês. Víuva pq? A SEGA não morreu, está aí, firme e forte.

    E o engraçado é que chamar de "víuva" os fãs da SEGA é algo criado para tirar sarro, feito por alguns lunáticos nintendistas que postam lá no fórum de vocês. Os mesmos lunáticos que podem chamar a SEGA do que quiser e criar trezentos clones e ainda sim não serem banidos.

    Site uol jogos deveria mudar o nome para nintendo jogos. Ao menos, dessa maneira, não brincaria com a inteligência do público, tentando passar imparcialidade. De mim, vocês não ganham uma visita que seja.


    Eu me pergunto o que diabos aconteceu com vocês. Em 2003, era tudo diferente, eu lembro que participava do fórum e a moderação era bem severa, tinha discussão, mas as coisas nunca descambavam como descamba hoje.

    ResponderExcluir
  13. pois eh, eles fazem essas brincadeiras de mal gosto e vem aqui Claudio Prandoni na maior cara de pau pagando de inocente. O cara é um fanfarrão! Ele só quer trolar os jogos da Sega. Essa é a missão desses redatores frustrados. Só q um dia a casa cai, no mais sou mais SEGA, bem melhor do que ficar jogando no mundo de viadinhos de bigode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Claudio Prandoni, primeiro desculpas pelos adjetivos pejorativos a sua pessoa. Segundo sim eu vi esses links que vc postou, detalhe no site Uol Jogos a análise não foi sua, achei estranho a coincidência da nota, achei que você iria dar no máximo 8,0. Surpresa minha pq sua postura transparece ser anti-Sega a respeito de escrever de forma fria e objetiva, diferente qd vc escreve os jogos da Nintendo que convenhamos seu texto fica totalmente diferente.

      Agora me responda esses questionamentos:

      - A Sega teve resultados positivos em 2011 e vcs não postoram essa notícia. Agora em 2012 a Sega teve redução nos lucros (não prejuizos) e vcs postaram como prejuizo. Pq isso?

      - Pq toda vez que a Sony, Sega e Microsoft tem prejuízos vocês divulgam e quando a Nintendo tem o mesmos problemas vcs nem tem trabalho de divulgar a informação?

      - Pq "Peurix Hilton" usuário do Fórum Uol e seus intermináveis clones não são banidos pois ele viola as regras do fórum.

      - Pq vcs aprovam apelidos pejorativos e provocativos direcionado a Sega, como "Sega Viuva" "Ages Eterna Lanterna" "Sega Bein" que vc sabe mt bem que são do maluco fanático "Peurix Hilton"?

      - Pq vcs n fazem cadastro por IP, para acabar com essa bagunça de clones no Fórum Uol?

      - Pq vcs colocaram as vendas do Mega Drive com a diferença de 20 milhões em relação ao Snes. Então quer dizer que nos anos de 1995 a 2003 o Snes vendeu 20 milhões a mais que o Mega Drive? Qual foi sua fonte? Pois a maioria dos sites, inclusive o museu da França relatam que o console vendeu cerca de 39,7 milhões e não 29 milhões. Até seu colega de trabalho "Alucard" da Game Hall tb informa esse valor.

      Veja eu voltei ao fórum uol e n sou inocente pq aprontei mt lá, mas a maioria das vezes os meus banimentos foram injustos. Eu continuo acompanhar as notícias de games em diversos sites inclusive o Uol Jogos. Não deixo de acompanhar mesmo n gostando como antes. Aproveito para parabenizar pela matéria de Sonic 4 Episode II.

      E concluo que não tenha nada contra a Nintendo e tão menos suas franquias. Apenas quero vcs tenham mais carinho nos jogos da SEGA e sejam mais imparciais as noticias sobre resultados financeiros, seja qual for a empresa.

      Abraço

      Excluir
  14. Cara o fundamental para escrever bons artigos é:
    - Deixar de lado um os próprios gostos e pensar nos leitores, não escrevemos matéria para nós mesmos, mas sim para o público.
    - Não esqueça que independente se for a melhor série, como a pior de todas, sempre terão seus fãs.
    - Assim como a melhor série tem seus defeitos e pontos negativos, a pior série tem suas vantagens e pontos positivos. Devemos saber distingui-las e nunca atacar uma série, isso sempre fere alguém.
    - Ter mente aberta, não se limite apenas em uma série, produto ou empresa, e não pense que só ela que presta. Conheça mais a fundo sobre as demais, pode se surpreender, não diga nada antes de conhecê-la.
    - Comparações: saiba quais as séries viáveis para comparar, comparações entre um jogo de corrida e um de ação, por exemplo, não convém. Apesar de que por opinião, própria games não se comprara, cada um é único.
    - Caso for expressar sua própria opinião escreva um artigo de opinião e deixe claro que é uma opinião pessoal, e nada de oficial.


    E realmente Francisco, a UOL jogos está desviando desses critérios, não é atoa que estou deixando de segui-la gradativamente a algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyla, parabéns! o Uol Jogos precisa de pessoas assim. Eu também raramente entro lá. O site que busco noticias agora são o PS3Brasil, o WiiBrasil, Eurogamer.net e os sites e blogs sobre sonic e sega. As vezes eu entro no Baixaki Jogos, mas lá tb é mt parecido com a Uol Jogos.

      Excluir