NASCIMENTO: 22 de novembro de 1994
DESCONTINUADO: 10 de agosto de 1998
ESTIMATIVA DE VENDAS: 9,5 milhões
HISTÓRIA:
O Sega Saturn foi o videogame da Sega de 32bits da quinta geração. Não teve um sucesso mundial esperado e acarretou um prejuizo milionário a fabricante. Dentre os vários fatores que não fizeram o Saturn alavancar nas venda, temos: o lançamento americano antecipado sem suporte aos clientes, preço inicial salgado, a decisão de abandonar o Mega 32X fez com que muito clientes ficassem irritados e perdessem a confiança na fabricante e o maior delas um arquitetura de desenvolvimento complexa que acarretou em muitos boicotes de thirds parties.
Apesar de vários contras, o Saturn ainda conseguiu produzir mais de 500 jogos e diga de passagem, muitos deles memoráveis e clássicos. O console fez muito sucesso no Japão e foram poucas conversões para o mercado ocidental. Um fato curioso da origem do nome do console é que o Saturn é o sexto planeta do solar e o Sega Saturn seria o sexto videogame da fabricante. Em se tratando de hardware o console era forte em jogos 2D, principalmente em jogos de luta. Até hoje o console herdou conversões perfeitas e quase perfeitas da Capcom e SNK. Quem teve o console sabe o quão foi prazeroso e divertido a caixa preta da Sega.
25º - Astal (1995) - Sega
Jogo típico plataforma 2D (side-scrolling) desenvolvido pela Sega em 1995, surpreendeu os jogadores com novos efeitos gráficos para jogos em 2D. Uma aventura que irá lhe prender pela história, a música, jogabilidade e a intrigante amizade do garoto com o pássaro para salvar a princesa.
24º - Magic Knight Rayearth (1995) - Sega
O Saturn no Japão era o líder de vendas(1995 e 1996) e um dos motivos era seus lindos RPGs, e este entrava na lista dos bons jogos saturniano da fase de ouro, Magic Knight Rayearth, era um rpg/adventure baseado no mangá do mesmo nome. Quem jogou jamais esqueceu das aventuras malucas e engraçadas das gatinhas de Rayearth.
23º - Clockwork Knight (1995) - Sega
Outro título de lançamento do Saturn no Japão. O jogo é bonito e divertido. Com jogabilidade 2D mas com gráficos de fundo em 3D e vários planos de ação, o jogo tornou-se referência de jogos de aventura para o Saturn. Tanto que teve uma belíssima continuação, o Clock Work Knight 2 também uma aventura inesquecível e obrigatória para fãs de jogos de aventura.
22º - Tomb Raider (1996) - Eidos
A franquia nasceu no Sega Saturn e só deixou saudades nas continuações, o jogo foi uma revolução dos gráficos 3D, contendo ambientações vastos e elementos de exploração. Lara Croft tornou-se a diva dos games na época.
21º - Need for Speed (1996) - E.A
Um clássico de corrida da E.A. Jogue com os carros mais desejados como Ferrari e Diablo Lamborguini em incríveis pistas em 3D. Jogabilidade, vídeos e som de primeira garante horas de diversão. O jogo impressionou na época pelo seu incrível realismo.
20º - Daytona Usa Circuit Edition (1997) - Sega
Os gráficos ficaram simplificados, mas em contra partida a jogabilidade melhorou anos luz da primeira conversão. Contendo mais carros sendo um extra, duas pistas novas e músicas remixadas, Daytona C.C.E é de tirar o fôlego.
19º - Mr. Bones (1997) - Sega
Mais uma excelente aventura ao estilo plataforma, só que dessa vez o gameplay é bem variado e diferenciado dos demais. Com gráficos caprichados, vídeos irados e a simpatia do senhor Bones jamais você irá esquecer dessa bela aventura em 2 cds com muitas CGs de qualidade e claro mts fases sensacionais e originais.
18º - X-Men Children Of The Atom (1996) - Capcom
A Capcom mais uma vez caprichou na versão para Saturn, com loadtimes de 3 segundos, 13 lutadores sendo 3 secretos (Akuma, Magneto e Juggernaut), gráficos e jogabilidade idênticos ao arcade. X-Men Children Of The Atom ilustra na lista dos melhores jogos de luta da geração 32 bits.
17º - Virtua Cop 2 (1996) - Sega
Virtua Cop 2 fez muito sucesso nos fliperamas, com gráficos em 3D bastante avançados pra época, tendo o objetivo de encarnar um policial e cumprir uma missão no melhor estilo rambo: você e se preferir mais uma pessoa deve matar umas 6,02 x 10²³ pessoas para cumprir seu objetivo, armado inicialmente de um 38. A versão saturniana é praticamente igual ao Arcade, portanto, diversão garantida.
16º - Fighters Megamix (1997) - Sega
Considerado por muitos o melhor jogo de luta para o Saturn, Fighters Megamix coloca Virtua Fighter 2 e Fighting Vipers no liquidificador e bate na velocidade máxima! O mais legal é que além de poder escolher entre os personagens dos dois jogos, ainda existem mais de 10 lutadores para serem desbloqueados, incluindo o carro Hornet de Daytona USA e a palmeira do logo da AM2. Excelente!
15º - Burning Rangers (1998) - Sega
Um dos últimos títulos do Sonic Team para o console, e com certeza um dos mais lembrados. Nele assumimos o papel do mais novo integrante da equipe de "bombeiros" Burning Rangers e devemos salvar pessoas que estão em situação de perigo em diversos incêndios. Um jogo muito legal que conta com um sistema de guia através de voz bastante inovador, uma jogabilidade diferente e gráficos de primeira!
14º - Sonic Jam (1997) - Sega
Sonic Jam é pura nostalgia fazendo nos lembrar dos bons momentos vividos com Sonic no Mega Drive. Todos os jogos da série Sonic clássica está lá e ainda você conta com o Sonic World, um mundo em 3D que você navega literalmente nas músicas, nas histórias, nos vídeos, dicas e desenhos de Sonic. Foi a primeira coletânea de jogos Sonic, obrigatório para todo colecionador principalmente se for fã do ouriço simpático.
13º - Radiant Silvergun (1998) - Treasure
Originalmente lançado para os fliperama em 1998, a versão saturniana manteve a qualidade do Arcade e continha cenas extras de animação. O seu visual estuprava a capacidade 3D e poligonal do Saturn, dessa forma o jogo oferece um dos visuais mais deslumbrantes do console 32 bit da SEGA. Além disso possui um sistema de armas único, pois não existem power-ups tradicionais do gênero navinha, sem contar com um desafio cabeludo! Um game com alma hardcore até o inferno! Fãs de shoot' em ups tem por obrigação conhecer essa pérola.
12º - Street Fighter Zero Series - Capcom
O Saturn foi privilegiado por jogos de luta, graças a sua capacidade 2D e sua expansão de memória ram. Não é a toa que as melhores versões da época estava na caixa preta e Street Fighter não podia faltar. Foram lançados quatros jogos da série Street Fighter Zero (Zero, Zero 2, Zero 2 Gold Collection e Zero 3). Cada um tem suas preferência e para não fazer injustiça decide colocar a série toda, deixando você escolher sua preferida. A minha eu escolho Street Fighter Zero 2, por ter lindas músicas e combates equilibrados.
11º - The King of Fighters Series - SNK
Falando em luta, o Neo Geo era o rei do estilo, mas o Saturn era um DEUS, porque além de possuir vários jogos de luta de diversas produtoras e estilo gráfico, ele tinha os jogos de luta do Neo Geo e com ajuda do cartucho de RAM, superando em muitos aspectos técnicos, principalmente na parte de loading se comparar com o Neo Geo CD. Foram lançados para o Saturn o The King of Fighters 95, 96 e 97. Mas uma vez deixo para você escolher sua preferência. A minha em especial é o TKoF 96, especialmente por ter uma das batalhas finais memoráveis enfrentando quatros chefes e também por ter cenários lindos e músicas absurdamente perfeitas e bonitas.
10º - Duke Nukem 3D (1997) - 3D Realms
Um dos melhores tiros em primeira pessoa, se consagrou na geração 32 bits por inovar o gênero FPS, dando ao jogador maior liberdade e claro os gráficos inéditos como as marcas da bala nas paredes e na parte sonora com as frases inesquecíveis de Duke que lhe vão garantir boas risadas.
09º - X-Men Vs Street Fighter (1997) - Capcom
Inaugurou os confrontos entre franquias conhecidas da Marvel e da Capcom. Depois veio Marvel Vs Street Fighter mantendo a qualidade da conversão do fliperama. Praticamente não existe loading, graças a utilização do cartucho de memória ram de 4MB. É ver pra crer!
08º - Thunder Force V (1997) - Technosoft
Simplesmente um jogo inesquecível, o rei do shooter voltou originalmente para Sega Saturn e detonando em gráficos, jogabilidade e som de arrasar quarteirões. Só peca por ser curto. Mas o desafio, as batalhas contra os chefes, os efeitos gráficos e o som rock and roll vão cravar na sua memória eternamente.
07º - Resident Evil (1997) - Capcom
Demorou um ano mas valeu apena a espera, o game segue o mesmo esquema da versão PSX, mas lógico existe as diferenças. Os gráficos poligonais dos personagens ficaram inferior a versão do PSX, entretanto, os gráficos dos cenários, o som, a abertura e os extras lhe faz acreditar que o RE do Saturn arrebentou quarterões e não deve nada a versão concorrente.
06º - Nights (1996) - Sega
Você assume o papel de dois garotos e com ajuda de Nights tentarão vencer os seus maiores pesadelos. Nights tem os melhores gráficos saturniano já apresentado, abusando do poder dos três processadores centrais, ele peita qualquer jogo de ponta 3D do Playstation na moral. Criado pela Sonic Team e seu mestre Yuji Naka, Nights cumpre seu papel de encantar e realizar o nosso maio sonho: a sensação de voar.
05º - Panzer Dragoon 2 Zwei (1996) - Sega
O que dizer de PD 2 Zwei? Que ele foi o melhor shooter da geração 32 bits, que ele trouxe efeitos visuais jamais vistos, e que o Dragão conquistou os fãs com sua atitude altruísta. Que o som panziano é digno de cinema? Não tem o que falar dele! Apenas que a alma de um dragão vive no coração de um jovem e corajoso guerreiro que destruiu um exército inteiro...
04º - Megaman X4 (1997) - Capcom
Considerado por muitos fãs, o melhor Megaman de todos os tempos. Não é para menos, X4 tinha dois jogos em 1. A aventura podia ser jogada por Megaman ou Zero, cada um com suas jogabilidades e histórias distintas. Qual era o seu heroi preferido? Com gráficos 2D de primeira, efeitos soberbos, músicas lindas, filmes em anime, abertura cantada e todas as características únicas que fizeram Megaman X uma das séries mais amadas do mundo dos games.
03º - Dracula X - Nocturne in the moonlight (1998) - Konami
Os gráficos podem estar inferiores ao PSX, mas você não pode reclamar do som, da jogabilidade e principalmente da diversão. Logo de início você pode jogar com Alucard, Maria e Richter. Além das belíssimas músicas do original foi adicionada novas músicas inéditas e claro possuem um enredo mais completo e novas oportunidades para explorar o castelo de Drácula.
02º - Grandia (1997) - GameArts
Alguns seguidores afirmam, se Grandia tivesse lançando na fase de ouro do Saturn, ou seja, antes do lançamento de Final Fantasy VII, a história dos videogames poderia ser diferente. É com certeza de longe o melhor RPG do Saturn, tudo nele é perfeito. Passou mais de três anos para ser produzido, com cenários 3d bastante detalhados e personagens em sprites 2D. Conquistou milhares de fã em todo mundo pela simpatia dos personagens e principalmente pelo sistema único e inovador.