sábado, 8 de março de 2014

PAPO CABEÇA DO DIA: COMPRAR É FÁCIL DIFÍCIL É O OUTRO VENDER


Comprar uma empresa pela outra não é tão fácil como imagina a maioria dos jogadores, não basta ter cafunfa para realização de um negócio. Existe diversos valores ponderáveis que entram na balança, como os fatores culturais e sociais. Por exemplo, as três grandes fabricantes de consoles, poderiam comprar a Capcom e a Konami, ambas com finanças frágeis.

Mas por que isso não acontece? Porque estas, e outras grandes thirds parties são cruciais para um mercado saudável e competitivo. Dessa forma, é mais rentável para as fabricantes comprar exclusividades do que comprar uma produtora Third Party. Convenhamos, ninguém ficaria feliz com "Resident Evil" e "Street Fighter" num determinado console X para sempre.

Se bem que a estratégia de comprar uma grande e importante third party seria crucial para determinar um diferencial de mercado. Mas as fabricantes analisam o retorno financeiro desses investimentos. Será que desembolsar uma fortuna é saudável a longo prazo? Hoje posso dizer que as 10 maiores thirdy parties em valor de mercado, entre elas, Activision, E.A, SEGA, Take Two e Ubisoft, que cujam valor ultrapassam facilmente as casas de 2 bilhões dólares são na prática não compráveis e de alto risco para um investimento dessa magnitude.

A única possibilidade seria a famosa fusão empresarial, onde na qual, duas ou mais empresas se juntam para formar um grupo dominante. Exemplo disso: Brahma e Antarctica, Itau e Unibanco, Sadia e Perdigão. No mercado de games: Sega e Sammy, Square e Enix, e Namco e Bandai. Mas isso é somente possível quando seus valores de mercado são próximos e claro ambos tendo um mercado atuante semelhante. Portanto é quase impossível uma grande fabricante comprar as grandes Thirdies Parties. Quando um dia isso acontecer, vai ser a primeira revolução de negócios no setor.