quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conhecendo o Mercado de Games: Produção e Marca

Todo jogador que se preze tem um jogo que é fã e consequentemente essa relação íntima transfere para a produtora desse jogo, ganhando assim simpatia por parte do jogador. Mas nem sempre esse relação é tranquila, pois as vezes a produtora decepciona o esperado e pode ter uma consequência no futuro com a imagem da sua marca e seus jogos afetada pela crítica em geral.

Você aprendeu que por trás da diversão de jogar existe um mercado complexo e concorrido, onde as vendas tem um fator crucial para sua sobrevivência. Mas é a produção de um jogo que tornará esse sucesso em vendas ou num fracasso. Quando o jogo torna-se sucesso de vendas e pela sua qualidade nasce ai uma marca forte que poderá ter várias continuações. Caso contrário essa marca será desvalorizada e dessa forma poderá ficar de molho por muito tempo ou será reciclado o conceito original para tentar sua valorização.

Vou citar alguns exemplos:

Tomb Raider:
Publicadora: Eidos
Desenvolvedora: Core (até 2006) e Crystal Dynamics (presente)
Vendas Mundiais: 30 milhões
O Sucesso: O primeiro jogo e o segundo foram um dos jogos mais bem sucedidos da época.
A Crise: Com a geração 128 bits, Tomb Raider não consegue mais holofotes como antes, principalmente por causa da quantidade de jogos de qualidade e também pela queda de qualidade da produção da franquia.
O Renascimento: Na atual geração, Tomb Raider promete recuperar todo seu louvor com uma nova roupagem da heróina Lara Croft e com uma jogabilidade inspirada em Uncharted.

Nesse exemplo você deve pensar - "Quem é a dona da marca Tomb Raider, pois ai tem três produtoras". Verdade, mas geralmente as donas das marcas de grandes jogos são as Publicadoras, elas tem o direito do uso da marca e nesse caso é a Eidos que é que manda e é proprietária da marca Tomb Raider e Lara Croft. Atualmente a Eidos esta em processo de extinção e seus produtos serão controlados pela Square-Enix.

Bayonetta
Publicadora: Sega
Desenvolvedora: Platinum Games (X360) e Nex Entertainmente (PS3)
Vendas Mundiais: 2 milhões
O Sucesso: A bruxa sexy encantou diversos marmanjos pela sua jogabilidade rápida e gráficos chocantes, considerado com um dos melhores jogos do gênero.
A Crise: sem crise

Esse exemplo deve ter confundido muita gente, eu quando participava do fórum Uol, muitos diziam que a dona de Bayonetta era a Platinum, inclusive um user até me chamou de louco quando disse que era da Sega. Infelizmente para os anti-Sega esse jogo tem propriedade da SEGA.

Então como eu sei que um determinado jogo é propriedade de uma publicadora ou produtora?

É muito fácil, na própria caixa do jogo, no manual ou na própria mídia informam isso, busque as letrinhas que dizem assim:

"SEGA, the SEGA logo, and BAYONETA are either registered trademarks or trademarks of SEGA Corporation. SEGA All Right Reserved"


"SEGA, o logotipo da SEGA e BAYONETTA são marcas registradas ou marcas comerciais da SEGA Corporation. SEGA, Todos os direitos reservados"


Agora que você sabe identificar quem é a dona da marca ou dono do jogo, vamos agora entender porque as grandes produtoras tornaram Publicadoras

Antigamente, nos anos 80 e 90, os jogos era facilmente identificados com sua produtora, pois a produtora era a única responsável pela sua criação, produção e comercialização. Dessa forma diversos jogos clássicos surgiram e consequentemente diversas produtoras tornaram famosas e reconhecidas mundialmente. Exemplos:

Mario da Nintendo
Sonic da Sega
Street Fighter da Capcom
Fifa Soccer da E.A
Resident Evil da Capcom
Final Fantasy da Square

Com o tempo essas produtoras foram criando estúdios internos para desenvolver mais jogos dedicados em determinados gêneros. Por exemplo, a Sega tinha a Sonic Team para desenvolver jogos de aventura e a Sega Sports para linhas de esporte. Com o crescimento do mercado e consequentemente o aumento do capital para investimento, as produtoras primárias começam adquirir novos estúdios independentes. Com essas incorporações, as produtoras tornam-se grandes produtoras com o poder de fazer mais jogos que antes.

Com o aumento maior da demanda a partir do século XXI, as grandes produtoras tornam-se publicadoras que são donas de grandes estúdios e marcas de grandes jogos. E com o poder de capital influente eles fazem parceria com estúdios independentes para desenvolvimento de seus jogos para duas finalidades:
aumentar o número de jogos por ano e diminuir os custos de produção. Dessa forma os grandes jogos continuam sendo produzido pela publicadora e seus grandes estúdios, porém boa parte dos seus jogos, mesmo os conhecidos, são desenvolvidos por produtoras independentes ou terceirizadas.

Então o que são publicadoras?

As publicadoras são responsáveis por todo o processo de criação, investimentos, produção, publicidade e comercialização dos seus jogos. Mas também podem pagar estúdios independentes para a produção de seus jogos que podem ser second-party (produtoras que faz jogos exclusivos por meio de contrato) ou third party (produtoras que fazem jogos para as publicadoras que não exigem contrato, apenas pagamento formal de produção).

Quais são as grandes publicadoras da atualidade?
  • Activision
  • Electronic Arts
  • Ubisoft
  • Nintendo
  • Sony
  • Sega
  • Capcom
  • Konami
  • Square-Enix
  • Namco-Bandai
  • Rockstar Games
  • Atlus
  • Vivendi
  • Warnes Bros
Então para facilitar sua vida, vou criar uma tabela dos jogos mais importantes do mercado e seus respectivos donos e produtoras exclusivas

Aguardem!

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