sábado, 1 de março de 2025

SEGA e seu lado B da História dos Videogames


Não existe empresa perfeita e todas tem seus podres e não poderia deixar de comentar as outras três grandes que fabricaram consoles nos anos 80 e 90.

SEGA

Sem dúvida a Sega assim como a Nintendo tem muitos fãs ao redor do mundo até hoje. Hoje a empresa não fabrica mais consoles, continuando no ramo de desenvolvimento de jogos e máquinas de arcade e pachinko. A empresa sempre foi vista como pioneira no setor, desenvolvendo jogos e hardware acima do tempo. Mas esse pioneirismo junto com erros sucessivos de péssimas decisões administrativas cominou na sua saída do mercado de consoles. Vamos aqui seu labo B da história:

SEGA LEÃO INVEJOSO E FAMINTO:

A Sega era rainha dos arcades, mas viu o sucesso da Nintendo no ramo de consoles e portáteis e viu isso como uma oportunidade de negócio. Mas para conseguir sucesso nesse ramo, a empresa precisava ser ousada contra o monopólio da Nintendo. Pense assim: a Nintendo era o Mcdonalds e a Sega a nova lanchonete concorrente, Burguer King. Com uma campanha de marketing agressiva, principalmente no Ocidente a Sega conseguiu seu espaço. Mas não foi somente na publicidade, a Sega contra atacava a Nintendo principalmente nos jogos. A Nintendo tinha Mario, a Sega contra atacou com Alex Kidd e depois Sonic. A Nintendo tinha Zelda, a Sega contra atacava com seus clones baratos. A Nintendo criava personagens carismáticos, a Sega fazia o mesmo. Ou seja, sabe aquele vizinho que ver sua grama mais verde que a sua e no dia seguinte fazia ficar mais verde. Era basicamente isso.

SEGA E SEUS HISTÓRICOS DE JOGOS RUINS E BIZARROS

Antigamente a Sega era sinônimo de jogos de qualidade. De repente isso muda quando a empresa deixa de ser fabricante para ser publicadora e desenvolvedora de jogos. Começou com o jogo medíocre de Altered Beast, depois o jogo mediado Shinobi também para Playstation 2. Depois aquele Sonic 2006 para X360 e PS3, o final mais bizarro de toda a histórias dos jogos eletrônicos, jogos de filmes de Hulk, Iron Man, Capitão América e a Bússula de Ouro. Outro jogo ruim foi o Aliens Colonial Marines, uma das maiores decepções que já aconteceu na indústria dos jogos. O Sonic 4 Episode 1 também tem sua aceitação duvidosa. O Golden Axe Beast Rider, foi outro que também decepcionou. The Club outro jogo mediano que nem peida e nem cheira. Apesar dos ultimos anos sua imagem esteja recuperada, ainda muita gente duvida que ainda a Sega faça um jogo de qualidade graças a esses jogos que não sai da memória de quem o experimentou.

PROPAGANDAS ENGANOSAS

A Sega sempre foi craque em empolgar os jogadores com seus trailers fantásticos ou propagandas comercias. Mas propaganda enganosa existe sim no mundo dos games, e a Sega também não é isenta disso. Dentre algumas delas, temos a clássica "Genesis Does What Nintendont". Onde dizia que o Genesis fazia o que a Nintendo ou Super Nintendo não faz. Basicamente isso. Podia ser até verdade, mas o intuito era enganar o publico que o Genesis era superior ao Nintendo (verdade) e Super Nintendo (em alguns jogos era sim). E o "Blast Processing" também é verdade que o Mega tinha um processador mais veloz, mas também não significava que o Snes tinha jogos lentos como a propaganda gostaria que fosse. Outra clássica da Sega foi o trailer de Aliens Colonial Marines mostrando gráficos superiores ao que realmente foi lançado. Tá certo o jogo nao foi desenvolvido por ela, mas a Sega é a publicadora e investidora da marca, logo ela tem que ter controle de qualidade do mesmo para não manchar sua imagem.

PÉSSIMA GESTÃO INTERNA

A Sega tinha dinheiro, muito dinheiro. Mas durante muito tempo perdeu muito dinheiro devido uma série de decisões equivocadas dos seus executivos, ganância pela liderança, falta de visibilidade de mercado, brigas internas e falta de controle nos gastos em publicidade. Resultado a empresa teve que ser vendida para sobreviver e cobrir todos os prejuízos.

AS PIORES DECISÕES

- Empresa mata o Mega Drive em 1994, lançando o Sega Saturn e Mega 32X e ao mesmo tempo revolta os donos do Mega Drive (Sega Genesis nos EUA) e Mega 32X, este console foi descontinuado chateando mais ainda os jogadores.

- Empresa antecipa o lançamento americano do Sega Saturn, pegando os varejistas de surpresa. Com poucos jogos e um preço maior que o do concorrente Playstation, o Saturn não teve chance.

- O hardware do Saturn foi um dos projetos mais desorganizados de todos os tempos. A Sega parecia uma barata tonta, completamente perdida. O Saturn foi desenvolvido pra ser um Arcade em casa com gráficos poligonais mais sofisticados que o 3DO. Porém o Playstation tinha como premissa gráficos 3D poligonais. Obrigando a Sega mudar o projeto. Em vez da Sega refazer tudo do zero, a empresa preferiu reaproveitar o projeto 2D acrescentado mais processadores para aumentar a potencia 3D. Resultado da parafernália: o console ficou complexo de programar, afastando diversos desenvolvedores.

- A Sega era pioneira nos gráficos 3D poligonais, ela liderava esse conceito e incrivelmente não adotou essa ideia no Sega Saturn. Aliás, a própria Sony, viu Virtua Fighter seria o futuro dos jogos eletrônicos e fez o Playstation pensado no 3D.

- A Sega mais uma vez antecipa o lançamento do Dreamcast, apesar do videogame ser praticamente perfeito e ultra moderno pra época. A Sega poderia ter esperado mais um pouco e investido no Dreamcast com DVD, a história poderia ser completamente diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário