segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Conhecendo o Mercado de Games: Liderança de Mercado

Boa parte dos jogadores se preocupam apenas em jogar e esquecem que existe uma indústria séria e bilionária por trás das produções de jogos eletrônicos. Participo de fóruns e vi o quanto os jogadores estão mal informados de muitos conceitos e termos econômicas, como liderança, lucro, prejuízo e controle de marcas.

Então vou tentar explicar cada um deles, para que você seja fera em economia e coloque em prática em fóruns e debates:

LIDERANÇA DE MERCADO:

Esse termo confunde muita gente pois a maioria acredita que Liderança se resume apenas nas vendas totais, o que não é totalmente verdade. Claro as vendas totais fazem parte de um contexto que representará para uma empresa a sua liderança efetiva no mercado. Porém a Liderança de fato está associada a comparação das vendas do ano anterior com o ano presente. Por que comparação? Simples, imagine você sendo um acionista de uma empresa, você como aplicador financeiro gostaria de saber se a empresa continua saudável financeiramente e o mais importante se vale a pena continuar investindo nela a longo prazo. E como obtenho essas informações?  O investidor através de relatórios financeiros obtém as informações sobre os resultados do período atual e compara com o ano anterior. Dessa forma o investidor esta a par de tudo, sabendo sobre as vendas, se houve crescimento, lucro, os dividendos a receber e a fatia do mercado. Em geral se informa sobre o desempenho da empresa no contexto do mercado nela inserido.

Então a Liderança de mercado se conquista todo ano com a obtenção de vendas associadas ao crescimento comparativo, que como consequência influencia uma tendencia de consumo futuro. Vamos dar um exemplo prático no mercado de games:

ANO DE 2005
Sony - 60% de participação do mercado 
Microsoft - 25% de participação do mercado
Nintendo - 15% de participação do mercado

Cenário:
Microsoft lança o Xbox 360, Nintendo promete mudar o foco do seu próximo console e a Sony promete mostrar seu próximo console em 2006. A Sony continua líder, pois as vendas do PS2 continuando num patamar alto, o Game Cube e o Xbox estão fora do páreo.

ANO DE 2006
Sony - 50% de participação do mercado
Microsoft - 30% de participação do mercado
Nintendo - 20% de participação do mercado

Cenário:
O Wii foi o videogame mais vendido, depois o X360 e o PS3 o último. Entretanto como o PS2 em alta de consumo, fez com que a Sony continuasse sua liderança, porém como a próxima geração iniciou, uma nova tendência de mercado estava sendo apreciada pelos investidores.

ANO DE 2007
Nintendo - 45%
Microsoft - 30%
Sony - 25%

Cenário:
O Wii é sucesso de vendas em comparação com ano anterior e o Xbox 360 vende bem e o PS3 vende menos que o concorrente direto. Apesar do PS2 ter mais de 130 milhões de unidades vendidas no total. Esse número não ilustra mais como fator preponderante para sua liderança, pois a nova geração já está em todo vapor e a tendência é que o PS2 registre menor consumo nos anos posteriores. E foi realmente o que aconteceu. Dessa forma a Nintendo é a nova lider do mercado, pois seu crescimento é notável. Vale lembrar que a Sony perdia dinheiro com as vendas do PS3, pois o preço de venda era inferior ao custo de fabricação.

RESULTADO
Notem que o número total de vendas perde sua força quando o mercado percebe o crescimento de outro concorrente. Hoje, por exemplo, estamos na expectativa dos próximos consoles. Veja que o Wii está perdendo sua força, pois não está tendo mais crescimento nas suas vendas, em contra partida o Xbox 360 e o PS3 estão crescendo em suas vendas. A Nintendo vendo esse resultado está pronto para lançar o Wii U. Caso o Wii U tenha vendas inferiores ao Xbox 360 e PS3. Podem preparar para um novo líder no final de 2012, Microsoft ou Sony no mercado de consoles. Ainda o mercado de consoles tem um incomodo, o mercado dos smartphones e os tablets que crescem de forma espantosa e podem ser no futuro, os consoles da moda.

HISTÓRIA DAS LIDERANÇA NO MERCADO DOS CONSOLES:

1977 - 1983
Atari - 70%
Outros - 30%

1984
Crash dos Videogames

1985 - 1990
Nintendo - 85% (Nes)
Sega - 08% (Master System e Mega Drive)
Outros - 07% (Atari e PC Engine)

1991 - 1995
Sega - 50% (Mega Drive, Mega CD e Saturn)
Nintendo - 44% (Nes e Super Nintendo)
Sony - 05% (Playstation)
Outros - 01% (Neo Geo, PC Engine e Jaguar)

1996 - 1998
Sony - 60%  (Playstation)
Nintendo - 30% (Super Nintendo e Nintendo 64)
Sega - 10% (Mega Drive, Saturn e Dreamcast)

1998 - 2001
Sony - 70% (Playstation e Playstation 2)
Sega - 20% (Dreamcast)
Nintendo - 10% (Nintendo 64)

2002 - 2005
Sony - 60% (Playstation 2)
Microsoft - 25% (Xbox e Xbox 360)
Nintendo - 15% (Game Cube)

2007 - 2011
Nintendo - 44% (Nintendo Wii)
Microsoft - 30% (Xbox 360)
Sony - 26% (PS3 e PS2

Obs: As porcentagens apenas ilustram a liderança e não conduzem precisamente com a realidade, mas estão próximos do resultado.

Obs 2: Os nintendistas doentios irão contestar alguns períodos,  como eles são cegos e não enxergam os números comparativos perdem a noção do que é liderança. Portanto no período de 1991 a 1995, a Sega de fato foi a líder do mercado, apesar do crescimento do Snes sobre o Mega em 1994, pois no mesmo ano a Sega estaria lançando o Saturn e assim consolidando sua liderança. No Japão e nos EUA o Saturn teve vendas iniciais excelentes até 1996. No período de 1998 a 2001, apesar do Dreamcast ter saído do mercado, o console vendeu mais que o N64 no mesmo período.

Um comentário:

  1. 1991 a 1995 - A Nintendo liderou, 1992 o Mega Drive liderou, em 1993 o publico era dividido em Snes e Mega Drive, em 1994 o Snes liderou, em 1995 o Snes vendeu muito mais, esse sega 50% e Nintendo 44% ta errado, Mega Drive vendeu 29 Milhões e Snes vendeu 49 Milhões. Obs: Cadê o Game Boy?

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